PADARIA ESCOLA CAPACITA PROFISSIONAIS NO RAMO DE PANIFICAÇÃO

O mercado de trabalho ganha novos técnicos no ramo de panificação. Foi realizada, na tarde de ontem (07/07), a cerimônia de formatura de 20 alunos do curso de iniciação profissional em panificação e confeitaria, oferecido pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS).
As aulas são ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vista Alegre, desde o início da gestão da prefeita Aparecida Panisset, em 2005, e já formou mais de 600 profissionais. Durante quatro meses de curso, duas vezes por semana, os alunos aprendem as técnicas para confecção de pães, doces, salgados e confeitaria.
O objetivo do projeto é a geração de renda imediata, uma vez que oferece aos estudantes uma base de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, com enfoque em venda, marketing e merchandising. 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, “a iniciativa promove, em um curto espaço de tempo, emancipação financeira e social e leva às famílias mais carentes do município a possibilidade imediata de desenvolvimento econômico”.
Umas das formandas, Maria da Glória Santana, 52 anos, conta que se mudou para São Gonçalo há poucos meses e o curso serviu para lhe ensinar uma ocupação rentável. “Aprendi a profissionalizar. Hoje, sei como armazenar e embalar corretamente os alimentos, além de manter as condições de higiene necessárias”, conta Maria da Glória, que pretende abrir uma lanchonete rapidamente.
Entre os muitos alunos que estudaram na Padaria Escola, cerca de 90% se encontra inserido no mercado profissional. Alguns deles estão trabalhando em grandes estabelecimentos, buffets e boa parte montou seu próprio negócio.
Depois de formados, os alunos são encaminhados ao Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae) para receberem informações de como se tornar um empreendedor individual, legalizando as atividades. O Sebrae ministra palestras explicativas sobre administração, disponibiliza orientação profissional e apoio técnico aos novos empresários no momento de abertura do próprio negócio.
Como é o caso de Maria Lúcia Teixeira, 65 anos, que tem planos de abrir uma mini padaria no bairro Jardim Catarina e buscou a ajuda do SEBRAE. “Quero aproveitar os alunos do curso porque conheço os ensinamentos que receberam e sei que é de qualidade”, afirma Maria Lúcia.
Qualquer pessoa pode participar do curso, basta procurar uma unidade do CRAS e fazer a inscrição. As aulas acontecem todas as segundas e terças-feiras, à tarde, das 12 às 16h.
Fonte: Página Oficial PMSG

MISTUREBA DE ARTES NO TEATRO CAREQUINHA

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo, vem apoiando a realização de eventos multiculturais no Teatro Carequinha. No próximo sábado (9/07/11), as atrações do 8º Encontro Cultural Alternativo estarão em cartaz no palco do teatro gonçalense. Vai rolar contação de histórias e música entre as atividades, que têm início marcado para as 19h30. 
O projeto Encontro Cultural Alternativo visa agregar valor à arte e cultura criada em São Gonçalo. Há quatro anos a iniciativa vem trabalhando com secundaristas e universitários, que traçam relação direta com a sociedade civil.
Além de oferecer opção cultural na cidade, o projeto pretende formar novas plateias, com estratégias como abrir o palco para os estudantes.
No próximo sábado (9/07), o Teatro Carequinha será palco de uma noite bem interessante para os amantes das artes. Vai ter contação de história com André Correia, sobre o título: “Nos meus tempos de espermatozóide”; a performace artística “Das desilusões da minha vida”, com Reinaldo Baso; solo narrativo com Fernando Porto (O Avesso); esquete teatral de Suzane Morais e Alex Neto, no texto “A Igreja do Diabo”, e música com o talentoso Mário Big Dog.


SERVIÇO:

Mistureba de artes no Teatro Carequinha

Local: Teatro Carequinha
End.: Rua Oliveira Botelho, s/n°, Neves, São Gonçalo.
Dia: 9 de julho de 2011
Horário: 19h30
Ingresso: R$ 16 (inteiro) ou R$ 8 (meia)
Censura: 16 anos
Fote: Página Oficial PMSG 

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO AQUECE PRODUÇÃO RURAL

Com o objetivo de desenvolver e aquecer a produção agrícola de São Gonçalo, a Prefeitura tem investido, em parceria com os governos Federal e Estadual, em cursos de capacitação. Essa iniciativa já está mudando a vida dos 150 produtores rurais da cidade.
Depois do programa Balde Cheio, que aumentou a produção de leite de 12 para 60 litros por dia, é a vez de expandir o cultivo de cana-de-açúcar no município. Um viveiro, com extensão de um hectare, começou a ser plantado, hoje (06/07), no Sítio Santa Clara - uma das propriedades que formam o assentamento rural da Fazenda Engenho Novo, no bairro Largo da Ideia.
De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, Sergio Ricardo da Fonseca, o principal objetivo do plantio é servir de subsídio para abastecer a demanda comercial e incrementar o cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino.
Para garantir uma boa safra, foi escolhido um tipo específico de cana, que tem, como características principais, o fato de ser mais doce, ter mais caldo e ter um tempo de cultura menor. Além disso, por ser plantada em curva de nível, o aproveitamento da cana será praticamente integral. “Vamos plantar 10 toneladas de cana-de-açúcar e esse espaço vai servir como uma espécie de incubadora para as próximas colheitas de outros produtores e não apenas para o proprietário deste sítio”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo, Onofre de Souza Pereira.
A projeção é de que a primeira colheita seja feita daqui a um ano, mas as próximas serão em 10 meses e o número total de produção canavieira colhida passará de um hectare para dez. Por conta do conjunto de possibilidades de aproveitamento da cana, essa produção vai servir para a alimentação tanto animal quanto humana.

Fonte: Página Oficial PMSG