PREFEITURA DE SÃO GONÇALO AQUECE PRODUÇÃO RURAL

Com o objetivo de desenvolver e aquecer a produção agrícola de São Gonçalo, a Prefeitura tem investido, em parceria com os governos Federal e Estadual, em cursos de capacitação. Essa iniciativa já está mudando a vida dos 150 produtores rurais da cidade.
Depois do programa Balde Cheio, que aumentou a produção de leite de 12 para 60 litros por dia, é a vez de expandir o cultivo de cana-de-açúcar no município. Um viveiro, com extensão de um hectare, começou a ser plantado, hoje (06/07), no Sítio Santa Clara - uma das propriedades que formam o assentamento rural da Fazenda Engenho Novo, no bairro Largo da Ideia.
De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, Sergio Ricardo da Fonseca, o principal objetivo do plantio é servir de subsídio para abastecer a demanda comercial e incrementar o cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino.
Para garantir uma boa safra, foi escolhido um tipo específico de cana, que tem, como características principais, o fato de ser mais doce, ter mais caldo e ter um tempo de cultura menor. Além disso, por ser plantada em curva de nível, o aproveitamento da cana será praticamente integral. “Vamos plantar 10 toneladas de cana-de-açúcar e esse espaço vai servir como uma espécie de incubadora para as próximas colheitas de outros produtores e não apenas para o proprietário deste sítio”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo, Onofre de Souza Pereira.
A projeção é de que a primeira colheita seja feita daqui a um ano, mas as próximas serão em 10 meses e o número total de produção canavieira colhida passará de um hectare para dez. Por conta do conjunto de possibilidades de aproveitamento da cana, essa produção vai servir para a alimentação tanto animal quanto humana.

Fonte: Página Oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário