São Gonçalo inicia campanha contra a dengue

                                                                                                        
Panfletos, orientações e muita força de vontade. Estas foram as “armas” que muniram as mais de 150 pessoas envolvidas na campanha “São Gonçalo unido contra a dengue”, lançada no último sábado (08/10), no bairro Trindade. Para tentar reverter o quadro de epidemia de dengue previsto para o próximo verão, logo nas primeiras horas da manhã, equipes se dividiram e percorreram as ruas do segundo bairro mais populoso da cidade a fim de conscientizar, definitivamente, sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Com o apoio de todas as secretarias da Prefeitura, as equipes, que tiveram o suporte da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde, se posicionaram na principal praça do bairro, onde foram disponibilizadas ao público amostras de água contaminadas com as larvas do mosquito, além de informativos sobre como descartar corretamente o lixo e cuidados básicos para que o primeiro estágio da doença não se manifeste.
Simultaneamente, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, seguiu com outro grupo de trabalho, visitando os moradores de casa em casa. “Queremos vencer essa guerra e estamos empenhados. O poder público está se mobilizando, mas é imprescindível a ajuda maciça da população”, enfatizou. “É preciso que cada cidadão entenda que, na maioria das vezes, a dengue se prolifera dentro de casa. Por isso, todos precisam fazer a sua parte e incentivar outras pessoas a colaborar”, declarou a prefeita.
Moradora da Rua Pelotas, na Trindade, a aposentada Maria Aurora Quintanilha, 68 anos, recebeu a visita da prefeita, apoiou a iniciativa e incentivou o primeiro passo dado pelo Executivo. “Muito se cobra dos governantes, mas a verdade é que o povo não tem educação, não segue as instruções e acha que os problemas nunca vão acontecer com eles”, vociferou a aposentada.
E a atividade não se limitou à conscientização. Limpeza de terrenos e ações de retirada de lixo também foram feitas. “O lixo é um dos maiores desafios nessa luta contra a dengue. Estamos reforçando o atendimento no município e para garantir que a medida adotada pela Prefeitura tenha sucesso, esse trabalho vai acontecer todos os sábados, até o final de abril de 2011”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder.
Final de semana também foi de caminhada
Depois da ação na Trindade, Panisset acompanhada de Adolpho Konder, seguiu para Barro Vermelho, onde entregou as ruas Cândido Sobral, Reinaldo Feijó e Minervina de Jesus e as travessas Francisca, Marques e Alberto Pita, drenadas e pavimentadas. A caminhada pelo bairro também se estendeu no domingo.
A princípio, 17 ruas do local receberão obras de infraestrutura, além da praça que foi reformada e será reinaugurada nesta quarta-feira (12/10).
Há 53 anos Teresinha da Cruz, 79, espera por melhorias no bairro e, durante a visita da prefeita, a aposentada teve a oportunidade de agradecer pessoalmente pelas obras. “Sempre sonhei com a minha rua asfaltada, mas nunca acreditei que isso fosse realmente possível. Não sei nem como expressar minha felicidade, mas, definitivamente, a prefeita Aparecida Panisset foi a única que atendeu as necessidades da população”, finalizou.

fonte: página oficial PMSG

Confira as fotos de Reynaldo Felix: