São Gonçalo entrega doações às famílias de programas sociais e inaugura o Cras Neves

Quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Benedita da Silva participará da cerimônia com a prefeita Aparecida Panisset e o secretário Adolpho Konder

A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, e a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, entregam nesta quinta-feira (27/08), às 10h, seis mil roupas para adultos de programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e instituições da cidade. A cerimônia vai acontecer na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Neves, que será inaugurado logo em seguida.

As roupas foram apreendidas em operações da Receita Federal e doadas para o Governo Estadual entregar aos 92 municípios fluminenses. A assinatura do termo de doação das roupas com as prefeituras aconteceu no dia 15 de julho, em Tanguá, com a presença de Benedita da Silva.

Serão contemplados homens e mulheres que participam dos Cras e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), projetos da SMDS. Além das pessoas que moram no Abrigo Santa Rita de Cássia, Albergue da Misericórdia e Lar Samaritano.

SMDS inaugura 11º Cras

Após a entrega das doações, a prefeita Aparecida Panisset e o secretário Adolpho Konder, com a participação de Benedita da Silva, vão inaugurar o Cras Neves, no Ciep Municipalizado 437 Chanceler Willy Brandt, localizado na Rua da Feira, s/n. O novo pólo vai atender às famílias do Camarão, Covanca, Gradim, Mangueira, Neves, Parada 40, Paraíso, Patronato, Porto da Madama, Porto da Pedra, Porto Novo, Porto Velho e Vila Lage.

O Cras é o principal programa da Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), desenvolvendo ações e serviços básicos às famílias em situação de vulnerabilidade social.

– Vamos abrir mais um espaço para as famílias, que terão apoio de uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais. Estes profissionais vão identificar as necessidades destas pessoas e inseri-las em atividades coletivas – destacou Konder, acrescentando que os Centros de Referência da Assistência Social têm capacidade para atender 1000 famílias/ano.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Adolpho Konder garante vagas para alunos do Planseq Bolsa Família


Os melhores alunos do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq) Bolsa Família de São Gonçalo vão trabalhar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no município. No último dia 17 de agosto, o secretário Adolpho Konder fez uma parceria com a Construtora Delta, responsável pelas obras do PAC na cidade, para destinar 20% das vagas para os estudantes do Planseq.

As aulas iniciaram na semana passada com oito turmas: quatro de auxiliar de escritório, duas de pedreiro e duas de eletricista. Cerca de 300 alunos vão se preparar nos próximos três meses para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Os cursos estão sendo realizados em três pólos: Ciep 240 – Haroldo Teixeira Valladão, no bairro Bandeirante; Ciep 045, no Porto do Rosa; e na Igreja Presbiteriana de Alcântara.

Adolpho Konder participou da aula inaugural no último dia 11, ao lado do diretor nacional de qualificação do Ministério de Trabalho e Emprego, Carlos Sini. Segundo o secretário, serão qualificados três mil pessoas nas áreas de eletricista, encanador, pedreiro, carpinteiro, azulejista, pintor e auxiliar de escritório.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.