São Gonçalo vai abrir primeiro centro de referência para a população em situação de rua do Estado

Terça-feira, 10 de Novembro de 2009

São Gonçalo vai abrir o primeiro centro de referência especializado para a população em situação de rua no Estado do Rio de Janeiro. Segundo Dianne Arrais, responsável pelo serviço de Abordagem, Triagem e Acompanhamento a Pessoas em Situação de Rua, que é vinculado a Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), será um espaço de convivência para conhecer melhor estes cidadãos e poder ajudá-los. O centro, previsto para inaugurar em fevereiro, vai funcionar na Trindade, no mesmo local onde existe a Cozinha Comunitária do bairro.

O espaço terá uma praça, quadra esportiva, salão de jogos com televisão e poltronas, sanitários, armários para os moradores cadastrados guardarem seus pertences e salas de atendimento, descanso e de oficinas. Arrais disse ainda que, existe no projeto uma área para construir canis. De acordo com ela, muitos moradores de rua têm cachorros e, na maioria das vezes, eles não querem ir para abrigos para não abandonarem os animais.

– Somos contra os choques de ordem. Colocar pessoas a força em carros e deixá-las em outros municípios não adianta. Só transfere o problema. Queremos encontrar soluções porque ninguém gosta de estar na rua – ressaltou o secretário Adolpho Konder, que participou do 1º Fórum Municipal de População em Situação de Rua, nos dias 6 e 7 deste mês, na Primeira Igreja Batista da Trindade.

O fórum reuniu representantes dos governos federal e estadual, de outras prefeituras, do Movimento de População de Rua, além dos próprios moradores que tiveram voz ativa nos debates e ajudaram na elaboração das ideias.

As principais propostas são: construir um abrigo municipal que ofereça atividades socioeducativas e cursos de qualificação profissional; capacitação permanente dos profissionais de saúde para realizarem atendimento mais humanizado; criar um percentual para incluir os moradores em programas habitacionais da cidade; destinar vagas para a população de rua trabalhar no centro de referência, entre outros. O relatório será enviado a Rede de Proteção a Pessoa em Situação de Rua e, depois, à prefeita Aparecida Panisset.

E estas discussões vão ganhar uma importância maior ainda no dia 22 de dezembro. Segundo Iracema Souto, representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar, em São Paulo, uma norma, criando a Política Nacional da População em Situação de Rua, que vai garantir direitos a estes cidadãos.

– Os Estados e municípios serão obrigados a cumprirem o que estará estabelecido nesta norma, independente de interesses políticos. É uma política de resgate do ser humano – explica ela, que citou algumas determinações desta lei, como a reestruturação de abrigos, com ambiente mais humanizado; investimento na qualificação profissional; inclusão destas pessoas nos censos demográficos, entre outros.

Equipes da SMDS convidam moradores para participar do fórum

Secretário Adolpho Konder junto a representante do Governo Federal, Iracema Souto, e do fundador do Movimento População de Rua, Anderson Miranda

Fotos: Reynaldo Félix

Peti na Lata de São Gonçalo dá show na Lagoa Rodrigo de Freitas

O grupo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) na Lata, do pólo Salgueiro, da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo brilhou na Lagoa Rodrigo de Freitas no último sábado. Cerca de 20 crianças se apresentaram durante a II Ação de Cidadania – Limpeza de Áreas Verdes, promovida pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-RJ), e realizado simultaneamente em todas as capitais brasileiras pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac).

Com instrumentos feitos com materiais reciclados, latas e galões, por exemplo, o conjunto comandado pelo maestro Eduardo Pinheiro executou diversos ritmos musicais, acompanhados animadamente pelos empresários, executivos e voluntários presentes no Parque dos Patins na Lagoa. O ponto alto foi a execução do Hino Nacional brasileiro em ritmo de reggae.

Para a coordenadora do Peti, Isabel Grassini, que acompanhou de perto as crianças, a oportunidade fez bem para a auto-estima das crianças e ajuda a recuperar a dignidade e esperança de um futuro melhor. O secretário Adolpho Konder elogiou a iniciativa do SEAC-RJ que deu um exemplo de amor ao Rio e de cuidado com o meio ambiente.

– Agradeço também a oportunidade que o presidente do SEAC-RJ, Ricardo Garcia, deu ao Peti na Lata, convidando as crianças a participarem de um ato exemplar e que dá orgulho ao Rio. Além de ser um exemplo de cidadania e sustentabilidade, o SEAC-RJ mostrou preocupação com social, valorizando as crianças do Peti de São Gonçalo, que anseiam por oportunidades de serem vistas e valorizadas.

Obrigado e parabéns – disse Adolpho Konder.

O Peti conta com nove pólos em São Gonçalo, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, envolvidas com tráfico de drogas, abuso sexual dentro da família, que já trabalharam no lixão e em estado de insalubridade. Nos núcleos são realizadas atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Para participar do programa, as famílias precisam manter seus filhos na escola. Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda.

O SEAC-RJ representa mais de 1000 empresas que geram 150 mil empregos diretos com carteira assinada, sendo um dos principais empregadores de mão-de-obra de baixa escolaridade, de mulheres, de idosos, de pessoas com necessidades especiais e jovens aprendizes.


Adolpho Konder prestigiar posse do novo pároco do Jardim Catarina

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, participou, na noite desta segunda-feira, da cerimônia de posse do novo pároco da Igreja São José Operário, no Jardim Catarina, padre Marcelo Fróes. A missa em Ação de Graças foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, e concelebrada pelo ex-pároco Juvaldes, e pelo novo padre. Fiéis de diversas partes do município também prestigiaram a cerimônia com demonstrações de carinho pelo padre Fróes.

O secretário Adolpho Konder fez questão de cumprimentar o novo pároco e desejar êxito em sua nova missão.

“Sabemos que é grande o desafio de administrar uma paróquia que fica no maior loteamento urbano da América Latina, com uma população de mais de 40 mil habitantes e com muitas carências. Por isso, viemos nos associar a todos os fiéis em orações pelo novo pároco. Também procuraremos trabalhar em conjunto para ajudar a diminuir as diferenças sociais no local, levando mais dignidade à população”, disse o secretário.

Adolpho Konder também elogiou o trabalho desenvolvido pelo pároco anterior, enaltecendo a grande contribuição para o bem estar e a felicidade dos fiéis que sempre foi uma meta do Padre Juvaldes.

Equipes da SMDS de São Gonçalo aprendem preparar alimentos nutritivos e sem desperdício

Equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Cozinha Comunitária, programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo, estão aprendendo a preparar os alimentos nutritivos e sem desperdício. Ministrado gratuitamente pela Cozinha Brasil, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o curso, com duração de um mês, foi iniciado no último dia 9, no Cras Santa Izabel. Também serão beneficiados os Cras Jardim Catarina, Guaxindiba e Tribobó, além das cozinhas comunitárias do Salgueiro e Trindade.

Segundo a coordenadora de Proteção Social Básica da SMDS, Olívia Ribeiro, 100 alunos serão beneficiados com o curso. A coordenadora disse que o calendário com as outras unidades ainda será definido com a Cozinha Brasil. As aulas são realizadas na parte da manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 13h às 15h.

Para o secretário Adolpho Konder, além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, os alunos passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco. Konder afirma ainda que as equipes vão desenvolver receitas nutritivas e deliciosas, contribuindo para uma alimentação saudável dos usuários dos programas.

– Esta é mais uma parceria de sucesso. Eles aproveitam todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes – destacou o secretário.