Peti na Lata de São Gonçalo dá show na Lagoa Rodrigo de Freitas

O grupo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) na Lata, do pólo Salgueiro, da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo brilhou na Lagoa Rodrigo de Freitas no último sábado. Cerca de 20 crianças se apresentaram durante a II Ação de Cidadania – Limpeza de Áreas Verdes, promovida pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-RJ), e realizado simultaneamente em todas as capitais brasileiras pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac).

Com instrumentos feitos com materiais reciclados, latas e galões, por exemplo, o conjunto comandado pelo maestro Eduardo Pinheiro executou diversos ritmos musicais, acompanhados animadamente pelos empresários, executivos e voluntários presentes no Parque dos Patins na Lagoa. O ponto alto foi a execução do Hino Nacional brasileiro em ritmo de reggae.

Para a coordenadora do Peti, Isabel Grassini, que acompanhou de perto as crianças, a oportunidade fez bem para a auto-estima das crianças e ajuda a recuperar a dignidade e esperança de um futuro melhor. O secretário Adolpho Konder elogiou a iniciativa do SEAC-RJ que deu um exemplo de amor ao Rio e de cuidado com o meio ambiente.

– Agradeço também a oportunidade que o presidente do SEAC-RJ, Ricardo Garcia, deu ao Peti na Lata, convidando as crianças a participarem de um ato exemplar e que dá orgulho ao Rio. Além de ser um exemplo de cidadania e sustentabilidade, o SEAC-RJ mostrou preocupação com social, valorizando as crianças do Peti de São Gonçalo, que anseiam por oportunidades de serem vistas e valorizadas.

Obrigado e parabéns – disse Adolpho Konder.

O Peti conta com nove pólos em São Gonçalo, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, envolvidas com tráfico de drogas, abuso sexual dentro da família, que já trabalharam no lixão e em estado de insalubridade. Nos núcleos são realizadas atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Para participar do programa, as famílias precisam manter seus filhos na escola. Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda.

O SEAC-RJ representa mais de 1000 empresas que geram 150 mil empregos diretos com carteira assinada, sendo um dos principais empregadores de mão-de-obra de baixa escolaridade, de mulheres, de idosos, de pessoas com necessidades especiais e jovens aprendizes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário