São Gonçalo vai abrir primeiro centro de referência para a população em situação de rua do Estado

Terça-feira, 10 de Novembro de 2009

São Gonçalo vai abrir o primeiro centro de referência especializado para a população em situação de rua no Estado do Rio de Janeiro. Segundo Dianne Arrais, responsável pelo serviço de Abordagem, Triagem e Acompanhamento a Pessoas em Situação de Rua, que é vinculado a Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), será um espaço de convivência para conhecer melhor estes cidadãos e poder ajudá-los. O centro, previsto para inaugurar em fevereiro, vai funcionar na Trindade, no mesmo local onde existe a Cozinha Comunitária do bairro.

O espaço terá uma praça, quadra esportiva, salão de jogos com televisão e poltronas, sanitários, armários para os moradores cadastrados guardarem seus pertences e salas de atendimento, descanso e de oficinas. Arrais disse ainda que, existe no projeto uma área para construir canis. De acordo com ela, muitos moradores de rua têm cachorros e, na maioria das vezes, eles não querem ir para abrigos para não abandonarem os animais.

– Somos contra os choques de ordem. Colocar pessoas a força em carros e deixá-las em outros municípios não adianta. Só transfere o problema. Queremos encontrar soluções porque ninguém gosta de estar na rua – ressaltou o secretário Adolpho Konder, que participou do 1º Fórum Municipal de População em Situação de Rua, nos dias 6 e 7 deste mês, na Primeira Igreja Batista da Trindade.

O fórum reuniu representantes dos governos federal e estadual, de outras prefeituras, do Movimento de População de Rua, além dos próprios moradores que tiveram voz ativa nos debates e ajudaram na elaboração das ideias.

As principais propostas são: construir um abrigo municipal que ofereça atividades socioeducativas e cursos de qualificação profissional; capacitação permanente dos profissionais de saúde para realizarem atendimento mais humanizado; criar um percentual para incluir os moradores em programas habitacionais da cidade; destinar vagas para a população de rua trabalhar no centro de referência, entre outros. O relatório será enviado a Rede de Proteção a Pessoa em Situação de Rua e, depois, à prefeita Aparecida Panisset.

E estas discussões vão ganhar uma importância maior ainda no dia 22 de dezembro. Segundo Iracema Souto, representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar, em São Paulo, uma norma, criando a Política Nacional da População em Situação de Rua, que vai garantir direitos a estes cidadãos.

– Os Estados e municípios serão obrigados a cumprirem o que estará estabelecido nesta norma, independente de interesses políticos. É uma política de resgate do ser humano – explica ela, que citou algumas determinações desta lei, como a reestruturação de abrigos, com ambiente mais humanizado; investimento na qualificação profissional; inclusão destas pessoas nos censos demográficos, entre outros.

Equipes da SMDS convidam moradores para participar do fórum

Secretário Adolpho Konder junto a representante do Governo Federal, Iracema Souto, e do fundador do Movimento População de Rua, Anderson Miranda

Fotos: Reynaldo Félix

Um comentário:

  1. parabens Adolfo continue essa pessoa simples e sincera ! digo pelo que vejo e ouço da sua secretaria Deise que fala muito de vc!!! parabens conte com o meu voto !! Cinthia do boassú

    ResponderExcluir