Mulheres de SG garantem seis vagas de delegadas para a III Conferência Nacional

                                           
Terminou neste domingo (23/10), no Instituto Metodista Bennet, a 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro. O evento teve a presença de aproximadamente 600 mulheres de 52 municípios, inclusive São Gonçalo, que é referência nacional na questão das políticas públicas para as mulheres. O primeiro dia de Conferência (dia 21/10) contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, representantes de legislativos municipais, estaduais e federais, bem como representantes dos poderes executivos e judiciários.
"Temos que levar a política pública para a ponta, que são os municípios. Para isso lutamos pela criação de organismos de políticas para mulheres. Não haverá política efetiva só por conta do Governo Federal, isso fere a Constituição. No Brasil temos 5.532 municípios, no entanto, somente 327 têm organismos de base", destacou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes.
Comandando a caravana de São Gonçalo, estavam Regina Célia Vieira, secretária de Integração e Políticas para Mulheres, e Marisa Chaves, subsecretária de Políticas para Mulheres. Neste primeiro dia, foi colocado em plenária a aprovação do Regulamento da III CEPM.
Segundo Regina Célia Vieira, as mulheres gonçalenses somente conseguiram ter um grande avanço, graças a união dos movimentos organizados das instituições e as ações implantadas pela Prefeitura.
“Nossa gestão é participativa, onde a população tem direito à voz. Todo o projeto que executamos tem o objetivo de impactar outras mulheres", afirmou a secretária de Integração e Políticas para as Mulheres de São Gonçalo.
O município garantiu seis delegadas para a Conferência Nacional, sendo duas governamentais e quatro da sociedade civil. “Com isso mostramos que a Capital não é a única que expressa mobilização das Mulheres no Estado do Rio de Janeiro. Hoje mais do que nunca tenho a certeza de que as mulheres estão conquistando seus espaços", afirmou Marisa Chaves, subsecretária de Políticas para Mulheres.
As delegadas eleitas para representar São Gonçalo foram: Marisa Chaves e Lucimare Sobral, ambas da secretaria Municipal de Integração e Políticas Para as Mulheres, e Maria Lucidia Carvalho da Cruz (Salvart), Maria Alice Santos (MMPDT), Fátima Maria dos Santos (Fiocruz) e Tânia Maria Hammes (Abrigo Cristo Redentor).
III Conferência Nacional será em Brasília
A III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília (DF) terá como objetivo discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social e cultural, a erradicação da pobreza extrema e o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.
Os temas de debates serão os seguintes: I – Análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; e II – Avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades.
As conferências municipais, que começaram em julho, envolveram cerca de oito mil mulheres de 52 cidades, entre servidoras públicas e representantes da sociedade civil. Para a conferência nacional, o Estado do Rio levará para Brasília uma delegação com 154 delegadas, sendo 92 mulheres da sociedade civil, 46 do poder público municipal e 16 do estadual.

fonte: página oficial PMSG

São Gonçalo tem Semana de Atualização Pedagógica

                                                                                                        
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Educação, deu início na noite desta segunda-feira (24/10), na Semana de Atualização Pedagógica com o tema: “O município de São Gonçalo tecendo conhecimentos”. O evento, que termina na quinta-feira (27/10), tem em sua programação palestras, troca de experiências, peças teatrais e chá literário, tudo com a participação de vários convidados.
A semana foi aberta pelos alunos da Escola Municipal Alfredo Dias Gomes, com a apresentação da peça teatral “Criança e Trânsito são coisas sérias”, e a performance da professora e mestra do Centro de Referência em Educação e Formação Continuada (CREFCON), Henriette Porciúncula, com “Mudanças”.
A mesa foi composta pela secretária de Educação Keyla Nícia, o vice-prefeito Jorge Aranha, que representou a prefeita Aparecida Panisset, a superintendente da Educação, Amanda Moreira Borges, o superintendente Dalcir de Oliveira, a diretora do CREFCON, Mirtes Lessa, e a professora Ielva Maria.
A secretária de Educação, Keyla Nícia, lembrou as dificuldades que enfrentou a frente da pasta, assim que tomou posse, e das conquistas que a Educação de São Gonçalo tem conseguido.
“É bom estar aqui nessa noite com vocês para falar de um tema muito importante, que é educação. Só ela transforma e traz cidadania ao ser humano. Temos lutado para que a educação do nosso município faça a diferença e conseguimos inúmeros avanços graças à atual administração”, afirmou Keyla Nícia. 
Um dos momentos mais aguardados era a palestra do professor, mestre e escritor Celso Antunes, que falou sobre o tema “Inclusão e Qualidade – Como desenvolvê-las em uma escola pública”. Antes de dar início à palestra, citou uma história para homenagear os professores pelo seu dia – comemorado em 15 de outubro – que é uma verdadeira lição de vida.
"A palavra de um educador entra fundo no coração de quem deseja aprender. Foi exatamente o que aconteceu com a protagonista da dessa história. Devido aos ensinamentos de uma educadora que acreditou no potencial de uma menina, anos mais tarde, depois de ter sido uma prostituta, se transformou em uma médica renomada e muito famosa”, contou o professor e escritor.
Para o vice-prefeito Jorge Aranha, educar é um grande desafio que o município está vencendo. “Educação é a palavra chave para que um país cresça e uma cidade seja mais desenvolvida. Durante essa semana, toda troca de ideia e experiência, será muito importante para termos uma educação de qualidade”, explicou.

Nesta terça-feira (25/10), a Semana de Atualização Pedagógica teve os seguintes temas e apresentações: “Troca de Experiências: Reflexão e Transformação: Práticas de Leitura em São Gonçalo”; “Peça Teatral: Heróis no Trânsito – Escola Municipal Padre Cipriano Douma”; “Experiências Escolares em Debate – O olhar transdisciplinar da Orientação Educacional”; e “Sua Escola tem a sua cara?”

Serviço:

26 de outubro (quarta-feira)
9 horas – Palestra – “Sala de aula e seus desafios ocultos”.
Profº Mestrando e Escritor Rubem Pabtista.
13h30min – Troca de Experiências
“Olhares e Fazeres na Educação Infantil”.
Vários convidados.
Local: Sala de Multimeios – Semed.
End: Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.

27 de outubro (quinta-feira)
14 horas – Chá Literário
Tema: Qual o perfil do leitor do futuro?
Mediadores: Profª e Escritora Sandra Lima e
Prof. Mestrando e Escritor Rubem Baptista e convidados.
Local: Comperj
End: Av. Presidente Kennedy, 765, Estrela do Norte.

fonte: página oficial PMSG