Mulheres de SG garantem seis vagas de delegadas para a III Conferência Nacional

                                           
Terminou neste domingo (23/10), no Instituto Metodista Bennet, a 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro. O evento teve a presença de aproximadamente 600 mulheres de 52 municípios, inclusive São Gonçalo, que é referência nacional na questão das políticas públicas para as mulheres. O primeiro dia de Conferência (dia 21/10) contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, representantes de legislativos municipais, estaduais e federais, bem como representantes dos poderes executivos e judiciários.
"Temos que levar a política pública para a ponta, que são os municípios. Para isso lutamos pela criação de organismos de políticas para mulheres. Não haverá política efetiva só por conta do Governo Federal, isso fere a Constituição. No Brasil temos 5.532 municípios, no entanto, somente 327 têm organismos de base", destacou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes.
Comandando a caravana de São Gonçalo, estavam Regina Célia Vieira, secretária de Integração e Políticas para Mulheres, e Marisa Chaves, subsecretária de Políticas para Mulheres. Neste primeiro dia, foi colocado em plenária a aprovação do Regulamento da III CEPM.
Segundo Regina Célia Vieira, as mulheres gonçalenses somente conseguiram ter um grande avanço, graças a união dos movimentos organizados das instituições e as ações implantadas pela Prefeitura.
“Nossa gestão é participativa, onde a população tem direito à voz. Todo o projeto que executamos tem o objetivo de impactar outras mulheres", afirmou a secretária de Integração e Políticas para as Mulheres de São Gonçalo.
O município garantiu seis delegadas para a Conferência Nacional, sendo duas governamentais e quatro da sociedade civil. “Com isso mostramos que a Capital não é a única que expressa mobilização das Mulheres no Estado do Rio de Janeiro. Hoje mais do que nunca tenho a certeza de que as mulheres estão conquistando seus espaços", afirmou Marisa Chaves, subsecretária de Políticas para Mulheres.
As delegadas eleitas para representar São Gonçalo foram: Marisa Chaves e Lucimare Sobral, ambas da secretaria Municipal de Integração e Políticas Para as Mulheres, e Maria Lucidia Carvalho da Cruz (Salvart), Maria Alice Santos (MMPDT), Fátima Maria dos Santos (Fiocruz) e Tânia Maria Hammes (Abrigo Cristo Redentor).
III Conferência Nacional será em Brasília
A III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília (DF) terá como objetivo discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social e cultural, a erradicação da pobreza extrema e o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.
Os temas de debates serão os seguintes: I – Análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; e II – Avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades.
As conferências municipais, que começaram em julho, envolveram cerca de oito mil mulheres de 52 cidades, entre servidoras públicas e representantes da sociedade civil. Para a conferência nacional, o Estado do Rio levará para Brasília uma delegação com 154 delegadas, sendo 92 mulheres da sociedade civil, 46 do poder público municipal e 16 do estadual.

fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário