Oficina Municipal: Curso de Gestão de Organizações Públicas

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2010.

1º Baile de Máscaras dos Idosos reúne centenas de foliões no Clube Tamoio

O Clube Tamoio voltou a receber nesta sexta-feira (05/02) o tradicional baile de Carnaval. Centenas de famílias curtiram o 1º Baile de Máscaras do Idoso, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). As marchinhas carnavalescas ditaram o ritmo da festa e Rosemarie dos Santos ganhou o concurso de máscaras, que contou com a participação de 71 candidatos. O secretário Adolpho Konder entregou o troféu a vencedora.

Muitos foliões voltaram no tempo e se divertiram com marchinhas que são sucesso até hoje. A decoração do salão e o concurso de máscaras também criaram um clima de nostalgia. A SMDS também ofecereu um buffet aos convidados.

– Este baile é o resgate cultural dos áureos tempos do Carnaval e foi organizado para toda a família. Aproveitem a festa – frisou Adolpho Konder. Representando a prefeita Aparecida Panisset, o secretário de Saúde, Márcio Panisset, também prestigiou o evento.

Este foi o primeiro evento de 2010 para os idosos, que são beneficiados com os passes livres. Ano passado, a SMDS realizou três bailes para os participantes do programa, que reuniu milhares de pessoas. Desde fevereiro de 2009 quando o posto do programa foi instalado em São Gonçalo, 4.856 cidadãos maiores de 65 anos receberam os cartões de gratuidade. Antes os idosos precisavam ir ao Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir o riocard.

Fotos: Reynaldo Félix.

Adolpho Konder entrega certificados aos alunos dos cursos da Carreta Senac

O secretário municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou 70 certificados aos alunos dos cursos gratuitos de informática, auxiliar de escritório e telemarketing, no último dia 29. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. Eles foram os primeiros beneficiados com a parceria entre a Secretaria e o Sistema Fecomercio. A carreta do Senac ficou três meses no estacionamento do supermercado Extra, em Alcântara. Segundo Adolpho Konder, outros bairros vão receber a carreta este ano.

Fotos: Reynaldo Félix.

Gestores de São Gonçalo são qualificados para atuarem com políticas de direitos humanos

São Gonçalo sediou nesta sexta-feira (05/02), no Colégio Municipal Ernani Farias, em Neves, um programa do Governo do Estado que qualificou os gestores de assistência social em direitos humanos. Os 12 municípios que participaram do evento assinaram um termo de cooperação técnica se responsabilizando a enviar projetos de leis às Câmaras de Vereadores com o objetivo de incluir as políticas de direitos humanos nas secretarias de assistências sociais. O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, e a prefeita Aparecida Panisset foram os anfitriões do fórum.

Konder agradeceu a participação dos municípios – São Gonçalo, Niterói, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Maricá, Cachoeira de Macabu e Araruama – e disse que busca consolidar em São Gonçalo as políticas assistenciais para garantir os direitos humanos na cidade.

– Direito humano é dignidade, é falar de vidas. Vamos avançar com a assinatura do protocolo e fazer de São Gonçalo uma cidade mais humana – ressaltou o secretário.

Em seu discurso, a prefeita Aparecida Panisset também agradeceu a participação dos 12 municípios e frisou que as parcerias com os governos estadual e federal são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Já a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva disse que até o fim de fevereiro será completado o ciclo de capacitação nos 92 municípios.

– O objetivo é fortalecer a assistência social e incluir os direitos humanos. Também vamos lançar em abril o Plano Estadual de Direitos Humanos e buscaremos recursos com o Governo Federal para colocar estas políticas em prática nas prefeituras – adiantou Benedita da Silva.

Os gestores, conselheiros, vereadores e a sociedade civil organizada de 12 cidades participaram de oficinas temáticas e trocaram experiências. Foram abordados os seguintes temas: Direitos da Mulher, Direitos da Pessoa com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Juventude, Conselhos de Direitos: estratégia de Participação e Controle Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos no Poder Legislativo Municipal, Mídia e Direitos Humanos, Direitos Individuais Coletivos e Difusos e Segurança Alimentar.

Fotos: Reynaldo Félix.