Konder agradeceu a participação dos municípios – São Gonçalo, Niterói, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Maricá, Cachoeira de Macabu e Araruama – e disse que busca consolidar em São Gonçalo as políticas assistenciais para garantir os direitos humanos na cidade.
– Direito humano é dignidade, é falar de vidas. Vamos avançar com a assinatura do protocolo e fazer de São Gonçalo uma cidade mais humana – ressaltou o secretário.
Em seu discurso, a prefeita Aparecida Panisset também agradeceu a participação dos 12 municípios e frisou que as parcerias com os governos estadual e federal são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Já a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva disse que até o fim de fevereiro será completado o ciclo de capacitação nos 92 municípios.
– O objetivo é fortalecer a assistência social e incluir os direitos humanos. Também vamos lançar em abril o Plano Estadual de Direitos Humanos e buscaremos recursos com o Governo Federal para colocar estas políticas em prática nas prefeituras – adiantou Benedita da Silva.
Os gestores, conselheiros, vereadores e a sociedade civil organizada de 12 cidades participaram de oficinas temáticas e trocaram experiências. Foram abordados os seguintes temas: Direitos da Mulher, Direitos da Pessoa com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Juventude, Conselhos de Direitos: estratégia de Participação e Controle Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos no Poder Legislativo Municipal, Mídia e Direitos Humanos, Direitos Individuais Coletivos e Difusos e Segurança Alimentar.
Fotos: Reynaldo Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário