Jornal O São Gonçalo destaca atuação de Adolpho Konder na SMDS

Segunda-feira, 05 de outubro de 2009

Confira a reportagem de página inteiro feita pelo jornal O São Gonçalo sobre os nove meses da gestão do secretário Adolpho Konder à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social:

Há nove meses na Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder se mostra um entusiasta quando o assunto é mudar a vida das pessoas. Em entrevista a O SÃO GONÇALO, ele abordou as ações realizadas desde que assumiu a secretaria e fez mistério sobre a provável candidatura em 2010, pelo DEM.


OSG - Nesses primeiros nove meses à frente secretaria, quais os foram os principais avanços?

Konder – A gente conseguiu potencializar os projetos. No caso dos Centro de Referência da Assistência Social (Cras), conseguimos agregar mais qualidade no atendimento. Hoje realizamos visitas domiciliares, utilizando kombis. Conseguimos estruturar as unidades com telefones e computadores. Isso está permitindo integrar mais as famílias. No caso dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Crea), conseguimos unir as ações em um galpão na Rua Salvatori, onde atendemos população de rua e vítimas de violências domésticas. Somado a isso, tem os cursos de qualificação que estamos oferecendo nos Cras. Fechamos uma parceria com o Senac, que irá ministrar cursos, assegurando a qualidade necessária para os alunos conseguirem uma colocação no mercado. Além disso, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é um dos que mais cresceu. Antes atendíamos 350 crianças e hoje, mil. No Salgueiro, 50 mães se formaram num curso de camareira e algumas estão até empregadas. Para os beneficiários do Bolsa Família estamos com o programa “Próximo Passo”, onde vamos qualificar para a construção civil e de auxiliar administrativo. Estamos fazendo parcerias com empresas que trabalham no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de forma a encaminhar esse pessoal para vagas de trabalho. É como o presidente Lula diz, além de dar o peixe, a gente ensina a pescar”.

OSG - O senhor sempre se refere ao Comperj como a grande causa do desenvolvimento do município nos próximos anos...

Konder – O Complexo Petroquímico vai ter impacto no Brasil. Todos os estados queriam abrigá-lo. Na época eu era chefe de gabinete. Fomos muitas vezes à Brasília apoiar o Estado do Rio, porque em um primeiro momento o município de Itaguaí iria receber o projeto, mas problemas ambientais impossibilitaram a escolha. A partir daí identificamos o interesse do Governo Federal em instalar a refinaria na região. Pelo posicionamento de São Gonçalo e por seu potencial de mão-de-obra, percebemos que deveríamos ter um espaço grande no processo. E foi o que aconteceu. Não tenho a menor dúvida de que haverá uma grande transformação, por isso temos que pensar em ordenar o crescimento de forma positiva. A gente sabe que junto com o desenvolvimento também vêm problemas, como desigualdade, e a prefeita está trabalhando para evitar isso.

OSG - O programa Amigo na Linha nasceu voltado para o tratamento de dependentes químicos. Como funciona o projeto atualmente?

Konder – É um programa que deu certo. O Amigo na Linha tem papel de integrar todos os projetos. As pessoas continuam ligando para tratar da dependência química, mas também para resolver outras situações e buscar orientações sobre os programas. Serve para marcarem visitas, atendimentos, enfim, é um dos braços fortes da secretaria.

OSG - Ainda sobre a dependência química. O senhor disse que buscaria parcerias com universidades para discutir sobre o tema.

Konder – Sim, já estamos preparando uma ação junto à Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A ideia é fazer o mesmo que fizemos sobre a questão da população de rua, onde registramos sucesso. Agregando pessoas e entidades para discutir o problema e capacitar nossos profissionais, assim como pessoas da sociedade civil. Com isso vamos traçar políticas públicas para abordar da melhor forma possível este tema. É importante destacar que, nesse caso, nós fazemos a abordagem com psicólogos e assistentes sociais, mas não realizamos o tratamento. Esse procedimento é feito no SUS.

OSG - E sobre a qassistência aos idosos, o que tem sido feito?

Konder – Até fevereiro desse ano, idosos e portadores de deficiências físicas eram obrigados a se deslocar até o Terminal João Goulart, no centro de Niterói. Pensei: ‘peraí, tem alguma coisa errada, não faz sentido. São Gonçalo tem mais de um milhão de habitantes, por que o passe tem que ser retirado em Niterói?’ Desde então, tiramos 1.702 passes para idosos e mais 2.168 para deficientes. Conseguimos facilitar o acesso e dar dignidade a essas pessoas, que dependiam de agendamento prévio, o que muitas vezes demorava. Agora eles chegam e são atendidos rápido, além de aproveitarmos esse momento para prestar informações pertinentes aos seus direitos.

OSG - Como caminham as relações com os governos estadual e federal?

Konder – A relação que a gente tem é muito saudável, traz muitos benefícios para cidade. Boa parte desses projetos que vocês estão vendo só foram viabilizados devido a construção de uma boa relação com o Estado e a União, feita pela prefeita.

OSG - O senhor é cotado para vir como candidato a deputado estadual pelo DEM em 2010. Como está a questão?

Konder – Ainda temos um ano até as eleições. Sou filiado ao Democrata e confio na decisão do partido. Estou focado no desenvolvimento social. Ajudar a secretaria a crescer e continuar realizando com excelência os projetos. Pretendo permanecer na secretaria. Gosto muito do que estou fazendo. Digo à prefeita que se ela mandar eu escolher outro setor, ficarei aqui. É muito gratificante ver o crescimento das pessoas, ajudar pessoas no dia a dia, ver os resultados dos projetos, reverter o quadro de uma família. Isso não tem preço.

Fonte: O São Gonçalo on-line.

Foto: Luiz Nicolella.

Curso de Direito da Criança e do Adolescente

EXPO CATADORES 2009

ALUNOS JOVENS E ADULTOS TÊM OPORTUNIDADE NO ENSINO TÉCNICO

Alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de São Gonçalo podem candidatar-se a vagas de ensino profissionalizante. Este é o Proeja Fic, projeto que levará a formação técnica aos alunos da EJA da rede municipal. São ao todo 90 vagas distribuídas nos cursos de Maquiagem Técnica, Esteticista e Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática, tudo em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, antigo Cefet).

Para participar do processo seletivo, o aluno precisa ter concluído o Grupo IV da EJA, o que equivale a 6ª Série, ou concluir até o dia da matrícula (22 e 23 de outubro). As inscrições vão do dia 06 ao dia 09 de outubro e devem ser realizadas no Colégio Municipal Ernani Faria, na Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves.

Ocurso em como objetivo atender aos interesses daqueles que não concluíram os estudos em idade regular, considerando e valorizando as suas experiências de vida. As aulas terão início no primeiro semestre de 2010. Além de ter concluído a 6ª Série, o candidato precisa ter pelo menos 15 anos e apresentar carteira de identidade e CPF no ato da inscrição.

Hotéis, motéis e pensões flagrados com crianças ou adolescentes desacompanhados ou sem autorização dos pais para estar no local poderão ser fechados

Lei 12.038, de 1o de outubro de 2009

Altera o art. 250 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, para determinar o fechamento definitivo de hotel, pensão, motel ou congênere que reiteradamente hospede crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis, ou sem autorização.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O art. 250 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 250. Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere:

Pena - multa.

§ 1º Em caso de reincidência, sem prejuízo da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 (quinze) dias.

§ 2º Se comprovada a reincidência em período inferior a 30 (trinta) dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada." (NR)

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 1o de outubro de 2009.


JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto

Patrus Ananias

Airton Nogueira Pereira Júnior