CVT Itaboraí abre 1360 vagas

Estão abertas as inscrições para 1360 vagas em 13 cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional nas áreas de construção civil, idiomas e informática no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Itaboraí, unidade da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Para estudar inglês (400 vagas) ou espanhol (300) é necessário ter, no mínimo, 16 anos e o ensino fundamental. Em informática haverá vagas para quem tem mais de 16 anos. Informática básica profissional (120 vagas) para quem está, no mínimo, cursando o 9º ano do fundamental. Quem já concluiu o ensino fundamental e o curso de informática básica pode tentar acesso a uma das 160 vagas no curso de Tecnologia da Informática ou para Montagem e manutenção de microcomputadores (60). Serão abertas também inscrições para 20 vagas do curso de Redes e cabeamento que exige a conclusão do ensino fundamental e de Montagem e manutenção.

Para ter acesso as vagas em uma das sete especializações em construção civil é necessário ter, no mínimo, 18 anos e o 5º ano do ensino fundamental. As oportunidades são para capacitação em: armador (30 vagas), apontador (30), bombeiro hidráulico (60), carpinteiro (30), eletricista predial (60), ladrilheiro (60) e pedreiro (30).

As inscrições acontecem até 4 de dezembro no CVT Itaboraí, na Avenida Antônio Gomes, 1.260, no Parque Royal (mesma rua do Restaurante Popular), das 8h às 18h. Os interessados devem apresentar apenas a carteira de identidade.

Todos serão inscritos e as vagas serão sorteadas no dia 7 de dezembro na unidade. A matrícula acontecerá no período de 17 a 21 de janeiro de 2011. Mais informações pelo telefone 2639-0001
Oficinas gratuitas em Itaboraí

Teatro, dança e capoeira. Estes são os cursos gratuitos oferecidos em uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo do Estado. As oficinas terão início no próximo dia 6 de dezembro nos oito distritos do município e vão funcionar três vezes por semana durante oito meses. Ao fim das aulas, os alunos receberão certificados do curso. As inscrições, que podem ser feitas em oito praças, são abertas a toda comunidade.

Através do projeto “Pontos de Cultura”, jovens e adultos terão acesso a cursos realizados nas oficinas de Capoeira nas Praças, Batuca que dá Samba (percussão), Dançando nas Praças e Teatro. Os “Pontos de Cultura” serão fixados nos seguintes locais: Venda das Pedras (Praça de Venda das Pedras), Itambi (Praça Vereador Edgar Rodrigues da Silva), Apollo (Quadra de Apollo), Visconde (Quadra de Visconde), São Joaquim (Quadra Walter de Souza), Pachecos (E.M José Leandro), Morada do Sol (E.M. Antônio Carlos da Silva) e Sambaetiba (E.M Geremias de Mattos Fontes).

Agentes culturais começaram a visitar as escolas municipais ontem e seguem até o próximo dia 4 no trabalho. O objetivo é informar sobre os cursos e fazer as inscrições, que são destinadas, principalmente, a crianças e jovens com idade entre sete e 17 anos. No entanto, segundo o coordenador do projeto e diretor do Patrimônio Imaterial da Fundação de Arte e Cultura de Itaboraí (FAC), Allan Motta, moradores de qualquer idade podem participar das oficinas. Para isso, basta ir até um dos “Pontos de Cultura” com documento de identidade e se inscrever.
Notícias


Genebra/Piraeus, 24/11/2010
Ronaldo entra em campo para 'reconstruir' Haiti e Paquistão
Ao lado de Zidane, também embaixador do PNUD, brasileiro disputará oitava edição do Jogo contra a Pobreza, em 15 de dezembro, na Grécia




Embaixadores da Boa Vontade do PNUD, os astros do futebol Ronaldo e Zidane anunciaram que a oitava edição do Jogo contra a Pobreza, que será realizada em 15 de dezembro, na Grécia, arrecadará fundos para esforços de reconstrução no Haiti e no Paquistão.


Ao todo, cerca de 25 milhões de pessoas tiveram suas vidas afetadas pelo terremoto de janeiro deste ano no país caribenho e as inundações de julho último na nação asiática.


A partida, que será disputada no estádio Karaiskakis, em Piraeus, na região metropolitana de Atenas, busca não apenas proporcionar auxílio a essas vítimas, como também conscientizar o público em geral sobre a importância da redução da pobreza e do cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


Como nas edições anteriores, o atacante Ronaldo, que defende o Corinthians, e o ex-meia francês Zidane convocam atletas de toda a Europa para enfrentar um combinado local. E o time escolhido para o próximo desafio foi o Olympiacos, recordista de títulos do Campeonato Grego, com 35 conquistas.


"Faltando cinco anos para o cumprimento do conjunto dos oito ODM, espero que o oitavo Jogo contra a Pobreza ajude a transmitir a ideia de urgência, de que todos temos de nos unir e acabar já com a pobreza", diz Zidane.


Segundo a administradora internacional do PNUD, Helen Clark, o evento busca "apoiar as pessoas e os governos de Haiti e Paquistão para que se recuperem dos desastres nacionais devastadores que os afetaram de forma tão terrível em 2010".


"Somos muito gratos ao Olympiacos e aos nossos embaixadores da Boa Vontade Ronaldo e Zidane pela união com o PNUD a fim de conscientizarem e arrecadarem fundos para aqueles que, com frequência, caem no esquecimento muito rápido", acrescenta.


O PNUD ficará com metade da renda da partida, que será destinada aos esforços nos dois países. O time grego, por sua vez, doará sua parte a associações locais de apoio a pais de portadores de necessidades especiais e a sem-teto.


União pelo futebol


O proprietário do Olympiacos, destaca, por sua vez, o poder que o futebol e o esporte têm de unir pessoas do mundo inteiro, superando estereótipos e fronteiras. "Utilizando a força mágica do futebol, entramos em campo para fazer um apelo contra a pobreza e mobilizar uma ação global rumo ao cumprimento dos ODM.


Em janeiro deste ano, coube a Lisboa receber a sétima edição do Jogo contra a Pobreza. Na ocasião, a equipe do PNUD, também liderada por Ronaldo e Zidane, enfrentou o Benfica, diante de 55 mil espectadores.


Foram arrecadados na capital portuguesa US$ 767 mil para a população do Haiti. Os fundos foram utilizados para o programa de criação de empregos do país caribenho.

Programa ajuda a tirar crianças e adolescentes do tráfico de drogas

A euforia provocada pelo sucesso da ocupação do Complexo do Alemão traz à tona a constatação de que o combate à violência só será eficaz com a aplicação de um conjunto de medidas sócio-educativas. Um bom exemplo de iniciativa que merece ser expandida é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que acontece no município de São Gonçalo, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), em diversas áreas carentes, até dominadas pelo tráfico de drogas e próximas a lixão.
De acordo com o secretário Pedro Veiga, o objetivo do PETI é erradicar todas as formas de trabalho infantil, inclusive para o tráfico de drogas e prostituição infantil, resgatando a cidadania de seus usuários e inclusão social de suas famílias. Pedro Veiga explica que o PETI atende a diversas outras situações de trabalho de crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, como venda de doces nos sinais de trânsito, abuso sexual dentro da família e catadores de lixo.
A coordenadora do Programa, Izabel Grassini, afirma que o programa oferece ações sócio-educativas, fiscalização, atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda. Segundo Izabel Grassini, os participantes também recebem atividades para o reforço escolar, aulas de reciclagem, literatura, capoeira, futebol, handebol, basquete, vôlei, judô, natação, oficinas de DJ, street dance, coral e orquestra com instrumentos de materiais recicláveis (PETI na Lata) e Boliche.