Programa ajuda a tirar crianças e adolescentes do tráfico de drogas

A euforia provocada pelo sucesso da ocupação do Complexo do Alemão traz à tona a constatação de que o combate à violência só será eficaz com a aplicação de um conjunto de medidas sócio-educativas. Um bom exemplo de iniciativa que merece ser expandida é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que acontece no município de São Gonçalo, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), em diversas áreas carentes, até dominadas pelo tráfico de drogas e próximas a lixão.
De acordo com o secretário Pedro Veiga, o objetivo do PETI é erradicar todas as formas de trabalho infantil, inclusive para o tráfico de drogas e prostituição infantil, resgatando a cidadania de seus usuários e inclusão social de suas famílias. Pedro Veiga explica que o PETI atende a diversas outras situações de trabalho de crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, como venda de doces nos sinais de trânsito, abuso sexual dentro da família e catadores de lixo.
A coordenadora do Programa, Izabel Grassini, afirma que o programa oferece ações sócio-educativas, fiscalização, atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda. Segundo Izabel Grassini, os participantes também recebem atividades para o reforço escolar, aulas de reciclagem, literatura, capoeira, futebol, handebol, basquete, vôlei, judô, natação, oficinas de DJ, street dance, coral e orquestra com instrumentos de materiais recicláveis (PETI na Lata) e Boliche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário