Notícias


Genebra/Piraeus, 24/11/2010
Ronaldo entra em campo para 'reconstruir' Haiti e Paquistão
Ao lado de Zidane, também embaixador do PNUD, brasileiro disputará oitava edição do Jogo contra a Pobreza, em 15 de dezembro, na Grécia




Embaixadores da Boa Vontade do PNUD, os astros do futebol Ronaldo e Zidane anunciaram que a oitava edição do Jogo contra a Pobreza, que será realizada em 15 de dezembro, na Grécia, arrecadará fundos para esforços de reconstrução no Haiti e no Paquistão.


Ao todo, cerca de 25 milhões de pessoas tiveram suas vidas afetadas pelo terremoto de janeiro deste ano no país caribenho e as inundações de julho último na nação asiática.


A partida, que será disputada no estádio Karaiskakis, em Piraeus, na região metropolitana de Atenas, busca não apenas proporcionar auxílio a essas vítimas, como também conscientizar o público em geral sobre a importância da redução da pobreza e do cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


Como nas edições anteriores, o atacante Ronaldo, que defende o Corinthians, e o ex-meia francês Zidane convocam atletas de toda a Europa para enfrentar um combinado local. E o time escolhido para o próximo desafio foi o Olympiacos, recordista de títulos do Campeonato Grego, com 35 conquistas.


"Faltando cinco anos para o cumprimento do conjunto dos oito ODM, espero que o oitavo Jogo contra a Pobreza ajude a transmitir a ideia de urgência, de que todos temos de nos unir e acabar já com a pobreza", diz Zidane.


Segundo a administradora internacional do PNUD, Helen Clark, o evento busca "apoiar as pessoas e os governos de Haiti e Paquistão para que se recuperem dos desastres nacionais devastadores que os afetaram de forma tão terrível em 2010".


"Somos muito gratos ao Olympiacos e aos nossos embaixadores da Boa Vontade Ronaldo e Zidane pela união com o PNUD a fim de conscientizarem e arrecadarem fundos para aqueles que, com frequência, caem no esquecimento muito rápido", acrescenta.


O PNUD ficará com metade da renda da partida, que será destinada aos esforços nos dois países. O time grego, por sua vez, doará sua parte a associações locais de apoio a pais de portadores de necessidades especiais e a sem-teto.


União pelo futebol


O proprietário do Olympiacos, destaca, por sua vez, o poder que o futebol e o esporte têm de unir pessoas do mundo inteiro, superando estereótipos e fronteiras. "Utilizando a força mágica do futebol, entramos em campo para fazer um apelo contra a pobreza e mobilizar uma ação global rumo ao cumprimento dos ODM.


Em janeiro deste ano, coube a Lisboa receber a sétima edição do Jogo contra a Pobreza. Na ocasião, a equipe do PNUD, também liderada por Ronaldo e Zidane, enfrentou o Benfica, diante de 55 mil espectadores.


Foram arrecadados na capital portuguesa US$ 767 mil para a população do Haiti. Os fundos foram utilizados para o programa de criação de empregos do país caribenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário