I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Conhecimento em Ação 03, 04 e 05 de dezembro de 2009

O IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus São Gonçalo, promove na I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Conhecimento em Ação a divulgação e integração de saberes produzidos por servidores (professores e técnicos), estudantes (cursos regulares e de extensão) e pela comunidade local.

O evento terá início no dia 3 de dezembro, no CIEP 436 Neuza Goulart Brizola, Rua da Feira, s/n, Neves - São Gonçalo, às 16:30 com o credenciamento. A abertura, será às 18:horas contando com a partiipação de jovens do Projeto PETI na Lata, da comunidade do Salgueiro.

É nosso objetivo facilitar o contato com a produção científica, cultural e educacional através de conferências, palestras, pôsteres, exposições, apresentações artísticas e outros, visando transpor as barreiras das salas de aula, numa ação integrada do IFRJ com a cidade de São Gonçalo e adjacências.

Outro aspecto que merece nossa atenção é o estabelecimento de parcerias. Afinal, fazemos parte de um sistema social, econômico, político e cultural que tem feito descobertas em diversas áreas, o que pode promover uma melhoria da qualidade de vida das pessoas inseridas neste município. Entendemos ser fundamental o acesso e, a divulgação de tais inovações.

Durante o evento estaremos realizando a I Mostra de Cultura, Inclusão e Africanidades, contando com a eficaz parceria do IFRJ com a Prefeitura de São Gonçalo. Por outro lado, com a exposição Luz Ciência e Cor, coroaremos o apoio da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Professora Glória Queiroz. A Universidade Federal Fluminense, através da Professora Emérita, Maria Felisberta da Trindade, garante o fortalecimento de nossa rede. E outros parceiros imprescindíveis, para a realização desse evento.

Serão três dias nos quais poderemos assistir – conferências e palestras, analisar os painéis produzidos, além de assistir a apresentações dos grupos culturais, coordenados por Reinaldo Baso, da Fundação Municipal de Artes da Prefeitura de São Gonçalo.

Seminário internacional discute sistemas de proteção social implantados em países da América Latina

O encontro – que acontece entre os dias 8 e 11 de dezembro, em Brasília – será promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O Brasil “buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da America Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”, estabelece a Constituição Federal. Buscar estratégias para a superação de desafios existentes na área socioassistencial dos países dessa região foi o que impulsionou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a promoverem o Seminário Internacional Sistemas de Proteção Social: desafios no contexto latinoamericano.

O evento – que conta também com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – ocorrerá em Brasília, entre os dias 08 e 11 de dezembro deste ano. Responsável pela coordenação do seminário, a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS está programando debates entre especialistas e coordenadores de políticas sociais de países como Argentina, Chile, Colômbia, México e U ruguai.

A ministra em exercício do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arlete Sampaio, ressalta a importância das discussões e demonstra que a Pasta tem a relevante missão de garantir direitos previstos constitucionalmente. “Nós pretendemos que esse seminário possa, de alguma forma, sistematizar o legado que o Ministério do Desenvolvimento Social vai deixar, mostrando que o presidente Lula e o ministro Patrus Ananias cumpriram rigorosamente aquilo que a nossa Constituição prevê – que é a construção, de fato, de uma rede de proteção social”, explica.

Arlete Sampaio lembra que os desafios enfrentados pelo país e por outras nações a fim de superar a fome e as desigualdades sociais serão a tônica do encontro e, com relação ao Brasil, afirma: “Podemos sinalizar que o País possui hoje um avanço muito importante nessa área, da mesma forma que outros países da América Latina possuem experiências relevantes a serem debatidas. Estamos construindo uma ampla rede vi nculada à Assistência Social, à transferência de renda, à programas de segurança alimentar e nutricional e também a programas de geração de oportunidade para inclusão produtiva”.

Os debates contarão com as participações de membros de ONGs, pesquisadores e especialistas em avaliação, monitoramento e capacitação de políticas sociais. Além dos representantes e implementadores de políticas sociais brasileiros. Os participantes do seminário vão abordar temas relacionados aos sistemas de proteção social não contributiva voltadas às populações pobres ou vulneráveis em meio ao cenário de crise econômica. Também debaterão sobre a importância da articulação complementariedade das políticas econômicas e sociais. A temática da intersetorialidade e integração, a gestão e a construção de capacidades governamentais e, ainda, a avaliação dos programas sociais estão também na pauta do encontro. A expectativa é de que 300 pessoas participem do Seminário Internacional Sistemas de Prote ção Social: desafios no contexto latinoamericano.
Fernanda Souza

SERVIÇO

Seminário Internacional Sistemas de Proteção Social: desafios no contexto latinoamericano – MDS e BID
Data: 08 a 11 de dezembro de 2009
Local: Brasília (DF)