Crianças de SG contam com sala de Raio-X para atendimento exclusivo e personalizado

Entre as principais conquistas da Prefeitura de São Gonçalo para a Saúde do município, destaca-se, em especial, a infraestrutura destinada às crianças. O Hospital Infantil Darcy Vargas, situado no bairro Zé Garoto, funciona 24 horas e registra uma média de 600 atendimentos diários. Além de quatro consultórios pediátricos, sala de nebulização, de hipodermia e sala de coleta de material para exame laboratorial, entre outras instalações, o hospital conta, agora, com a sala de Raio-X, recentemente inaugurada.
O novo espaço da unidade atende, exclusivamente, crianças de até 12 anos completos (12 anos e 11 meses), realizando uma média de 150 radiografias por dia. Para descontrair e espantar o medo da criançada em meio à rotina de exames, os pequeninos contam com diversos brinquedos coloridos para se divertir, enquanto passa o tempo.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Márcio Panisset, a disponibilização de uma ala de Raios-X específica para a demanda infantil nasceu da preocupação de proteger as crianças dos riscos de contaminação, comuns dentro dos hospitais. “Com um lugar só para eles, nossos pequenos não ficam mais expostos a todo tipo de doença, além de se sentirem mais a vontade dentro do ambiente hospitalar”, disse o secretário.
Francine Chagas, mãe de Ana Carolina, de 6 anos, levou a filha para fazer um raio-x do tórax e contou que já esteve em outros lugares, mas não gostou do atendimento. “Apesar de fazer o acompanhamento com um pediatra particular, sempre que preciso bater uma radiografia trago minha filha aqui. Não tem lugar melhor”, disse a mãe.
Outra característica importante é a agilidade no atendimento e a rapidez na realização e entrega dos exames. Os pacientes não esperam mais do que três minutos para receber o resultado. Depois de estarem com a radiografia nas mãos, são direcionados à sala de revisão, onde um médico avalia o exame, liberando o paciente, com a devida medicação, ou encaminhando-o para a internação.
Pela primeira vez utilizando os serviços do Raios-X infantil, Gorete da Silva, mãe de Clarian, 7 anos, afirma que a estrutura do hospital melhorou muito nos últimos anos, destacando o atendimento e a limpeza como pontos nota dez da unidade.
“Não sabia que já havia esse lugar específico para as crianças. Quando vi, fiquei admirada. Antes, era muito traumático, minha filha já entrava chorando no hospital. Aqui, a criança se sente num ambiente que lhe é familiar”, contou, satisfeita, Gorete.
fonte: página oficial PMSG

Ação promovida pela Prefeitura encaminhapopulação a projetos de assistência social

Com a preocupação de assistir de forma ampla os gonçalenses em situação de fragilidade, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (CDs), realizou uma ação social, durante toda esta terça-feira (13/09), na Praça do Rodo, no Centro. O intuito foi promover o acesso da população aos serviços sócioassistenciais ofertados pela rede municipal, no que se refere à proteção social, além de esclarecer dúvidas e informar sobre direitos e deveres dos munícipes.

A equipe, formada por doze técnicos (psicólogos e assistentes sociais) e educadores sociais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), prestou atendimento aos interessados, dando orientações e encaminhando para a rede assistencial e demais programas oferecidos pelo município. Cerca de 170 pessoas receberam informações sobre projetos e benefícios públicos que tem direito, mas desconheciam.

Joane Brito, coordenadora dos CREAS, afirma que iniciativas como essas “aumentam consideravelmente o número de pessoas que procuram os Centros de Referência para receber atendimento, principalmente por telefone”. Ainda segundo a coordenadora, os CREAS são a porta de entrada para coibir a violação de direitos do cidadão em situação de risco social.

A ação aconteceu em conjunto com o setor especializado em Abordagem Social e Atendimento à População em Situação de Rua, o setor de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e sua Famílias, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), com a apresentação do projeto Ginástica para Idosos, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), aferindo pressão, medindo o nível de glicose e dando orientações de saúde, e o Ministério do Trabalho, oferecendo informações sobre colocação de jovens carentes e deficientes físicos, no mercado profissional.
Os agentes do CREAS realizam abordagem social e agendam atendimentos pela manhã, tarde e noite, em diversos bairros da cidade.
O CREAS também recebe denúncias sobre pessoas em situação de rua e idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais em risco de violência. Para denunciar, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2724-3380 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2724-3380 end_of_the_skype_highlighting ou pelo e-mail: creassg@yahoo.com.br.
fonte: página oficial PMSG

O novo Jardim Catarina começa a virar realidade

Dando continuidade à caminhada de visitas as obras do Jardim Catarina, a prefeita Aparecida Panisset esteve no fim de semana nas Ruas Esmeralda, Perolas, Marfins, Rubis, Ouro Branco e Avenida Paulo VI. Nesse primeiro momento, 42 vias serão inauguradas, cumprindo a primeira etapa do processo de transformação do maior loteamento da América Latina.
Ao todo, 109 ruas estão recebendo as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além de toda infra-estrutura que está contemplando o bairro por meio de drenagem, tratamento de esgoto e pavimentação, o local ganhou uma nova tubulação que regularizou o abastecimento de água na região.
A cidade de São Gonçalo, a segunda mais populosa do Estado do Rio de Janeiro, já está de cara nova. Durante as últimas semanas, a chefe do Executivo não mediu esforços para anunciar aos moradores, mas essa conquista do governo.
“Lutei muito para trazer essas obras para o Jardim Catarina. Quando entrei aqui pela primeira vez, fiquei triste ao ver tanto abandono. Hoje sinto emoção, alegria e prazer em voltar ao bairro. Tudo que fiz foi com amor e faria tudo de novo pelo povo gonçalense”, declarou a prefeita.
Para o aposentado José Manoel de Araújo, que completa 80 anos no dia 24 de setembro, o presente não poderia ser melhor. “Esperei muito por esse momento de ver minha rua calçada e o meu bairro tão mudado. Muitos homens passaram por São Gonçalo, mas foi preciso uma mulher no poder para mudar a história desse município”, disse o morador. “Deus te abençoe sempre”, agradeceu José Manoel, diretamente a prefeita.
Fonte: página oficial PMSG

São Gonçalo aprova isenção para advogados

Os vereadores gonçalenses aprovaram, esta semana, um projeto de lei do petista Marlos Costa, que determina a isenção do alvará de localização os escritórios de advocacia existentes na cidade. A proposta tinha o apoio da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT), que esteve reunida com o parlamentar na véspera da votação no legislativo municipal.
fonte: jornal o são gonçalo