Ação promovida pela Prefeitura encaminhapopulação a projetos de assistência social

Com a preocupação de assistir de forma ampla os gonçalenses em situação de fragilidade, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (CDs), realizou uma ação social, durante toda esta terça-feira (13/09), na Praça do Rodo, no Centro. O intuito foi promover o acesso da população aos serviços sócioassistenciais ofertados pela rede municipal, no que se refere à proteção social, além de esclarecer dúvidas e informar sobre direitos e deveres dos munícipes.

A equipe, formada por doze técnicos (psicólogos e assistentes sociais) e educadores sociais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), prestou atendimento aos interessados, dando orientações e encaminhando para a rede assistencial e demais programas oferecidos pelo município. Cerca de 170 pessoas receberam informações sobre projetos e benefícios públicos que tem direito, mas desconheciam.

Joane Brito, coordenadora dos CREAS, afirma que iniciativas como essas “aumentam consideravelmente o número de pessoas que procuram os Centros de Referência para receber atendimento, principalmente por telefone”. Ainda segundo a coordenadora, os CREAS são a porta de entrada para coibir a violação de direitos do cidadão em situação de risco social.

A ação aconteceu em conjunto com o setor especializado em Abordagem Social e Atendimento à População em Situação de Rua, o setor de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e sua Famílias, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), com a apresentação do projeto Ginástica para Idosos, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), aferindo pressão, medindo o nível de glicose e dando orientações de saúde, e o Ministério do Trabalho, oferecendo informações sobre colocação de jovens carentes e deficientes físicos, no mercado profissional.
Os agentes do CREAS realizam abordagem social e agendam atendimentos pela manhã, tarde e noite, em diversos bairros da cidade.
O CREAS também recebe denúncias sobre pessoas em situação de rua e idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais em risco de violência. Para denunciar, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2724-3380 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2724-3380 end_of_the_skype_highlighting ou pelo e-mail: creassg@yahoo.com.br.
fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário