Crianças de SG contam com sala de Raio-X para atendimento exclusivo e personalizado

Entre as principais conquistas da Prefeitura de São Gonçalo para a Saúde do município, destaca-se, em especial, a infraestrutura destinada às crianças. O Hospital Infantil Darcy Vargas, situado no bairro Zé Garoto, funciona 24 horas e registra uma média de 600 atendimentos diários. Além de quatro consultórios pediátricos, sala de nebulização, de hipodermia e sala de coleta de material para exame laboratorial, entre outras instalações, o hospital conta, agora, com a sala de Raio-X, recentemente inaugurada.
O novo espaço da unidade atende, exclusivamente, crianças de até 12 anos completos (12 anos e 11 meses), realizando uma média de 150 radiografias por dia. Para descontrair e espantar o medo da criançada em meio à rotina de exames, os pequeninos contam com diversos brinquedos coloridos para se divertir, enquanto passa o tempo.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Márcio Panisset, a disponibilização de uma ala de Raios-X específica para a demanda infantil nasceu da preocupação de proteger as crianças dos riscos de contaminação, comuns dentro dos hospitais. “Com um lugar só para eles, nossos pequenos não ficam mais expostos a todo tipo de doença, além de se sentirem mais a vontade dentro do ambiente hospitalar”, disse o secretário.
Francine Chagas, mãe de Ana Carolina, de 6 anos, levou a filha para fazer um raio-x do tórax e contou que já esteve em outros lugares, mas não gostou do atendimento. “Apesar de fazer o acompanhamento com um pediatra particular, sempre que preciso bater uma radiografia trago minha filha aqui. Não tem lugar melhor”, disse a mãe.
Outra característica importante é a agilidade no atendimento e a rapidez na realização e entrega dos exames. Os pacientes não esperam mais do que três minutos para receber o resultado. Depois de estarem com a radiografia nas mãos, são direcionados à sala de revisão, onde um médico avalia o exame, liberando o paciente, com a devida medicação, ou encaminhando-o para a internação.
Pela primeira vez utilizando os serviços do Raios-X infantil, Gorete da Silva, mãe de Clarian, 7 anos, afirma que a estrutura do hospital melhorou muito nos últimos anos, destacando o atendimento e a limpeza como pontos nota dez da unidade.
“Não sabia que já havia esse lugar específico para as crianças. Quando vi, fiquei admirada. Antes, era muito traumático, minha filha já entrava chorando no hospital. Aqui, a criança se sente num ambiente que lhe é familiar”, contou, satisfeita, Gorete.
fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário