SMDS INAUGURA ESCOLA DE BOLICHE PARA ALUNOS DO PETI

Domingo, 21 de junho de 2009

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou a primeira escola de boliche da cidade. Com o objetivo de incentivar a prática do esporte, que é o segundo mais disputado no mundo inteiro, firmou parceria com o Playtoy, do Shopping São Gonçalo, e lançou o projeto "Boliche é esporte", que possibilitará as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) a prática da modalidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, mais de 900 alunos desfrutarão do convênio. Na abertura do evento, 20 crianças do Peti do Jardim Catarina dançaram street dance e arrancaram aplausos do público.

"Queremos que elas tenham um futuro melhor e mais digno, por isso, buscamos parcerias para oferecer o melhor a essas crianças. Essa oportunidade renderá bons frutos e favorecerá a integração e a auto-estima de todos", destacou o secretário.

Ontem, quando os instrutores ensinavam as regras e técnicas do esporte, o local de brincadeiras e descontração deu lugar aos olhares fixos e de concentração. Todos estavam ansiosos para pegarem a bola.

"Queremos motivar a prática do esporte e também poder dar a essas crianças a oportunidade de praticá-lo, o que dificilmente elas teriam se não estivessem incluídas nesse programa", disse Neto Paiva, proprietário do Playtoy.

Para a coordenadora de Inclusão Produtiva da secretaria, Sandra Helena, essa foi uma das inúmeras outras parcerias que ainda serão fechadas, para beneficiar as crianças carentes do município.

"Eu nunca vi uma pista de boliche. Estou impressionada e muito feliz de poder participar do projeto", disse a Rhayanne Monique Silva, de 10 anos.

O Peti atende crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e pela Promotoria Pública, envolvidas com tráfico de drogas, abuso sexual dentro da família, que já trabalharam no lixão e em estado de insalubridade. Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda.

O trabalho é desenvolvido em oito pólos que oferecem aulas de capoeira, jiu-jitsu, street dance, futsal, natação, judô, hip-hop, educação física, artes, atividades pedagógicas, coral, entre outros. Além desses projetos, as crianças também participam da orquestra de tambores reciclados.

Para participar do programa, as crianças têm que estar matriculadas em escolas públicas. Alem disso, as famílias participam de ações sócio-educativas. O Peti ainda fomenta e incentiva a ampliação dos conhecimentos das crianças com atividades culturais, desportivas e de lazer no período complementar ao do ensino regular.

Fonte: JusBrasil Política


Autor: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Desenvolvimento Social.