PREFEITURA SG ASSINA TERMO DE GESTÃO COMPARTILHADA DO SINE

O convênio de cooperação técnica entre o Estado e o município de São Gonçalo aconteceu hoje (04/7), no gabinete da prefeita Aparecida Panisset. A nova gestão compartilhada do Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem o objetivo de garantir a qualidade do atendimento dos trabalhadores da região, bem como o de aperfeiçoar os serviços oferecidos pela unidade.
Desde que o anúncio foi feito pelo secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, na primeira reunião da Diretoria do Fórum Estadual dos Secretários de Trabalho, órgão criado no início do mês de maio para discutir políticas públicas para o setor, que o responsável pela Secretaria Municipal de Trabalho, Henrique Porto, já transferiu seis funcionários do Sine municipalizado – Casa do Trabalhador Leonel Brizola -, para o posto do Sine estadual.
De acordo com o secretário, a parceria para a gestão compartilhada com o Estado será fundamental para o município. “Toda a mudança desse novo modelo de Sine começou há 30 dias. Minha equipe já está trabalhando na intermediação de mão de obra e visitando empresas para captar vagas de emprego. Assim como o Sine de Alcântara, essa unidade vai poder contar com um atendimento diferenciado e humanizado”, prometeu Henrique Porto. 
Sendo assim, a partir de agora, a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) fica apenas responsável pelo aluguel do prédio, pagamentos das contas de luz, água e telefone, além de suporte da Tecnologia da Informação (TI). E a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Trabalho (Semtrab) arcará com a manutenção da unidade (limpeza e reformas), compra de insumos e toda a contratação de pessoal.
Depois da assinatura, a prefeita Aparecida Panisset, Sergio Zveiter, Henrique Porto e outras autoridades, participaram do descerramento da placa do novo posto Sine. Durante a inauguração, Panisset falou emocionada.
“O município de São Gonçalo já foi considerado Manchester Fluminense e, desde que eu me tornei candidata para assumir o posto de chefe do Executivo, que venho trabalhando para resgatar o desenvolvimento econômico desta cidade. Tenho certeza de que estou no caminho certo: estamos trazendo o Porto de Itaóca, o Comperj e agora o resgate do emprego, investindo cada vez mais na qualificação profissional do nosso trabalhador”, disse a prefeita.
O posto do Sine com gestão compartilhada vai oferecer, além do balcão de emprego, atendimento especializado ao portador de necessidades especiais, emissão da carteira de trabalho profissional (CTPS), encaminhamento do seguro desemprego, inclusão social e promover a redução das igualdades sociais.
“Esta é uma marca importante para a nossa gestão. É possível sim fazer o bem por meio deste novo modelo, a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda adotou o lema “Plano Brasil sem Miséria”, da presidenta Dilma, onde, além da educação de qualidade e do Bolsa Família, os Sines fazem parte destes pilares, que é viver com dignidade e sustentar a sua família”, declarou Sergio Zveiter.
 
Fonte: Página Oficial PMSG