PREFEITURA E SEBRAE: PARCERIA QUE DÁ CERTO

Uma reunião, durante a tarde de hoje (21/07), entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, o subsecretário de Compras e Suprimentos, Luis Antônio da Silva e representantes do Sebrae-RJ, formalizou as próximas ações da parceira vitoriosa no município.
Durante o encontro, ficou acertado que no próximo dia 09, a partir das 8h, haverá um seminário, na sala multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura, sobre compras governamentais.
“As orientações que serão destinadas, exclusivamente, aos micro e pequenos empreendedores de São Gonçalo, vão ajudar no aquecimento e circulação da economia na cidade”, explicou Adolpho Konder.
Quem tiver dúvidas ou quiser outros detalhes sobre o seminário, pode entrar em contato com o Sebrae através do telefone 2604-7016 ou 2605-1441.
Além disso, ficou definido que o bairro Jardim Catarina abrigará, no mês de setembro, a 3ª e última edição do projeto Empresa Bacana, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a geração de emprego e renda e orientar pequenos empreendedores, que trabalham na informalidade, a se tornarem gratuitamente, um microempreendedor individual formal.
fonte: pagina oficial pmsg

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

São Gonçalo recebeu uma visita ilustre. O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, orientou, hoje (22/07), 478 manipuladoras de alimentos das escolas municipais e creches conveniadas com a Prefeitura. Ele ministrou uma palestra sobre higiene básica e qualidade dos produtos alimentícios. Técnicas de preparo, armazenamento, prevenção e controle de pragas foram repassadas a fim de complementar o programa de capacitação dos profissionais, que faz parte do projeto de alimentação da rede de ensino da cidade.
Com dados alarmantes sobre mortalidade infantil, decorrente de manipulação incorreta dos alimentos, o Dr. Bactéria iniciou o bate-papo. “Cerca de 1,5 bilhão de crianças, com até cinco anos, morrem de diarreia em todo mundo. Essa triste estatística se dá, em grande maioria, pela falta de cuidados básicos ou informação adequada”, alertou. “Outro dado que chama a atenção é que 44% das doenças alimentares se desenvolvem nas residências e como a escola é praticamente o anexo da casa, não se pode negligenciar o cuidado nas dependências escolares”.
Representando a prefeita Aparecida Panisset, o vice-prefeito Jorge Aranha reafirmou o compromisso do município em oferecer boas condições de trabalho a todos os profissionais da rede. E enfatizou o comprometimento das ações desenvolvidas com foco nas crianças de São Gonçalo. “A oportunidade de hoje é preciosa e espero que todas entendam a seriedade do que está sendo oferecido”.
E, diante dessa filosofia, a secretária de Educação, Keyla Nícia, ratificou que “oferecer uma merenda de qualidade, com cardápio bem estruturado e seguindo os procedimentos corretos de preparo é obrigação de todo gestor que compreende que criança saudável e bem alimentada contribui para a melhora no aprendizado e desenvoltura pedagógica”.
Ao longo da palestra, muitas foram as surpresas diante dos esclarecimentos do biomédico. Todo e qualquer alimento depois de preparado só pode ficar até duas horas em temperatura ambiente. Depois disso, o correto é descartar. Outra surpresa foi o fato de que o leite de vaca não pode ser fervido: isso altera o sabor, elimina as proteínas e o que sobra é praticamente uma água branca sem valor nutricional.
Alguns mitos também foram quebrados. A velha história de que guardar comida quente estraga o alimento e também a geladeira não passa de invenção. "Podemos, sim, guardar comida quente desde que esteja destampada. Do contrário, esperamos o automático resfriamento, e guardamos com tampa", contou o Dr. Bactéria. Além disso, guardar ovos na porta da geladeira é uma das práticas que pode trazer sérios riscos à saúde. Por ser a área que sofre maior alteração de temperatura, o risco de contaminação pela bactéria salmonella, que até 1992 não existia no Brasil, é altíssimo.
Embora muitas dicas e orientações tenham sido dadas, a maior capacitação foi o entendimento de que "é preciso atitude para modificar qualquer sistema. E dentro das diretrizes educacionais, motivação, conhecimento e vontade ajudam no trato com as crianças que são os nossos eternos filhos emprestados", falou emocionada a professora de Artes Suelen Ribeiro.

fonte: página oficial pmsg 

BAIRROS GONÇALENSES TERÃO RUAS RECUPERADAS

Uma grande quantidade de asfalto já começou a ser espalhado pela cidade. Nesse primeiro momento quatro bairros serão contemplados pelo pacote de obras que vai recuperar ruas onde o asfalto cedeu. São eles:Camarão, Porto da Pedra, Barro Vermelho e Neves.
No bairro Barro Vermelho, os trabalhos já começaram e estão beneficiando várias ruas do local, como é o caso da 1º de maio. A via está sendo totalmente recuperada com o auxílio de três equipes que trabalham sem descanso para deixar tudo pronto.
Esse pacote de obras está sendo realizado pelo Parque Industrial da Usina de Asfalto, que produz todo o material usado na obra. “Essa é a primeira etapa, e até o final do ano, esses quatro primeiros bairros estarão totalmente recuperados”, explicou o secretário de Governo, Sérgio Novo.
Ainda de acordo com o secretário, para ajudar nos trabalhos de mão de obra, estão sendo selecionadas mulheres que participam dos cursos oferecidos pelo CRAS de Itaoca. Elas vão auxiliar na colocação do asfalto nas ruas. Com essa seleção, as equipes vão passar de três para cinco.

Fonte: página oficial pmsg

25 anos de DEAM

Dentre as 10 Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAMs), uma está no município de São Gonçalo. Na comemoração dos 25 anos de criação das DEAMs no Rio de Janeiro, que aconteceu nesta quarta-feira (22/07), no Espaço Cultural do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM – RJ), no Centro do Rio, as mulheres gonçalenses foram representadas pela subsecretária de Políticas para Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Gonçalo, Ana Marita; e a coordenadora do Centro de Orientação à Mulher Zuzu Angel, Lucimare Sobra.
O auditório estava lotado por uma plateia, em sua maioria, feminina, com grande presença de servidoras públicas das DEAMs de todo o estado. A grande homenageada foi a delegada-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marta Rocha, que é ex-presidente do CEDIM.
O trabalho da delegada Marta Rocha foi ressaltado em diversos discursos como motivo de orgulho feminino na luta pela igualdade de gênero no país. Ela foi uma das homenageadas do evento e recebeu uma placa comemorativa dos 25 anos da DEAM.
Desde a inauguração da primeira unidade, na Avenida Presidente Vargas, em 1986, dez especializadas foram construídas, além da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM).
História
No dia 5 de setembro de 1985, a Defensora Pública, Glauce Franco, e um grupo de estagiárias, começaram a defender as mulheres vítimas de violência. Elas prestavam assistência jurídica. Essa iniciativa tornou-se o “plano-piloto” da delegacia feminina.
Segundo a encarregada do Projeto da Delegacia de Mulheres, Diva Mucio Teixeira, a violência contra as mulheres aumentava cada vez mais. Só no ano de 1981, 800 homens mataram suas esposas ou companheiras, alegando legítima defesa da honra.
Ainda naquele mês, o secretário de Justiça, Vivaldo Barbosa, começou a examinar o projeto de lei, a Delegacia de Defesa da Mulher, criado pelo deputado Eurico Neves (PTB/RJ). O projeto foi inspirado na delegacia especializada que existia em São Paulo. A criação da unidade tinha como objetivo impedir que as mulheres continuassem se submetendo a situações constrangedoras sempre que procuravam a polícia em busca de ajuda. De acordo com o deputado, muitas vezes as mulheres ao serem atendidas por homens não tinham suas queixas devidamente analisadas.
Em outubro daquele ano, surgiu o plano precursor da Deam, o Centro Policial de Atendimento a Mulher (CEPAM). O projeto tinha como base atender a todas as mulheres, fazer uma avaliação de suas queixas e, quando necessário, abrir inquérito. As escreventes, escrivães e assistentes sociais dariam orientação às mulheres também em caso de desquite, divórcio, direitos adquiridos e encaminhariam às Varas de Família.
Fonte: Página Oficial PMSG