Prefeitura promove curso de educadores sociais

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo formou, na noite de ontem, 43 alunos no curso de educador social para a Rede de proteção a população em situação de rua. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no auditório do anexo da Prefeitura, sede da SMDS.

Esta foi a 3º edição do curso, que ensina como os educadores devem atender os moradores de rua, a forma correta de encaminhá-los aos tratamentos médicos e psicológicos adequados e como apoiá-los para sua reintegração à sociedade.
Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gilberto Barreto, os habitantes de rua são um tema que exige o envolvimento de vários atores sociais para sua resolução: “a filosofia do curso desperta um novo olhar social, faz com que as pessoas entendam porque os desabrigados estão na rua e quais são os motivos que os levaram a tal situação”.
Após sua formação, os educadores estão preparados para atuar na Rede de proteção do município que é composta por 18 instituições, entre igrejas evangélicas, católicas, centros espíritas e abrigos, que desempenham o trabalho de acompanhamento social de residentes de rua.
O curso, realizado uma vez a cada semestre, tem duração de quatro semanas e acontece aos sábados, das 9h às 17h. Qualquer munícipe pode participar. Para realizar a inscrição basta se dirigir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Salvatori, nº 102 – Centro.

Fonte: Página Oficil PMSG

Baia de Guanabara para gonçalense ver

Em parceria com o Instituto Baía de Guanabara, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trouxe para São Gonçalo a exposição “Nascentes da Baia de Guanabara”. Ao todo, são 12 painéis com as figuras da Baia de Guanabara, expostos no segundo andar do prédio do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão). Quem quiser conferir os trabalhos apresentados na exposição tem até o dia 30 de junho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Oswaldo Baliano, é importante que a população conheça as nascentes que ainda existem: “conscientizar as pessoas quanto à necessidade da preservação ambiental é o que faz a diferença. Ainda existe muita natureza para ser conservada”.

Fonte: Página Oficial PMSG

Confecção do tapete de Corpus Christi em São Gonçalo

Fiéis passam a madrugada confeccionando o tapete de Corpus Christi em São Gonçalo
Na noite de ontem (22/06), desde às 21h, vários fiéis empunharam suas pás, colheres de pedreiros, baldes, as próprias mãos e o coração para tingir o sal na confecção do tapete de Corpus Christi em São Gonçalo, o maior religioso da América Latina. Entre orações, preces e louvores, as pessoas trabalharam e seguiram por toda a madrugada para deixar tudo pronto para a celebração da Eucaristia hoje (23/06), a partir das 8h.
A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, caminhou pela rua, cumprimentou as pessoas enquanto admirava os desenhos que aos poucos começavam a ser montados. Ao todo, são 231 tapetes que servem de caminho para os devotos, durante a procissão.
“Agradeço a Deus por ser prefeita dessa cidade e poder participar desse momento tão especial. O melhor de tudo é poder ver tantas pessoas reunidas oferecendo um pouco do seu tempo para servir a Deus e ao próximo”, declarou a prefeita.
A confecção dos tapetes foi realizada em trecho que compreende as ruas Cel. Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha, vias principais que cortam o centro da cidade. Os painéis foram produzidos com serragem (cerca de 100 kg), borra de café, 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco) e 2.400 litros de xadrex. No fim da manhã, o resultado é nada menos que o maior tapete religioso da América Latina. A previsão de ocupação dos painéis é de 1.900 metros, somando os trechos das três vias.
Para Denise Costa, 50 anos, 11 confeccionando tapete de Corpus Christi, é uma emoção diferente a cada ano. “É o dia que você vê a unidade da igreja com tantas pessoas juntas reunidas, em um mesmo propósito, que é o amor a Jesus Sacramentado”, finalizou a guia de Turismo.

Fonte: Página Oficial PMSG

Corpus Christi emociona em São Gonçalo

Valorizando as tradições culturais da cidade, a Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Arquidiocese de Niterói, comemora o sucesso na realização da procissão de Corpus Christi, hoje (23). Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao evento. Em São Gonçalo, o evento religioso – também presente em diversos outros municípios – se tornou conhecido em todo Brasil por aliar religiosidade e arte, por meio da confecção de centenas de painéis sobre o tema. Neste ano, foram produzidos 231. A festa gonçalense dá origem ao maior tapete religioso da América Latina, com extensão aproximada de dois quilômetros.
Na visão do secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney Ribeiro, o evento é uma bela demonstração de fé, porém, também expressa a forte influência que a arte incide sobre a população gonçalense. “São Gonçalo é uma cidade artística e o tapete de Corpus Christi ressalta mais uma prova disso a cada ano”, definiu Carlos Ney.
No mesmo tom, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, ressaltou a importância da cidade nesta comemoração. “Hoje o Corpus Christi de São Gonçalo é considerado um marco do estado. Um momento em que se reúnem diversas comunidades da igreja católica e que já faz parte da nossa cultura religiosa. Temos o maior tapete de sal da América Latina e, por isso, São Gonçalo se tornou referência nacional”, observou Adolpho Konder, que também esteve no evento.
Assim como nos anos passados, a participação da população superou as expectativas dos organizadores, enchendo as ruas do Centro de São Gonçalo com expressões, gestos e mensagens de fé. “Os esforços conjuntos entre as secretarias da Prefeitura asseguraram uma organização muito boa, que ofereceu segurança e bem estar aos fiéis durante o evento”, avaliou o secretário Carlos Ney.
A missa campal foi celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena. Logo após começou a procissão, sobre o tapete que reuniu 231 painéis, com imagens e mensagens de paz. O tapete foi abrigado em trecho que compreende as ruas Cel. Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha, vias principais que cortam o centro da cidade.
Para produzir os painéis, os grupos paroquiais utilizaram cerca de 100 kg de serragem, borra de café, 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco) e 2.400 litros de xadrex. A ocupação do solo foi de, aproximadamente, dois quilômetros.
Além de ser uma das mais fortes manifestações de fé do Brasil, a iniciativa da Prefeitura, junto com a Arquidiocese de Niterói, reforça a preservação das expressões culturais e turísticas no município.
Esforços conjuntos – As secretarias mobilizadas para o evento foram Cultura e Turismo, Educação, Desenvolvimento Social, Transporte (Guarda Municipal), Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, Comunicação e Planejamento. Também atuaram a Fundação de Artes de São Gonçalo e o Gabinete da prefeita.

Fonte: Página Oficial PMSG

São Gonçalo ganha prevenção de câncer de mama

Depois de anunciarem a liberação de R$ 1,4 milhão pelo governo federal para a implantação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) em São Gonçalo até o fim do ano, a prefeita Aparecida Panisset (PDT) e o secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, inauguraram um novo setor do Hospital da Mulher Gonçalense, no Zé Garoto. Ontem, os dois entregaram à população o ‘Centro da Mama’, que possui estrutura para a realização de exames clínicos, mamografia, ultrassom e biópsia, além da promoção de palestras para conscientizar as mulheres da prevenção do câncer de mama.
Emocionada, a chefe do Executivo reafirmou que a inauguração do ‘Centro da Mama’ é uma prova do seu compromisso para humanizar o atendimento médico na rede municipal.
“Inicio esse momento com meu coração cheio de alegria. O nosso maior objetivo é resgatar a cidadania de um povo cansado de sofrer e pra isso não medimos esforços. Vamos salvar vidas e vida não tem preço”, ressaltou a prefeita.
Cronograma - De acordo com o secretário municipal de Saúde’, o ‘Centro da Mama está seguindo o cronograma de inaugurações que ficaram pendentes desde a sua saída da secretaria em 2010 para reeleger-se deputado estadual.
“Com a abertura do Centro da Mama vamos diminuir o índice de casos de câncer de mama em nosso município. Atualmente fazemos 500 exames de mamografia por mês. Com o novo serviço, iremos dinamizar este tipo de atendimentos médico”, declarou Márcio Panisset.
Fila - Márcio Panisset disse que o ‘Centro da Mama’ tem um convênio direto com o Inca, que evitará as gonçalenses enfrentem filas para serem atendidas.



CONVITE

Palestra do EMPRETEC – “O Caminho do Sucesso”

O SEBRAE/RJ – SÃO GONÇALO, convida você, empresário ou futuro empreendedor para a palestra “O Caminho do Sucesso” para lançamento do EMPRETEC 2011, um projeto desenvolvido por especialistas na área de comportamento humano, dotado de metodologia diferenciada capaz de aumentar o desempenho de empresários e estimular o potencial empreendedor dos que pretendem iniciar um negócio. Assistindo a esta palestra, você terá a oportunidade de conhecer um programa que pode aumentar o seu potencial e ampliar as suas chances de êxito, como empreendedor e como empresário de sucesso. Trata-se de um programa totalmente diferente, onde prova que o seu COMPORTAMENTO diante dos seus negócios é mais importante do que grau de escolaridade, nível social, sexo ou capacidade de investimento.  Data:  29 de junho de 2011 Horário: 19h.Local: Avenida Presidente Kennedy, 721 – Estrela do Norte – São Gonçalo – RJ.          Centro Cultural Joaquim Lavoura – Lavourão (auditório) ao lado do SESC – São Gonçalo  Participação Gratuita  /  Vagas Limitadas