Corpus Christi emociona em São Gonçalo

Valorizando as tradições culturais da cidade, a Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Arquidiocese de Niterói, comemora o sucesso na realização da procissão de Corpus Christi, hoje (23). Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao evento. Em São Gonçalo, o evento religioso – também presente em diversos outros municípios – se tornou conhecido em todo Brasil por aliar religiosidade e arte, por meio da confecção de centenas de painéis sobre o tema. Neste ano, foram produzidos 231. A festa gonçalense dá origem ao maior tapete religioso da América Latina, com extensão aproximada de dois quilômetros.
Na visão do secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney Ribeiro, o evento é uma bela demonstração de fé, porém, também expressa a forte influência que a arte incide sobre a população gonçalense. “São Gonçalo é uma cidade artística e o tapete de Corpus Christi ressalta mais uma prova disso a cada ano”, definiu Carlos Ney.
No mesmo tom, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, ressaltou a importância da cidade nesta comemoração. “Hoje o Corpus Christi de São Gonçalo é considerado um marco do estado. Um momento em que se reúnem diversas comunidades da igreja católica e que já faz parte da nossa cultura religiosa. Temos o maior tapete de sal da América Latina e, por isso, São Gonçalo se tornou referência nacional”, observou Adolpho Konder, que também esteve no evento.
Assim como nos anos passados, a participação da população superou as expectativas dos organizadores, enchendo as ruas do Centro de São Gonçalo com expressões, gestos e mensagens de fé. “Os esforços conjuntos entre as secretarias da Prefeitura asseguraram uma organização muito boa, que ofereceu segurança e bem estar aos fiéis durante o evento”, avaliou o secretário Carlos Ney.
A missa campal foi celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena. Logo após começou a procissão, sobre o tapete que reuniu 231 painéis, com imagens e mensagens de paz. O tapete foi abrigado em trecho que compreende as ruas Cel. Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha, vias principais que cortam o centro da cidade.
Para produzir os painéis, os grupos paroquiais utilizaram cerca de 100 kg de serragem, borra de café, 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco) e 2.400 litros de xadrex. A ocupação do solo foi de, aproximadamente, dois quilômetros.
Além de ser uma das mais fortes manifestações de fé do Brasil, a iniciativa da Prefeitura, junto com a Arquidiocese de Niterói, reforça a preservação das expressões culturais e turísticas no município.
Esforços conjuntos – As secretarias mobilizadas para o evento foram Cultura e Turismo, Educação, Desenvolvimento Social, Transporte (Guarda Municipal), Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, Comunicação e Planejamento. Também atuaram a Fundação de Artes de São Gonçalo e o Gabinete da prefeita.

Fonte: Página Oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário