Estudantes vão às urnas em São Gonçalo

Quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TRE desenvolve projeto Eleitor do Futuro no Colégio Santa Mônica

Estudantes do Colégio Santa Mônica em São Gonçalo participam nesta quinta-feira (26/08/2010) de uma eleição simulada, dentro do projeto modelo Eleitor do Futuro desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). A iniciativa tem direito à propaganda política, fiscalização e até votação com urna eletrônica idêntica as que serão usadas em outubro. Cinco chapas foram formadas pelos alunos que representarão os partidos: Vida e Saúde; Liberdade, Respeito e Dignidade; Esporte e Lazer; Profissionalização e Proteção no Trabalho; Educação e Cultura.

Após participarem de palestras feitas por representantes do TRE, com orientações sobre as regras do projeto e destacando o objetivo de ensinar noções de cidadania e democracia, os alunos desenvolveram a propaganda eleitoral com as propostas de cada candidato. Um equipe ficou responsável pela fiscalização.

Nesta quinta-feira, a partir das 13h45, haverá treinamento com os alunos que atuarão como mesários. Já das 14h30 às 15h10, será promovido um debate com os cinco candidatos. A eleição com uso da urna eletrônica adaptada especialmente para os candidatos do colégio vai das 16 às 17 horas. Em seguida, começa a apuração dos votos e divulgação dos resultados.

Durante o projeto, os professores das diversas disciplinas trabalharam em sala de aula temas como cidadania, democracia, direitos e deveres. De acordo com o diretor do colégio, José Robson de Almeida, o projeto está ajudando a despertar uma visão política nos jovens.

“Com isso, deixaremos também um legado para as famílias, já que o jovem é um grande multiplicador de idéias”, comentou.

PROGRAMAÇÃO
13h45 treinamento com os mesários
14h30 às 15h10 (40 min) Debate
15h10 às 16h (50 min) Entrega dos títulos de eleitor
16h às 17h (60 min) Oficina - votação
17h às 17h20 Avaliação da campanha eleitoral
17h20 às 17h40 Divulgação dos resultados

ENDEREÇO: Av Paula Lemos, 298 – Mutua - São Gonçalo -

Telefone do Colégio: 3119-0248