Adolpho Konder destaca parceria com sociedade na posse do Conselho de Assistência Social

Segunda feira, 01 de Fevereiro de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, tomou posse, junto a outros 17 representantes, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) na sexta-feira (29/01), na Faculdade Universo, no bairro Trindade, para o biênio 2010/2011. Ele agradeceu o apoio do CMAS no primeiro ano de sua gestão – assumiu a Secretaria em janeiro de 2009 – e disse a parceria será mantida para criar ações em prol da melhoria de vida dos cidadãos carentes da cidade.

Segundo Konder, são grandes os desafios sociais na cidade por conta da pequena receita da prefeitura. Para ele, o diálogo permanente com os conselheiros será fundamental para fazer de São Gonçalo um município mais humano.

– O apoio da sociedade civil é importante para o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Estamos fazendo um levantamento na cidade para garantir a acessibilidade dos deficientes. Também instalamos o posto do Programa Passe Livre no anexo da prefeitura, em Alcântara, e já entregamos 4.856 riocards aos idosos e 2.313 aos portadores de deficiência – destacou o secretário, que também ressaltou as realizações dos fóruns municipais para os moradores em situação de rua e deficientes físicos.

O vice-prefeito Jorge Aranha afirmou que São Gonçalo é referência para o Estado por conta do trabalho social realizado na cidade. O vereador José Antônio Machado, que representou a Câmara Municipal; e o presidente da CMAS, Hélio Camilo, também participaram da mesa.

Conselheiros para o biênio 2010/2011

O Conselho Municipal de Assistência Social é formado por 18 representantes, metade do governo e a outra parte da sociedade civil organizada. Eles foram eleitos durante a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizado em agosto do ano passado, no Sesc/SG. Confira a lista:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Adolpho Konder (titular) e Sérgio Reimol (suplente); Pedro Veiga (titular) e Silvana Santana (suplente); Olivia Ribeiro (titular) e Maria Betania Gomes (suplente); Francisco Gilberg (titular) e Neide Lúcia Guimarães (suplente).

Secretaria Municipal de Fazenda – Elisangela Ferreira (titular) e Katia Lima (suplente).

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo – Vagner Mota Chaves (titular) e Mauri Cunha (suplente).

Secretaria Municipal de Saúde – Osmar Bria (titular) e Carlos Arthur (suplente).

Gabinete da prefeita – Monica Melo (titular) e Willian Pereira (suplente).
Câmara de Vereadores – Rita de Cássia Barcelos (titular).

Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (Abrae) – Angélica Maria Machado (titular) e Maria Neves (suplente).

Assistência e Apoio a Criança – Ocimar Ribeiro (titular) e Antônio Carlos da Silva (suplente).

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) – Maria Aparecida Boechat (titular) e Conceição Fernandes (suplente).

Associação de Moradores do Lixão e adjacências – Hélio Camilo (titular) e Marilza Dias da Costa (suplente).

Centro Ativo de Programas Sociais – Elisabeth dos Santos (titular) e Sueli de Matos (suplente).

Centro de Atenção a Atendimento a Aids – Flávia Fabiana da Silva (titular) e Francine de Souza Dias (suplente).

Centro de Assistência Social Integral (Cenasin) – Alcir Duque Estrada (titular) e Heloisa Helena Duque Estrada (suplente).

Movimento de Mulheres de São Gonçalo – Oscarina Souza Siqueira (titular) e Camila de Souza (suplente).

Liga Gonçalense de Desportos – Capitulino Gomes (titular) e Joselir de Souza Conceição (suplente).


Fotos: Reynaldo Félix.