Feira Nordestina de São Gonçalo aporta na Praça do Bandeirante dias 3 e 4

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009

Após o sucesso na primeira edição, quando mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento, o Projeto Flor do Nordeste, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), volta neste fim para a Praça do Bandeirante, que fica na Rua Joaquim Laranjeiras. A feira nordestina de São Gonçalo começa ás 12h de sábado, dia 3, e só encerra a meia noite de domingo (04/10). Serão 36 horas de muito show de forró, concursos de dança, vendas de pratos típicos, como sarapatel, carne de sol e muito mais, além de artesanato e produtos da região.

O secretário Adolpho Konder, presente em todas as edições do projeto, frisa que, além de oferecer lazer e confraternização para essa comunidade que ajuda a construir o desenvolvimento e a história de São Gonçalo, os nordestinos podem encontrar na feira uma oportunidade de trabalho.

– Hoje já são quase 100 famílias que trabalham nas barracas da feira, retirando seu sustento de forma digna e merecida – destaca Konder.

Equipes da SMDS de São Gonçalo serão qualificadas para atender deficientes auditivos

Melhorar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, beneficiadas pelos programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo. Com este objetivo, as equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vão fazer um curso de Libras, no SESI-SG. As aulas de linguagem dos sinais serão realizadas aos sábados, das 9h às 12h. O curso, que começa neste sábado, dia 3, e vai até o dia 12 de dezembro, é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com a SMDS.

O SESI fica na Rua Doutor Nilo Peçanha, 134, no Centro.

Adolpho Konder festeja Dia Nacional do Idoso com beneficiários dos programas sociais

Os idosos de São Gonçalo tiveram um dia especial nesta quinta-feira (01/10). Todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizaram diversas atividades para festejar o Dia Nacional do Idoso. No anexo da prefeitura, em Alcântara, o secretario Adolpho Konder participou da comemoração e entregou os passes livres e o Estatuto do Idoso aos maiores de 60 anos.

Além de receber os cartões de gratuidade para o transporte público, os beneficiados tiraram dúvidas sobre a utilização do passe livre e conheceram os serviços oferecidos pela Secretaria como o Amigo na Linha, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Próximo Passo (ex-Planseq), Programa Bolsa Família, CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Projeto Flor do Nordeste, Defesa do Consumidor, entre outros.

– A gente busca nesses eventos da Secretaria passar informações sobre os nossos serviços. Estamos sempre qualificando a nossa equipe para atendê-los cada vez melhor – frisou Adolpho Konder, que convidou os presentes para o 2º Baile do Idoso, que será realizado no dia 23 deste mês, às 18h, no anexo.

Com muita energia, os alunos da Terceira Idade do CRAS Guaxindiba fizeram uma apresentação de ginástica. Logo em seguida, a assistente social do CREAS, Natália Palmar, falou sobre o serviço de Orientação e Apoio Especializado a Pessoa e Famílias Vítimas de Violência. No final, aconteceu uma confraternização entre os presentes.

Flores para os idosos

Nos 11 CRAS espalhados pela cidade, os maiores de 60 anos assistiram a palestras sobre diversos temas como “Atividade física como qualidade de vida”, “Bem-estar na Terceira Idade”, entre outras, e se confraternizaram com as equipes. No núcleo Santa Isabel, nutricionistas e professores de Educação Física falaram sobre alimentação saudável e realizaram aulas de ginástica. Ainda foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial. Em Vista Alegre, os maiores de 60 anos também receberam flores

E os eventos para os idosos não param por aí. Além do 2º Baile da Terceira Idade, no dia 23, o CRAS Jardim Catarina realizará, dia 8, uma palestra com a psicóloga Tânia Vieira sobre “Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na Terceira Idade”.