Ouvidoria põe em prática intercâmbio para otimizar atendimento à população



Ouvir a voz do cidadão faz toda a diferença para manter um governo de qualidade. Pensando nisso, representantes da Ouvidoria Geral da Prefeitura de São Gonçalo estão fazendo visitas a outras ouvidorias, de órgãos públicos e privados, para trocar experiências e informações, com o intuito de enriquecer o serviço prestado. Até o momento, o contato já aconteceu com as ouvidorias do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ), Prefeitura de Itaboraí, Tribunal de Justiça (TJ/RJ), Detro e, na última quarta-feira (14/09), foi à vez da Fetranspor.
Ailton Barreto, coordenador da Ouvidoria da Prefeitura de São Gonçalo, contou que a ideia surgiu há dois anos, durante um curso de ouvidoria da Saúde, realizado na Prefeitura do Rio. “Nesse curso, havia profissionais de ouvidorias de todo o país. A partir desse contato integrado, nasceu a iniciativa de visitar outras organizações. Essa troca de conhecimento está nos permitindo prestar um atendimento com a melhor qualidade possível”, disse o coordenador.
Utilizando a bagagem adquirida desde que começou a realizar os encontros, a ouvidoria promoveu um treinamento de atendimento para os funcionários do setor, com o objetivo de capacitá-los e inserir na rotina de trabalho técnicas para agilizar o funcionamento.
A demanda da Ouvidoria da Prefeitura é bastante diversificada e engloba, principalmente, temas relacionados à infraestrutura e serviços públicos, registrando cerca de 1.200 atendimentos por mês. No setor trabalham seis funcionários prestando atendimento presencial, por telefone e recolhendo as solicitações via internet, disponibilizadas no site da Prefeitura (www.pmsg.rj.gov.br).
Uma vez recebida à demanda do cidadão, a Ouvidoria a encaminha para os órgãos responsáveis na Prefeitura e os notifica sobre o problema, procurando descobrir suas causas e analisar suas repercussões.
fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário