5º encontro do Mova Brasil reúne representantes de três municípios

Nesta terça-feira, 13/09, aconteceu, nas dependências do Centro de Integração de São Gonçalo (Cisg), o 5º encontro de educandos do projeto Mova Brasil, programa da Petrobras em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, que promove a alfabetização de jovens e adultos, a partir de 15 anos. Sete monitores e dez educandos de São Gonçalo participaram do evento, além de representantes dos municípios de Itaboraí e Cachoeira de Macacu.
Durante o evento, houve palestras, discussões metodológicas, entre os grupos de trabalho e apresentações culturais. A ideia central do encontro foi promover, exatamente, essa interação entre os participantes, além de trazer à tona temas que potencializem a implementação de políticas públicas que garantam a continuidade do projeto.
“Educação é um direito de todos e o Mova Brasil foi criado para assegurar esse direito. Entendemos que é muito importante fazer movimentos para erradicar o analfabetismo, por isso, inserimos o programa na Secretaria”, afirmou a secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia Carvalho. “Oferecer mais uma oportunidade a quem precisa é imprescindível, mas é a vontade de cada um que movimenta as ações. Por isso, parabéns a todos, vocês fazem parte do sucesso do trabalho”, finalizou.
Além de alfabetizar, o objetivo do projeto é inserir noção de cidadania aos estudantes. Os profissionais envolvidos são capacitados para promover a inclusão social dos alunos através do conhecimento de seus direitos e deveres e da formação de uma consciência social, incentivando os indivíduos em práticas que podem favorecer as comunidades onde vivem.
Adusinea Mendonça, 56 anos, é dona de casa e faz parte do projeto desde março de 2001. Inicialmente, Adusinea não teve interesse em participar, mas depois de ser alfabetizada, ela teve a plena consciência de que, a partir de agora, pode alcançar voos maiores. “Minha vida mudou. O encontro nos incentiva a querer saber mais e, confesso, aprender é muito bom”, contou entusiasmada.

fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário