Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo faz ação para acolher pessoas das ruas


Para reduzir o número de pessoas vivendo nas ruas da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo montou um posto de atendimento na Praça Carlos Gianelli, em Alcântara. Equipes da Abordagem, Triagem e Acompanhamentos de Pessoas em Situação de Rua (Atria), com apoio da Guarda Municipal, fazem a reinserção familiar, encaminham estes cidadãos para as cidades de origem ou para um abrigo conveniado com a Prefeitura, que fica em Monjolos.

A ação, iniciada na última segunda-feira (13/07), acontece das 10 às 17 horas, até o próximo dia 24. Ao serem abordadas, as pessoas são encaminhadas para tomar banho e cortar o cabelo em um espaço cedido pela Primeira Igreja Batista da Trindade. Em seguida, são alimentadas na Cozinha Comunitária do bairro. Eles também ganham um kit higiene (sabonete, escova de dente, pasta de dente, toalha, roupas íntimas, barbeador e adsorvente), calças e camisas. A Secretaria ainda faz emissão de documentos e encaminha para serviços de saúde.

Com dois dias de atividade, cinco pessoas - três do bairro Pacheco, uma do Rocha e outra de Santa Luzia - já foram encaminhadas para suas famílias. Um homem, que estava nas ruas há cinco meses, foi levado para o abrigo, no bairro de Monjolos. Além disso, as equipes da Secretaria também receberam quatro denúncias de pessoas em situação de rua e encaminharam outras sete para higiene pessoal e alimentação.

Segundo a assistente social e responsável pelo Atria, Dianne Arrais, este é um projeto piloto que será realizado por duas semanas no bairro. A idéia, ressalta Arrais, é expandir esta ação para outras localidades do município.

– No primeiro dia, fizemos três reinserções familiares, o que geralmente leva um mês para acontecer. O fato de estar nas ruas, perto da população sensibiliza muito mais – frisa, acrescentando que a maior parte das denúncias (42%) é de pessoas em situação de rua, em Alcântara.

Arrais disse ainda, que a Secretaria fez uma parceria com as instituições religiosas e filantrópicas do município para ajudar nos atendimentos. Quem quiser doar roupas usadas pode deixar na sede da Secretaria, que fica no anexo da Prefeitura, à Rua Uriscina Vargas, 36, em Alcântara. Mais informações pelo telefone 2603-9317.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário