SINE DE ALCÂNTARA CERTIFICA 1ª TURMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Pioneira nesse tipo de atividade, o Sine de Alcântara – Casa do Trabalhador Leonel Brizola – uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Ministério do Trabalho, certificou nesta sexta-feira (10), a primeira turma formada nos cursos de Técnico de Vendas e Telemarketing.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e diretor do Sine de Alcântara, Henrique Porto, a idéia surgiu a partir da necessidade que o mercado de trabalho exigia e da carência de mão de obra especializada para ocupar tais cargos.
“Nunca nenhum outro Sine do Estado, abriu suas portas para oferecer cursos de qualificação profissional. Queremos ter este diferencial: não só o de intermediar mão de obra, mas o de encaminhar ao mercado de trabalho, um candidato pronto e capaz para exercer a sua função”, declarou Porto.
As aulas que começaram no mês de Abril com carga horária de 20 horas, receberam 60 alunos. Parte deste número não chegou a concluir o curso. O motivo é que muitos, antes mesmo do seu término, conseguiram uma vaga de trabalho. Trinta e nove se formaram e têm no Sine uma grande expectativa de também ingressarem no mercado de trabalho.
É o caso da cuidadora de crianças, Kátia da Silva Santos, de 26 anos. Há muito tempo desempregada formalmente, Kátia, que concluiu o curso de técnico de vendas, pretende agora, melhorar de vida.
“Durante as aulas, aprendi em como lidar com um cliente, atender ao telefone, enfim, tudo que é preciso para cativar e conquistar o cliente. Espero agora, através do Sine, conseguir um bom emprego, com carteira assinada e assim, melhorar de vida”, concluiu Kátia.
Os cursos não tiveram nenhum custo para a Prefeitura de São Gonçalo. Todo o material didático foi doado e os professores, voluntários. Gleise Oliveira foi um deles. Formada em Direito, Turismo e Administração, a professora ministrou o curso de Técnico em Vendas e conta que o resultado foi bastante satisfatório.
“Foi motivador ver tanta gente interessada em aprender e a melhorar de vida. Muitos alunos já tinham parado de estudar a um bom tempo e, viram no curso, uma oportunidade de aprimorar conhecimentos e de abrir novos caminhos para a empregabilidade”, contou Gleise.
A iniciativa deu tão certa, que Henrique Porto já pensa em novos cursos. Segundo ele, daqui a mais duas semanas, outras vagas serão abertas. Os cursos ainda são um segredo, mas com certeza serão dados com qualidade, com uma equipe especializada e certificados pelo Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho.

Fonte: Página Oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário