Até onde vai a nossa esperança?

Eu já cantei “vai dar tudo certo”. Em minhas palestras , antecipei grandes reviravoltas na vida de meus ouvintes. Mas, com o passar do tempo, percebi que apesar de toda a minha boa vontade, tais guinadas não aconteciam com a frequência que eu desejava. Nem tudo dava certo! Pastores amigos agonizaram, carcomidos de câncer. Outros foram à bancarrota. Não vou nem mencionar os casamentos que celebrei e que terminaram em divórcio. Confesso minha infantilidade: repeti jargões ufanistas, sem critério.
Percebo que não estou só. Políticos, conferencistas motivacionais, assim como líderes religiosos, adoram repetir frases de efeito - que, na verdade, só servem para fortalecê-los. Infelizmente, as consequências são desastrosas. Mulheres azedaram na vida porque alguém prometeu que Deus (ou Santo Antônio) traria um marido “no tempo certo”. Empresários se desesperaram porque alguém assegurou que “o Senhor não permite que seus filhos fracassem nos negócios”. Pais e mães perderam a fé porque jamais cogitaram que um câncer “seria permitido” em uma família piedosa e obediente.
É comum ver pessoas acorrentadas a promessas que “um dia vão chegar” - mas que não chegam nunca; Nada como o dia a dia para arrasar com os discursos triunfalistas. Crianças agonizam com diarréia nas favelas; faltam ambulâncias nas periferias para salvar os infartados; Quem ganha? As revistas de fofoca com seus conselhos de auto-ajuda.
Reconheçamos: a vida de muitos simplesmente não vai dar certo. A estrutura econômica não permite que multidões subam a escadaria da inclusão social. Homens adoecerão sem conseguir recuperar suas empresas; mulheres não vão sair do lugarejo que lhes asfixia; rapazes, que sonhavam em jogar futebol na Europa, terão que se contentar com o saláro de balconista.
Não se deve desprezar a realidade em nome da esperança. Não se deve perpetuar fantasias em nome do otimismo. Sou pastor, pregador , mas não tenho o direito de me descolar da existência concreta que as pessoas enfrentam todos os dias.
Por isso, assumo um compromisso com a verdade. Estou abraçado à verdade que o cotidiano impõe. Acredito que só promoverei a liberdade se ensinar o meu próximo a olhar a realidade sem enganos. – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”.A verdade é que se a nossa “esperança em Cristo se limitar apenas a esta vida, nós somos os mais infelizes de todos os homens”. O Evangelho da Vida tem que se mostrar vitorioso não sobre “minhas contas a pagar”, mas no meu enfretamento da morte como coisa já vencida.

Contato: pastoredson@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário