Hoje é dia de Beleza na Praça em São Gonçalo

Quarta-feira, 31 de março de 2010

A Praça Luiz Palmier, no Centro de São Gonçalo, será palco nesta quarta-feira, dia 31 de março, de um evetno de beleza e saúde. O Projeto Beleza na Praça, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, oferecerá às mulheres gonçalenses gratuitamente limpeza de pele, avaliação capilar, corte de cabelo, brindes, aferição de pressão e noções de saúde.

De acordo com o secretário Adolpho Konder, o Beleza na Praça tem como objetivo levantar a auto-estima de mulheres, mães, donas de casa e profissionais que, no corre-corre do dia a dia, não têm tempo para se cuidar.

O evento que acontece das 9 às 17 horas, conta com parcerias essenciais como Bioextratus, Niele, Perfumaria kenedy, Drogaria Galant e Racco.

São Gonçalo e Arquidiocese de Niterói acertam parceria

Terça-feira, 30 de março de 2010

A Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo e a Arquidiocese de Niterói vão anunciar uma parceria no próximo dia 31. Segundo o secretário Adolpho Konder, o acordo permitirá aos agentes de pastorais das paróquias encaminhar as famílias assistidas para os programas sociais da secretaria.

Homenagem na Câmara de São Gonçalo

A Câmara Municipal de São Gonçalo vai homenagear o diretor-presidente do Laboratório B. Braun, cuja filial brasileira está sediada na cidade. Ludwig Georg Braun receberá o título de cidadão gonçalense. A iniciativa foi do vereador José Antônio Machado (PSDB).

Fonte: Jornal O São Gonçalo.

Ato Público pela Campanha da Fraternidade 2010

Sexta-feira, 26 de março de 2010


ATO PÚBLICO


Campanha da Fraternidade 2010
Tema: Economia e Vida

Ato Público pela Campanha da Fraternidade 2010

O encontro será nesta quarta-feira, dia 31 de março, no Salão do Abrigo Cristo Redentor, no Centro, a partir das 18 horas.

Presenças confirmadas do bispo-auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Ferreria Paz; da prefeita Aparecida Panisset, do secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, demais secretários municipais, vereadores, lideranças religiosas e de diversos setores da sociedade e população em geral.

Toda a sociedade gonçalense está convidada.
Sua presença é fundamental!
Ajude a divulgar.


LOCAL: Abrigo Cristo Redentor - Rua Dr Nilo Peçanha, 320 - Centro, SG

JUSTIFICATIVA

Com o tema Economia e Vida e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24), as Igrejas Cristãs no Brasil, presentes no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, promovem a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010.
O município de São Gonçalo, na figura de sua prefeita Aparecida Panisset, do secretário Adolpho Konder, demais autoridades e da sua população em geral, sente-se movido a realizar este Ato Público de louvor à iniciativa do CONIC, em especial da CNBB, representada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, dom Roberto Ferreria Paz.

O ato também representa a gratidão do povo gonçalense às igrejas do CONIC por proporcionarem tão rico tema de reflexão e convite à ação, visando a justiça social e a promoção da vida e da cidadania.

Esta é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica e tem como objetivo geral: “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas
Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

Segundo o texto-base, é necessário conclamar a todos e todas para construir uma nova sociedade, educar essa mesma sociedade afirmando que um novo modelo econômico é possível, e denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a economia esteja a serviço da vida.

Que este ato público demonstre concretamente o esforço que todos que aqui estão presentes desenvolvem no sentido de realizar o projeto do Reino de Deus na vida das pessoas, visando um mundo mais justo e fraterno.

Que a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 nos estimule a compreender e vivenciar os valores do Reino de Deus, a acreditar que uma nova sociedade mais justa e solidária é possível, e a construir um modelo econômico em que a vida esteja em primeiro lugar.

Beneficiários do Bolsa Família recebem informações sobre cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo promoveu na manhã desta sexta-feira encontro para famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Neves.

De acordo com o secretário Adolpho Konder, o encontro teve por objetivo reunir em torno de 1000 famílias, para fornecer informações sobre os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, sobre os demais programas da SMDS e noções de educação e saúde.

Secretaria de Desenvolvimento Social entrega Transporte Cidadão

Quinta-feira, 25 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, entrega na manhã desta quinta-feira, 25 de março, o Transporte Cidadão à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (Apada) de São Gonçalo, a partir das 11 horas. O veículo tem por objetivo facilitar o acesso ao tratamento de crianças e adolescentes com dificuldades de locomoção, cadeirantes, moletantes e quem se locomove com andador.

O Transporte Eficiente busca o paciente e o acompanhante em casa, levando até as instituições de tratamento, aguardando o inicio e o fim do tratamento. Os motoristas são orientados por uma fisioterapeuta sobre a forma correta de transportar e ajudar os passageiros ao longo do trajeto.

A partir das 16 horas, o secretário Adolpho Konder também fará a entrega do Transporte Cidadão ao Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo (CADVISG).

Adolpho Konder e Prefeita lançam o PAC SOCIAL no Salgueiro

Quarta-feira, 24 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, lançou o PAC SOCIAL no Salgueiro, no último sábado, acompanhado da prefeita Aparecida Panisset. O trabalho das equipes da secretaria consiste em visitar todas as casas e fazer um levantamento das necessidades de cada família, como cadastro no Bolsa Família, vacinação, etc.

O PAC SOCIAL acontece paralelamente às obras do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal – que, em sua primeira etapa, prevê a pavimentação em asfalto de 20 Km de ruas. Além disso, estão sendo feitas calçadas, meios-fios, drenagem, bem como a colocação das redes de água e esgoto.

A obra, que deve ser inaugurada até o final deste mês, conta com maquinário pesado e o trabalho direto de 130 homens. Segundo Adolpho Konder, o PAC SOCIAL pretende proporcionar aos moradores do Salgueiro mais do que obras de melhorias, mas sim qualidade vida e cidadania.

CASAMENTO COMUNITÁRIO REALIZA SONHO DE 23 CASAIS

O Projeto “Estruturando Famílias”, reuniu na noite desta sexta-feira (19/03), no salão de festas Rio 40º, 23 casais, que juntos disseram o tão esperado sim. O 3º Casamento Comunitário faz parte da Política de Proteção Básica à Família, da Coordenadoria de Inclusão Produtiva, da Secretaria de Desenvolvimento Social.

As noivas ganharam vestido, penteado e maquiagem, assim como os noivos, os padrinhos e as daminhas, também foram presenteados com os trajes da festa. Um juiz de paz e um pastor oficializaram a união dos casais, que já convivem há alguns anos e possuem filhos, mas que nunca tiveram a oportunidade de casar, embora esse fosse o sonho de cada um.

É o caso de Rosana Pereira de Santana, de 36 anos e João Batista, de 45, que vivem juntos há 18 anos. “Sempre tivemos o desejo de oficializar a nossa união, mas não tínhamos condições. Esse projeto nos deu a oportunidade de realizar esse sonho. Estou muito emocionada. Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, completou Rosana.

A prefeita Aparecida Panisset, grande entusiasta do projeto, fez questão de falar da sua alegria em poder participar do evento. “Cada vez que venho a um casamento comunitário, vejo a glória de Deus. Que a boa mão do Senhor, se estenda sobre cada casal e sua família”, declarou.

Para o secretário de Saúde Dr. Márcio Panisset, que também esteve presente, ao lado da prefeita, o sentimento não é diferente. “Família ainda continua sendo um projeto de Deus. E que Ele abençõe cada um de vocês, nessa nova etapa de suas vidas”, completou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, o evento só foi possível graças à amigos parceiros, comerciantes e empresários, que doaram os ítens necessários para a cerimônia.

“Nosso objetivo é trabalhar a autoestima e reestruturar as famílias gonçalenses, além de promover a cidadania. É gratificante realizar o sonho de pessoas que já vivem juntas há tanto tempo, mas que nunca puderam oficializar a união”, disse Adolpho Konder.

Os noivos e seus convidados, puderam curtir a festa, que foi oferecida após a cerimônia, ao som da Orquestra Municipal de São Gonçalo.

Estiveram presentes ao 3º Casamento Comunitário, o secretário de Saúde Márcio Panisset, a subsecretária de Desenvolvimento Social, Suely Amaral, o vereador André Abençoado, entre outros membros do Executivo Municipal.

Fotos: Reynaldo Félix.

Boas notícias para os moradores do Jardim Bom Retiro

O secretário Adolpho Konder acompanhou a prefeita Aparecida Panisset na visita aos moradores das Ruas Antônia Couto, Frei Agostinho e Júlio de Castilho, no bairro de Jardim Bom Retiro, na noite desta segunda-feira (22/03). Entre as novidades anunciadas, a prefeita destacou a pavimentação das as vias, além da nova iluminação, meios-fios e canteiros ornamentais. Todas as intervenções serão realizadas através do Programa de Obras Participativas, no qual os moradores não precisam botar “as mãos na massa”, apenas acompanhar os trabalhos das equipes da prefeitura.

Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo oferece cursos profissionalizantes gratuitos

Terça-feira, 23 de março de 2010

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo está com inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes gratuitos, em parceria com o Senac Rio. Serão oferecidas aulas de Manicure, Garçom, Mosaico e Pátina, Móveis de Peti, Maquiagem, Informática, Adereços de Carnaval, Técnicas de Cozinheiro, Confeitagem, Panificação, Prática de Escritório e Arte em pintar Tecidos.

As aulas acontecerão nos doze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), espalhados pelo município de São Gonçalo. Segundo o secretário Adolpho Konder, o objetivo é preparar o aluno para o mercado de trabalho, proporcionando aumento de sua renda e de qualidade de vida.

“A qualificação profissional é uma das prioridades da SMDS, que visa a promoção da cidadania e da dignidade da pessoa. Sabemos que o trabalho é a melhor forma de valorização pessoal. Esses cursos são resultado da bem sucedida parceria da SMDS com o Senac Rio, que vem preparando a população para o mercado de trabalho”, disse Adolpho Konder.

As inscrições podem ser feitas nos CRAS e os documentos necessários são xerox do RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3262-3601.

Adolpho Konder destaca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Domingo, 21 de março de 2010

O secretário municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, se une à população mundial para comemorar hoje o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória as vítimas do Massacre de Shaperville, um bairro sul-africano da província de Gauteng.

Adolpho Konder lembra que, em 21 de Março de 1960, o exército sul-africano atirou sobre vinte mil negros que protestavam contra a “Lei do Passe”, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam se movimentar no país. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o saldo da violência foi de 69 mortos e 186 feridos.

“Infelizmente, ainda hoje, diversas formas de discriminação racial ainda são registradas em todo o mundo, apesar de a Declaração Universal dos Direitos do Homem, implementada em 1948, pela ONU, estabelecer regras contra este tipo de crime”, afirma Adolpho Konder.

Em seu artigo primeiro, a Declaração da ONU estabelece que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Já no artigo segundo, destaca-se: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação”.

Já a Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, no âmbito da ONU, define no seu artigo primeiro que “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos - político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

“Queremos acabar com todo o tipo de discriminação em São Gonçalo e tornar esse município mais igual. Mas, para isso é importante a nossa união. Que essa não seja apenas uma data comemorativa, mas um momento de reflexão e mudança de comportamento”, destaca Adolpho Konder.

Segunda etapa da vacinação contra gripe suína começa segunda-feira

A partir desta segunda-feira (22), começa mais uma etapa de vacinação contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. Até o próximo dia 2, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e doentes crônicos poderão ser imunizados gratuitamente contra a doença.

O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informa que as pessoas com a doença devem ser vacinadas independentemente da contagem de linfócitos T CD4+ (células atingidas pelo vírus HIV).

Nos postos de saúde, os portadores do vírus não precisam revelar sua condição, por terem direito a sigilo. da doença, por existir o direito ao sigilo.

É recomendado aos vacinados não realizarem exames de carga viral ou contagem de linfócitos nas quatro semanas posteriores à imunização por haver chances de alteração dos resultados. A estimativa é de que 630 mil pessoas vivam com HIV/aids no Brasil.

Entre os doentes crônicos a serem vacinados nessa etapa estão também pessoas com menos de 60 anos com problemas de coração, pulmão, rins, fígado, câncer, diabéticos e obesos. As grávidas podem receber vacina em qualquer mês de gestação.

Os cidadãos devem estar munidos de documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Os pais devem levar o cartão de vacinação dos bebês. A meta do ministério é imunizar 80% do grupo da segunda etapa.

Segundo o ministério, grávidas em qualquer período de gestação podem receber a vacina. As crianças de 6 meses a 2 anos vão receber uma dose dividida em duas vezes, sendo que a segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. A lista de doenças crônicas inclui:

- obesidade grau 3 ou antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
- doenças respiratórias crônicas desde a infância (como fibrose cística, displasia broncopulmonar);
- asmáticos (formas graves);
- doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
- doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (como distrofia neuromuscular);
- imunodeprimidos (como pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
- diabetes mellitus;
- doença hepática (como atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
- doença renal (como insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
- doença hematológica (hemoglobinopatias);
- pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (como doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
- portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
- portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (como hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos - 22 de março a 2 de abril

Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril

Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio

Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio.

Fonte: Agência Brasil.

ASSINADO CONVÊNIO QUE VAI OFERECER VALE SOCIAL A PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS EM SG

Sábado, 20 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, assinou na manhã desta sexta-feira (19/03) o termo de parceria com a Associação Nacional de Cardiopatas e Hipertensos (ANACH) para trazer o Vale Social para São Gonçalo. O Projeto foi criado para beneficiar pacientes que, por falta de condições de arcar com as despesas de transportes, acabam interrompendo o tratamento fora do município.

O Vale Social consiste em um, cartão com direito a 20 passagens de ida e volta, para cobrir um número médio de visitas ao médico de duas a três vezes ao mês, sobrando alguns créditos para o caso de emergências, consultas extras ou ida a farmácias para a compra dos remédios.

De acordo com o presidente da ANACH em São Gonçalo, Mário César da Costa Migre, existem muitas pessoas com doenças crônicas que necessitam do tratamento em outros municípios.

"Não temos a estatística em mãos com o número de pessoas que acabam parando o tratamento de doenças crônicas no meio do caminho por dificuldades de pagar a passagem, mas sabemos que esta é uma triste realidade. Por isso, fechamos a parceria com a SMDS para minimizar o drama desses pacientes e proporcionar condições dignas de tratamento”, disse Mário César.

O secretário Adolpho Konder afirmou que o Vale Social além de beneficiar a população de São Gonçalo com o Passe Livre, também proporcionará as informações necessárias aos pacientes sobre a doença e as formas de tratamento.

“Não podemos fechar os olhos diante das dificuldades de tantas pessoas que precisam de ajuda. Faremos de tudo para facilitar a vida desses pacientes e para ajudar com todas as informações necessárias ao tratamento”, disse Adolpho Konder.

A parceria teve como grande incentivador o secretário de Saúde, Dr. Márcio Panisset, que estava preocupado com a situação dos pacientes.

"A equipe da prefeita Aparecida Panisset está empenhada em fazer tudo o que for possível para minimizar o sofrimento das pessoas que enfrentam algum problema de saúde. Cuidar da saúde do povo é nosa missão e nossa prioridade", afirmou Márcio Panisset.

Para obter o Vale Social, o paciente deve se cadastrar nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) espalhados por todo município de São Gonçalo, levando os seguintes documentos: xerox da Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do Tap e uma foto recente.

O convênio também oferecerá reuniões mensais aos usuários do Vale Social no Instituto Nacional de Cardiologia na Rua das Laranjeiras, 374 - 12°andar, RJ. Quem quiser colaborar com a ANCH, que é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com mais de 2000 associados, pode acessar o site www.anach.com.br.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3262-3714.

Fotos: Reynaldo Félix.

Moradores do Jardim Catarina recebem o PAC SOCIAL neste sábado

Os moradores do Jardim Catarina serão beneficiados com o Programa PAC SOCIAL. Neste sábado (20/03), haverá uma grande caminhada, a partir das 14 horas, para lançar o programa e apresentar as atividades técnico-sociais à população. A concentração será a partir das 13 horas, no Canteiro de Obras da Delta. Já a inauguração oficial das obras de reurbanização do Jardim Catarina será no próximo sábado, dia 27/03, também a partir das 14 horas.

O PAC SOCIAL proporciona aos moradores das áreas beneficiadas com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) visitas domiciliares das equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), que cadastradam as famílias no CadÚnico e encaminham para os programas sociais, como o Bolsa Família, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), cursos profissionalizantes, geração de trabalho e renda, além educação sanitária e noções de saúde.

“Mais do que pavimentar e levar esgoto e asfalto para o Jardim Catarina, queremos promover a qualidade de vida da população como um todo. Por isso, nossas equipes vão visitar todas as famílias e conhecer suas realidades, seus problemas e necessidades. Depois, colocaremos todos os nossos programas sociais à disposição dessa gente que tanto contribui para o engrandecimento do nosso município”, disse Adolpho Konder.

O secretário de Saúde, Dr. Márcio Panisset, também receberá as demandas dos moradores e encaminhará cada caso para a devida solução, seja para os postos de saúde, vacinação, orientações de higiene e prevenção.

“Vamos revolucionar a vida dos moradores do Jardim Catarina, proporcionando atendimento médico de qualidade, esgoto, pavimentação e desenvolvimento social”, salienta o Dr. Márcio Panisset.
Justificar
O PAC está acontecendo em três bairros de São Gonçalo: Salgueiro, Jardim Catarina e Fazenda dos Mineiros. O projeto conta com a parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de São Gonçalo, Secretaria de Gestão e Secretaria de Saúde. Ao todo, serão beneficiadas 10 mil famílias no Salgueiro e Fazenda dos Mineiros, além de 13.500 no Salgueiro.

Adolpho Konder participa das homenagens pelo Dia de São José

Sexta-feira, 19 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, participou, na manhã desta sexta-feira, da missa em homenagem a São José, no Abrigo Cristo Redentor.

A cerimônia presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Ferreria Paz, e concelebrada pelo pároco José Carlos reuniu centenas de fiéis.

São José, o pai adotivo de Jesus, é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.

A cerimônia também contou com a participação do vice-prefeito Jorge Aranha, e do presidente do Abrigo Cristo Redentor, Hélio Abicalil, além de diversas personalidades gonçalenses.

Casamento comunitário reúne 23 casais em São Gonçalo

Vinte e três casais atendidos pela Política de Proteção Básica à Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo, participam hoje do III Casamento Comunitário. O evento que faz parte do Projeto Estruturando Famílias da Coordenadoria de Inclusão Produtiva da SMDS acontece no Salão de Festas Rio 40º, no bairro Zé Garoto.

Graças a parcerias com algumas empresas, as noivas ganharam os vestidos, penteado e maquiagem, assim como o noivo, os padrinhos e as daminhas também foram presenteados com os trajes da festa. Um juiz de paz e um pastor vão oficializar a união dos casais que já convivem há alguns anos e possuem filhos, mas que nunca tiveram a oportunidade de casar, embora esse fosse seu sonho.

Os noivos também terão direito à festa, ao som da Orquestra Municipal de São Gonçalo, que será oferecida após à cerimônia e a atendimento psico-social. As empresas parceiras que possibilitam a realização do casamento são a Jack Noivas, Centro de Estética Ana Nunes e o Salão Rio 40º.

Segundo o secretário Adolpho Konder, o evento só foi possível graças às empresas parceiras, que doaram os itens necessários para a cerimônia.

“Nosso objetivo é trabalhar a auto-estima e reestruturar as famílias gonçalenses, além de promover a cidadania. É gratificante realizar o sonho de pessoas que já vivem juntas há tanto tempo, mas que nunca puderam oficializar a união”, disse Adolpho Konder.

A cerimônia do III Casamento Comunitário em São Gonçalo acontece a partir das 18 horas, com a presença dos secretários de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, e de Saúde, Márcio Panisset, além da grande entusiasta do projeto, a prefeita Aparecida Panisset.

Pacientes com doenças crônicas em São Gonçalo ganharão Vale Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo assina nesta sexta-feira, 19 de março, às 11 horas, Termo de Cooperação com o Fundo Municipal de Assistência Social de São Gonçalo e Associação Nacional de Cardiopatas e Hipertensos (ANACH). De acordo com o secretário Adolpho Konder, o objetivo é facilitar o acesso das pessoas portadoras de doenças crônicas, de natureza física e mental, ao tratamento médico fora do município através do Vale Social Intermunicipal.

“Muitos pacientes com tais necessidades especiais acabavam interrompendo o tratamento fora do seu município por não ter condições de pagar a passagem. Agora, com esta parceria, os pacientes poderão se cadastrar na SMDS, garantindo seu benefício e cuidando da sua saúde, que é a nossa prioridade”, disse Adolpho Konder.

A integração institucional vai promover, ainda, palestras educacionais e informativas sobre Febre Reumática e outras temas importantes na área de saúde. O cadastramento será feito somente nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), com os seguintes documentos: xerox do CPF, RG, Comprovante de Residência, uma foto recente e o Cartão do Tap.

A Associação Nacional de Cardiopatas e Hipertensos é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que conta com mais de 2000 associados. A Assinatura do Termo de Cooperação acontece no Setor do Passe Livre Municipal, à Rua Uriscina Vargas, 36, Alcântara.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3262-3714.

SERVIÇO
LOCAL: Setor do Passe Livre Municipal, à Rua Uriscina Vargas, 36, Alcântara.
DATA: Sexta-feira, 19 de março de 2010
HORÁRIO: 11 horas

Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo oferece cursos profissionalizantes gratuitos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo está com inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes gratuitos, em parceria com o Senac Rio. Serão oferecidas aulas de Manicure, Garçom, Mosaico e Pátina, Móveis de Peti, Maquiagem, Informática, Adereços de Carnaval, Técnicas de Cozinheiro, Confeitagem, Panificação, Prática de Escritório e Arte em pintar Tecidos.

As aulas acontecerão nos doze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), espalhados pelo município de São Gonçalo. Segundo o secretário Adolpho Konder, o objetivo é preparar o aluno para o mercado de trabalho, proporcionando aumento de sua renda e de qualidade de vida.

“A qualificação profissional é uma das prioridades da SMDS, que visa a promoção da cidadania e da dignidade da pessoa. Sabemos que o trabalho é a melhor forma de valorização pessoal. Esses cursos são resultado da bem sucedida parceria da SMDS com o Senac Rio, que vem preparando a população para o mercado de trabalho”, disse Adolpho Konder.

As inscrições podem ser feitas nos CRAS e os documentos necessários são xerox do RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3262-3601.

ADOLPHO KONDER REFORÇA A MOBILIZAÇÃO CONTRA A COVARDIA E EM DEFESA DO RIO

Quarta-feira, 17 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo se une ao povo do Rio de Janeiro e manifesta total indignação contra a Emenda Ibsen, que altera as regras de distribuição de royalties do petróleo. No ano em que o Rio completa cinco décadas de perda do direito de ser capital federal, o que representou prejuízos incalculáveis para todo o estado fluminense, já que nunca houve qualquer compensação, a população e os setores produtivos são surpreendidos com a covardia da emenda proposta pelo deputado federal Ibsen Pinheiro.

Precisamos de 50 anos de luta solitária, contando com a bravura dos empresários, políticos e da população, que resistiram à falta de apoio e reconstruíram o Rio com o suor de seu trabalho, para finalmente vislumbrarmos novos tempos. Os royalties do petróleo, a realização dos grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, e empreendimentos importantes em andamento deram à população a certeza de que, finalmente, o Rio de Janeiro receberia o tratamento respeitoso que merece.

Porém, a covardia e a falta de responsabilidade para com o estado e com o povo representam verdadeira violência e a possibilidade clara de quebra dos cofres públicos e falta de condições de honrar compromissos assumidos. Com o projeto aprovado pela Câmara, o Estado perderia mais de R$ 7 bilhões por ano. Os municípios também teriam grande desfalque em seus caixas, inviabilizando a realização de projetos importantes de melhoria da qualidade de vida da população.

Por isso, Adolpho Konder se une às autoridades, lideranças de todos os setores da economia e à população que aqui vive para declarar repúdio e sensibilizar o Congresso a derrubar a Emenda Ibsen.

Nesta quarta-feira, dia 17/03, às 16 horas, estaremos na grande mobilização que começa na Candelária em direção à Cinelândia. Participe você também!

A hora é de unir forças e de defender o Rio de Janeiro.

Adolpho Konder lança Disque-Violência

Sábado, 13 de março de 2010.

Na Semana dedicada à Mulher, o secretário municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo, Adolpho Konder, lançou nesta sexta-feira (12/03) o Disque Violência. O serviço, que é resultado da parceria da SMDS, com as secretarias de Saúde e de Integração e Políticas para as Mulheres, tem o apoio integral da prefeita Aparecida Panisset e conta com o trabalho conjunto do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Municipal da Mulher, Juizado da Juventude e do Idoso e Delegacia da Mulher.

Segundo Adolpho Konder, o Disque Violência atenderá a todo tipo de denúncia, inclusive contra crianças, idosos, famílias e homens que sofrem de maus tratos.
De acordo com o secretário, a SMDS decidiu lançar o serviço na Semana da Mulher, devido ao grande índice de violência sofrido por mulheres no município. Para Adolpho Konder, este será mais um importante instrumento de defesa dos direitos da mulher gonçalense, que já conta com o Centro de Orientação à Mulher Zuzu Angel, que inclusive acaba de ser reformado, e a Delegacia da Mulher, além do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, com 21 anos de existência e que conta com aproximadamente 40 profissionais que prestam atendimento gratuito. Todos esses serviços são prestados com a orientação de assistentes sociais, psicólogos e advogados.

De acordo com o secretário Adolpho Konder, o Dia da Mulher não deve ser considerado apenas uma data festiva, mas um incentivo para a transformação de uma realidade.

“A SMDS se une aos mais importantes órgãos de defesa da mulher em São Gonçalo para lançar esse importante mecanismo: o Disque Violência. Não queremos que a Semana da Mulher fique apenas na comemoração. Devemos sim, render todas as homenagens a essas bravas mulheres que cuidam de suas famílias e de sua cidade com garra e honradez, mas, antes de tudo, a verdadeira homenagem que devemos prestar é respeito e a promoção de condições dignas de vida. É isso que a SMDS unida a todos esses órgãos, tendo a liderança dessa grande mulher chamada Aparecida Panisset, tem como prioridade”, disse Konder.

“As mulheres querem apenas o que é de direito, nada a mais ou nada a menos. Queremos estudar, trabalhar, ter vez na política e acesso a todos os serviços essenciais que garantam nossa cidadania e qualidade de vida, como saúde, qualificação profissional, oportunidades de crescimento pessoal e da nossa família.

A ausência desses direitos acaba representando também uma violência”, salientou a subsecretária de Políticas para as Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Márcio Panisset, é um dos grandes incentivadores da iniciativa.

“Temos que valorizar e defender a vida da mulher como um todo, seja a saúde, a integridade física e a dignidade de sua família. O Disque Violência é mais um instrumento proporcionado pelas equipes da prefeita Aparecida Panisset, visando a qualidade de vida da mulher gonçalense. Não pouparemos esforços oara transformar a dura realidade de muitas mulheres que convivem com todo o tipo de violência. A mulher gonçalense é lutadora e ajuda construir a nossa cidade. Por isso, merece respeito e nosso empenho em proporcionar condições dignas de vida e cidadania”, afirma Márcio Panisset.

O lançamento do Disque Violência aconteceu durante o evento Beleza na Praça, promovido pela Coordenadoria de Qualificação e Inserção no Mercado de Trabalho da SMDS, na Praça Carlos Gianelli, no Alcântara. Durante todo o dia, foram oferecidos tratamentos de beleza às mulheres gonçalenses, em homenagem ao seu dia.

Os telefones do Disque Violência são 3262-3693 e 3262-3695. Não é necessário se identificar para fazer a denúncia.

Beleza na Praça encerra comemorações da Semana da Mulher

As comemorações da Semana da Mulher culminaram nesta sexta-feira (12/03), com um dia de Beleza na Praça, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo. Um salão de cabeleireiro foi improvisado na Praça Carlos Gianelli, onde as mulheres que trabalham ou passavam pela redondeza puderam cortar e tratar dos cabelos. O secretário Adolpho Konder distribuiu flores e produtos de beleza, oferecidos pelas empresas parceiras do projeto Empresa Parceira para o Desenvolvimento Social.

“Esta foi uma das formas encontradas pela SMDS para homenagear a essas bravas mulheres gonçalenses, que conciliam os trabalhos de casa, os cuidados com a família, a atividade profissional e ainda enfrentam uma série de dificuldades no dia a dia, mal tendo tempo para cuidar da beleza. Com todo o sacrifício do cotidiano, essas mulheres fantásticas não perdem a feminilidade e ainda ajudam a construir nosso município. Valorizar a auto-estima das mulheres e garantir seus direitos é a homenagem da SMDS nesse dia”, disse Adolpho Konder .

De acordo com a coordenadora de Qualificação e Inserção no Mercado de Trabalho, Sandra Helena Borges, a ação Beleza na Praça é resultado da parceria com empresas privadas, que acreditam no projeto e disponibilizam material para as ações.

“É muito bom ver o resultado da parceria público-privada, beneficiando a população. O projeto Empresa Parceira para o Desenvolvimento Social é uma iniciativa do secretário Adolpho Konder visando o bem estar e a qualidade de vida das famílias assistidas pela SMDS. Através do projeto, podemos qualificar e encaminhar a população para o mercado de trabalho e ainda beneficiamos as pessoas com ações gratuitas, como o Beleza na Praça. Convidamos a todos os empresários a conhecer o projeto e colaborar com o desenvolvimento social da cidade”, disse Sandra Helena.

O evento contou com uma caminhada exigindo respeito aos direitos das mulheres e o fim da violência. No final da tarde, foi lançado o Disque Violência – um serviço telefônico que atenderá denúncias de violência, garantindo o anonimato. Os telefones para as denúncias são: 3262-3693 e 3262-3695.

O secretário de Saúde Dr. Márcio Panisset elogiou a iniciativa e colaborou com os preparativos do evento.

“Todas as ações que contribuírem para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população contarão com meu empenho e o da prefeita Aparecida Panisset. Saúde é muito mais que não prevenir ou tratar doenças. Cuidar da auto-estima e da qualidade de vida das mulheres também é uma questão de saúde. E essa é a minha prioridade”, disse Márcio Panisset.

Mais informações sobre o Projeto Empresa Parceira para o Desenvolvimento Social podem ser obtidas pelo telefone 3262-3601.

Fotos: Reynaldo Félix.

Ministério vai investir R$ 1,5 milhão em projetos culturais para o rádio

O Ministério da Cultura investirá R$ 1,5 milhão em projetos de apoio à promoção da cultura por meio do rádio. A pasta lançará edital para escolha de 26 roteiros de contos e 26 de documentários sobre o tema diversidade cultural, com duração de 15 minutos cada.

Trata-se do concurso Nossa Onda, que será lançado neste semestre pela Secretaria do Audiovisual da pasta, e que premiará com R$ 10 mil cada projeto aprovado. Poderão participar pessoas físicas que se apresentem como diretor ou diretor-roteirista, que tenham de 17 a 29 anos e que sejam das classes C, D e E, integrantes ou egressos de projetos sociais vinculados aos programas Territórios da Cidadania ou ProJovem. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, destacou que o rádio é um meio importantíssimo para a difusão cultural.

Fonte: Agência Brasil

Convite da Cerimônia de Posse da nova Mesa Diretora do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente

ONU elege 2010 como Ano Internacional da Juventude

“Diálogo e entendimento mútuo” é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ano Internacional da Juventude, que terá início oficialmente no dia 12 de agosto.

A Assembléia Geral da ONU, com o olhar voltado para a juventude, pediu apoio local e internacional para encorajar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade. O objetivo é estimular os jovens à promoção do progresso, com ênfase nas Metas do Milênio, que incluem a redução de uma série de males sociais até 2015, como a extrema pobreza, a fome, a mortalidade materna e infantil, a falta de acesso à educação e aos cuidados com a saúde.

De acordo com o artigo do Bispo Referencial do Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, que é Bispo Auxiliar de Campo Grande – MS, sem uma maior atenção à vida dos jovens e sem a valorização dos próprios jovens por eles mesmos não há sociedade e nem Igreja que cresça. Portanto, a ocasião é oportuna para incrementar a opção pela juventude, provocar mais diálogo no meio dos jovens e melhorar as relações afetivas com eles.

Em entrevista à Canção Nova, Dom Eduardo deixou um conselho aos que querem trabalhar com a juventude:

— O Evangelho tem um projeto do Reino que nos fala de amor ao próximo, de fidelidade ao Pai e de co-responsabilidade com relação aos irmãos. Provoque nos jovens este olhar atento, bonito, saudável com relação a Deus e ao próximo, para que crescendo nessa sensibilidade do amor a Deus e ao próximo estejamos cumprindo o Evangelho, pediu o Bispo.

Dia Mundial da Juventude no Rio

Atento a esta orientação, o Setor Juventude da Arquidiocese do Rio está se articulando para envolver os jovens de todos os movimentos e pastorais, para que as diferentes espiritualidades tenham, cada vez mais, presença e participação nos eventos organizados.

O Dia Mundial da Juventude, a ser comemorado no dia 27 de março, sábado, será o pontapé inicial. A celebração da data marcará a primeira grande atividade do Setor Juventude da Arquidiocese e dará impulso à candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2014.

Os jovens sairão em procissão da Catedral Metropolitana, às 15h, em direção ao Largo da Carioca, no Centro do Rio, onde haverá a Missa de Ramos. O Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidirá a celebração. Logo em seguida, música eletrônica com a equipe do Curtisom com Cristo e a Banda Bom Pastor animarão o show de encerramento do evento.

— O jovem é a fonte de renovação da sociedade. Desejamos que esse Dia Mundial da Juventude seja apresentado aos jovens como um encontro amoroso com Deus, que vai tomando feições humanas na pessoa de Jesus Cristo, destacou o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro, Thiago França.

Um momento importante da celebração será a entrega da Cruz dos Jovens — símbolo do Ano Jubilar que o Papa João Paulo II confiou à juventude, em 1984, por ocasião do término do Ano Santo, que, desde então, percorre o mundo. Na ocasião, João Paulo II entregou a cruz aos jovens para que fosse levada a todos como sinal do amor de Jesus à humanidade. Cada líder jovem da Arquidiocese receberá uma réplica dessa cruz, e será, assim, enviado como discípulo missionário, para anunciar que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção. As réplicas passarão por todos os vicariatos até o dia 15 de agosto — data do próximo evento —, quando será escolhido o Cristo Redentor como ícone da juventude carioca.

Fonte: www.arquidiocese.org.br

CONVOCAÇÃO URGENTÍSSIMA

No dia 11 de março de 2010 os Estados produtores de petróleo, dentre eles, o nosso Rio de Janeiro, sofreu uma grande derrota no Congresso Nacional a respeito dos royalties inerentes ao petróleo. É de suma importância que façamos algo para mudar essa situação, pois se nada for feito, perderemos e muito um patrimônio que sem dúvida algum “É NOSSO!”. Só para ilustrar o tamanho da perda, a arrecadação estadual cairá de aproximadamente R$ 5 BILHÕES DE REAIS, para ínfimos RS 100 MILHÕES DE REAIS, o que com certeza irá prejudicar e muito setores vitais de todo o nosso Estado, como, Saúde, Educação, Segurança, além de engessar toda e qualquer forma de investimento a curto e longo prazo no ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Por esse motivo o Governador Sérgio Cabral está CONVOCANDO toda a população do Estado do Rio de Janeiro, para que no dia 17 de Março de 2010 (quarta-feira) às 15h30minh - faça um ato em defesa dos Royalties do RJ.

A concentração será na Candelária e seguirá pela Av. Rio Branco até a Cinelândia, onde ocorrerá o ato principal (17 h).

OBS: Vamos juntos mobilizar todos os órgãos do Estado e das Prefeituras, iniciativa Privada e toda população. Vamos levar caravanas em favor dos Royalties.

Sua presença é de grande importância.

Somando Forças.

Fonte: Alexandre Felipe.

SEMANA DA MULHER

Sexta-feira, 12 de março de 2010

SMDS lança Disque-Volência e promove beleza na praça


A Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo promove nesta sexta-feira uma série de eventos em comemoração à Semana Internacional da Mulher. A partir das 10 horas, acontece o Beleza na Praça, que oferece corte e tratamento dos cabelos gratuitos. O evento acontece até às 17 horas, na Praça Carlos Gianelli, no Alcântara. De acordo com a coordenadora de Qualificação e Inserção no Mercado de Trabalho, Sandra Helena Borges, a ação Beleza na Praça é parte integrante do projeto Empresa Parceira para o Desenvolvimento Social.

E a partir das 15 horas, haverá caminhada pelo fim da violência contra mulher, com concentração na Praça Carlos Gianelli. Em seguida, acontece a cerimônia de Lançamento do Disque Denúncia contra a Violência.

O Disque Violência é uma iniciativa da SMDS em conjunto com o Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Municipal da Mulher, Juizado da Juventude e do Idoso e Delegacia da Mulher.

- Este não será um serviço voltado apenas para as mulheres, servirá para ser denunciado quaisquer tipos de violência, mas como o maior índice de violência é sofrido por mulheres, iremos lançá-lo na semana da mulher, disse o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder.

Os telefones do Disque Violência são 3262-3693 e 3262-3695.

MORADORES DE BAIRROS ATINGIDOS PELA CHUVA RECEBEM CESTAS BÁSICAS E ATENDIMENTO MÉDICO

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou esta tarde cestas básicas a moradores do bairro Jardim Alcântara, que tiveram suas casas atingidas pelo temporal do último sábado. Todos os beneficiados já haviam sido cadastrados pelos agentes da secretaria, que visitaram as casas e constataram as demandas.

O secretário municipal de Saúde, doutor Márcio Panisset, e o comandante da Defesa Civil, major Cláudio Lucena, também participaram da ação. A Secretaria de Saúde enviou médicos dermatologistas ao bairro para examinar e tratar os moradores que tiveram as casas invadidas por lama e esgoto, além de vacinar as famílias e encaminhar aos postos de saúde, caso necessário. Já a Defesa Civil doou colchonetes e água potável.

O secretário Adolpho Konder também entregou roupas, material escolar para crianças e artigos de limpeza e higiene. Amanhã (sexta-feira, 12/03), agentes da SMDS voltarão ao local para doação de leite. Adolpho Konder determinou aos agentes da secretaria que distribuam uma carta aos moradores para alertar sobre a necessidade do cadastramento.

“Queremos prestar assistência a todos os moradores que foram prejudicados pela chuva. Se alguém ainda não foi beneficiado, deve procurar a SMDS para se cadastrar”, afirmou Konder.

Para mais informações, os moradores podem telefonar para o Amigo na Linha: 3262-3706 ou ir ao Centro de Referência de Assistência Social de Alcântara (CRAS), à Rua Uriscina Vargas, 36.

Fotos: Reynaldo Félix.

Carta aos Moradores no Jardim Alcântara

Quinta-feira, 11 de março de 2010

Atenção

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, e o secretário de Sáude, Dr. Márcio Panisset, informam aos moradores do bairro Jardim Alcântara que as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde estão cadastrando as famílias atingidas pelo temporal do último sábado.

Esse cadastro é muito importante para que todos sejam beneficiados pelas ações e programas sociais e de saúde, como doações de cestas básicas e ítens de higiene e limpeza, vacinação e atendimento médico.

Se você ainda não foi beneficiado, telefone para o Amigo na Linha: 3262-3706 ou vá ao Centro de Referência de Assistência Social de Alcântara (CRAS) e faça o seu cadastro.

Adolpho Konder
Secretário de Desenvolvimento Social

Dr.Márcio Panisset
Secretário de Saúde

Boa ação

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro doou 500 cestas básicas para as vítimas do temporal que alagou São Gonçalo no sábado. Quase cem famílias já foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e receberão os alimentos. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone 3262-3706.

PREFEITURA E SENAC TRAZEM OFICINAS GRATUITAS AO GONÇALENSE

É o projeto “Carreta Móvel”, que oferece oficinas gratuitas de beleza e estética para os moradores do município. O acordo foi fechado pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, no qual o espaço foi cedido pela Educação e os cursos serão ministrados pelo Senac.

A carreta móvel do Senac Rio é toda adaptada para funcionar como um salão de beleza e vai ficar estacionada, durante 3 meses, no Ciep 250 municipalizado, que fica no bairro do Gradim. Os cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, vão acontecer de segunda à sexta-feiras na parte da manhã e à tarde.

No lançamento do projeto, mais de 60 pessoas já haviam se inscrito. Bruna Cristina, de 26 anos, foi uma das candidatas. A estudante de designer de moda, desempregada, optou pelas aulas de maquiagem e, acredita que o curso vai servir para ajudá-la ainda melhor na futura profissão.

“O mercado para a área de moda está em expansão e vou aproveitar a oportunidade, que a Prefeitura está proporcionando, para aprender um pouco mais”, disse Bruna, entusiasmada.

“O objetivo da parceria é justamente esse”, garante o secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder. De acordo com o mesmo, a Prefeitura de São Gonçalo está de olho no desenvolvimento da região e, portanto, fazendo a sua parte, no que diz respeito à qualificação de mão de obra local.

Para Márcio Panisset, secretário municipal de Saúde, que representou a prefeita Aparecida Panisset, no evento, a iniciativa vem de encontro aos ideais do governo, que é dar incentivo e levantar a auto estima do povo gonçalense.

Além do lançamento do projeto, o evento contou ainda com uma oficina de arranjos florais, como parte dos festejos ao Dia Internacional da Mulher.

Adolpho Konder participa da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulher

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, participou da 4ª edição da caminhada “São Gonçalo de mãos dadas pelo fim da violência contra a mulher”, na última quarta-feira. A manifestação, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Integração e Políticas Públicas para as Mulheres, percorreu a Rua Feliciano Sodré, no trecho entre as Praças Zé Garoto e Luiz Palmier.

Acompanhado pelo secretário de Saúde, Márcio Panisset, Adolpho Konder reforçou os gritos de fim da violência.

“Defender os interesses da mulher é uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Social. Além de acabar com a violência, também trabalhamos para dar condições mais dignas de trabalho e maior valorização para a família”, disse Adolpho Konder.



CAMINHADA CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Terça-feira, 09 de março de 2010

Para Comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres, preparou uma série de atividades para o mês de março. A principal delas é a 4ª Edição da Caminhada “São Gonçalo de mãos dadas pelo fim da violência contra a mulher”, que será realizada no próximo dia 10. A concentração será na Praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto), com dispersão na Praça Luiz Palmier.

“Assumo essa luta junto às mulheres e homens de nossa cidade. Vamos caminhar contra a intolerância e a violência”, exaltou a prefeita Aparecida Panisset que, como a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e representantes do Governo Estadual, confirmou presença no evento.

Durante todo o percurso serão distribuídas flores, panfletos informativos e o laço branco, que simboliza a "Campanha Internacional dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". Stands com fotos relembrarão casos de mulheres violentadas e assassinadas por seus parceiros.

“O enfrentamento desse grave problema depende de mudanças de valores, hábitos, atitudes e prevenção. Diga não à violência contra a mulher. Divulgue e participe, não fique fora dessa”, enalteceu Regina Célia Leal, Secretária de Integração e Políticas para as mulheres de São Gonçalo

Serviço:

Evento: 4ª Edição da Caminhada “São Gonçalo de mãos dadas pelo fim da violência contra a mulher

Dia: 10/03/10

Hora da concentração: 08:00

Local: Praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto)

Fonte: Comunicação Social - PMSG.

Defesa Civil faz novo balanço da chuva no Novo México

Subiu para 44 o número de casas interditadas pela Defesa Civil no Novo México, São Gonçalo, em consequência do temporal do último sábado. O balanço é do diretor da Defesa Civil, major Claudio Lucena. Os moradores foram para casas de amigos e parentes. Já no Jardim Catarina, há 46 famílias desalojadas e uma casa interditada. Em nenhum dos dois casos, há pessoas abrigadas em espaços públicos.


O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, está acompanhando de perto a situação nos dois bairros e comandando pessoalmente os trabalhos das equipes da SMDS, que estão de plantão desde as primeiras horas da manhã de domingo, fazendo levantamento das demandas e prestando a assistência necessária.

A prefeita Aparecida Panisset convocou uma reunião de emergência logo pela manhã de domingo para definir a ajuda aos moradores e a ação das equipes.

Equipes da SMDS prestam assistência aos moradores do Novo México e Jardim Catarina

Domingo, 07 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, está acompanhando de perto a situação dos moradores dos bairros Novo México e Jardim Catarina, atingidos pelo temporal da última noite de sábado. Ruas alagadas e casas invadidas pela água são cenas que se repetem nos dois locais.

No caso do Novo México, 22 casas foram interditadas pela Defesa Civil. O rio encheu e invadiu as casas construídas às margens. Muitos moradores foram para casas de amigos e parentes. Já no Jardim Catarina, há 46 famílias desalojadas e uma casa interditada. Em nenhum dos dois casos, há pessoas abrigadas em espaços públicos.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo estão de plantão nos dois bairros desde as primeiras horas da manhã de domingo, fazendo levantamento das demandas e prestando a assistência necessária.

A prefeita Aparecida Panisset convocou uma reunião de emergência logo pela manhã de domingo para definir a ajuda aos moradores e a ação das equipes.

O secretário Adolpho Konder está comandando pessoalmente os trabalhos das equipes da SMDS.

ANIVERSÁRIO DE ADOLPHO KONDER REÚNE 1500 CONVIDADOS

Secretário demonstra prestigio e força política em festa que reuniu a sociedade gonçalense

Em uma demonstração de prestígio, força política e carinho, o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, reuniu cerca de 1500 pessoas em sua festa de aniversário no Clube Tamoio, na noite da última sexta-feira. Entre os convidados, a prefeita Aparecida Panisset, o secretário de Saúde Márcio Panisset, vereadores, políticos de diversos partidos, funcionários e colaboradores da SMDS e de todas as secretarias municipais, beneficiários dos programas da SMDS, além de familiares, amigos e simpatizantes.

Muito emocionado, Adolpho Konder agradeceu a presença de todos, principalmente dos cidadãos anônimos de São Gonçalo que fizeram questão de cumprimentar o secretário.

Em dos momentos mais emocionantes, a esposa Cristiane Konder surpreendeu a todos cantando “Como é grande o meu amor por você”, canção de Roberto Carlos. Outros familiares do secretário, como a mãe, o filho, os irmãos e sobrinhos também prestigiaram a festa.

A prefeita Aparecida Panisset aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário pela dedicação à cidade, desde a época em que era chefe de Gabinete, no primeiro mandato. Em um breve resumo, a prefeita enumerou as diversas conquistas para cidade, cuja atuação de Adolpho Konder foi determinante, como o Complexo Petroquímico da Petrobras.

“Adolpho konder é um orgulho para São Gonçalo. Ele chega a sacrificar a própria saúde e a convivência familiar para me ajudar a governar essa cidade. Com certeza, com essa dedicação, São Gonçalo só vai melhorar. Devo muito a Adolpho Konder pelas inúmeras conquistas que obtemos em Brasília, como a refinaria, graças à habilidade dele em fazer política. Parabéns Adolpho Konder e muito obrigada por tudo que faz e fará por São Gonçalo”, disse a prefeita.

O secretário de Saúde Márcio Panisset também ressaltou a eficiência do secretário Adolpho Konder e o amor que ele tem por São Gonçalo. Numa homenagem a Konder, o doutor Márcio cantou um hino de louvor.

“Graças à união dos nossos esforços, São Gonçalo vai viver novos dias, de igualdade e prosperidade. Que Deus abençoe e inspire Adolpho Konder em seus propósitos”, afirmou Márcio Panisset.

Além de bolo e do tradicional “Parabéns pra você”, o secretário ainda foi homenageado pela torcida organizada Flaponte, que o presenteou com uma placa de Título de Torcedor do Flamengo. Em um telão, a trajetória pessoal, profissional e política de Adolpho Konder chamou a atenção dos convidados.

A subsecretária de Desenvolvimento Social, Suely Amaral, que coordenou a festa, destacou a presença de convidados de todo o estado.

“Muita gente veio de outros municípios para cumprimentar o secretário. Registramos grande número de convidados da Ilha do Governador, Niterói e Itaboraí. Adolpho Konder merece todo esse carinho, pela dedicação, seriedade e firmeza com a qual desempenha seu trabalho. Sua vida é um exemplo de dignidade, caráter e amor a Deus e ao próximo”, disse Suely.

Visivelmente feliz e emocionado, Adolpho Konder, sempre acompanhado da mulher Cristiane e do filho Gabriel, além de seus colaboradores mais próximos, disse que sua história de amor por são Gonçalo está só começando.

“A conquista da Refinaria para São Gonçalo será um marco para essa cidade. Os gonçalenses que, durante tantos anos foram abandonados pelo poder público, agora podem se orgulhar dos novos dias de trabalho, desenvolvimento econômico e social que nosso município viverá. Isso é resultado do trabalho da prefeita Aparecida Panisset que, graças a sua fé, trabalho incondicional e ao grupo político que consolidou, está fazendo história em São Gonçalo. Tenho orgulho de fazer parte desse grupo e garanto que não pouparei esforços para retribuir a confiança e o carinho do povo de São Gonçalo”, salientou Adolpho Konder.

Fotos: Reynaldo Félix.

Curso de Administração Pública Municipal - abril 2010

Sábado, 06 de março de 2010

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO REINAUGURA CEOM ZUZU ANGEL

Em 2010, o Centro de Orientação à Mulher Zuzu Angel completa 13 anos de história em São Gonçalo e, antecipando os festejos, a Prefeitura, através da Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres, inaugura suas novas instalações, às 10 horas, do próximo dia 08/03/10 (segunda feira).

O CEOM é uma instituição municipal, que tem por objetivo atender e orientar as vítimas de violência de gênero e doméstica. Seu espaço físico foi remodelado com instalações mais modernas, dando melhores condições de trabalho aos profissionais, e tornando o local mais aconchegante aos usuários.

“Reinaugurar o CEOM é comemorar a vida! Vida de mulheres gonçalenses que tiveram suas esperanças devolvidas, ao encontrar uma equipe de profissionais que as orientam, acompanham, e apóiam a dar novos passos com segurança. O compromisso de garantir políticas públicas que visem a sustentação dos direitos humanos das mulheres vem sendo cumprido. Em 12 anos, foram feitos mais de 42 mil atendimentos no CEOM. Perseguimos, agora, a descentralização do atendimento para facilitar o acesso das usuárias”, afirmou Regina Célia Leal Marques Vieira, secretária de Integração e Políticas para as Mulheres.

ATENDIMENTO NO CEOM:

De segunda a sexta feira das 9:00 às 17:00h
Endereço: Rua Camilo Fernandes, s/nº - Neves -São Gonçalo - RJ
Tel.:(21)2628-8228/3707-0640
e-mail.:ceom.zuzuangel@bol.com.br

Serviço:
Evento: Reinauguração do CEOM Zuzu Angel
Dia: 08/03/10
Hora: 10:00
Endereço: Rua Camilo Fernandes, s/nº - Neves -São Gonçalo – RJ

Fonte: Comunicação Social - PMSG

Palestras Gratuitas pela WEB - SENAI Olimpiada do Conhecimento

São Gonçalo oferece cursos gratuitos de moda e beleza

A Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo (SMDS) começa a oferecer a partir da próxima terça-feira, dia 9 de março, cursos de Moda e Beleza, dentro do projeto Senac Movél. Inicialmente, as aulas serão de técnicas básicas de cabeleleiro, manicure e pedicure e maquiagem.

De acordo com o secrétario Adolpho konder, os cursos são resultados da parceria da SMDS com o Sistema Fecomércio, que vem beneficiando a população gonçalense com diversos serviços.

" Oferecer cursos profissionalizantes à população é uma das prioridades de nossa Secretaria visando à cidadania. Principalmente, agora, em que a economia da cidade terá um grande impulso com a chegada do Complexo Petroquímico da Petrobrás, temos que preparar os gonçalenses para as oportunidades de trabalho que serão geradas", disse Adolpho Konder.

A cerimônia de inauguração que começa às 10 horas, no Ciep do Gradim, contará com a presença da prefeita Aparecida Panisset e do secretário de Saúde, Márcio Panisset.

A unidade móvel conta com equipamentos como lavatórios, secadores, cadeiras para salão e mesas para maricure, que reproduzem um ambiente real de trabalho.

As inscrições para maiores de 16 anos foram feitas em janeiro e as aulas acontecerão de segunda à sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas. Os cursos terão duração de dois meses.

SÃO GONÇALO HOMENAGEIA GEREMIAS FONTES

Quinta-feira, 04 de março de 2010

O céu escuro e a fina chuva que caia hoje (03/03), mostravam um pouco do sentimento de centenas de pessoas que passaram pelo saguão da Prefeitura de São Gonçalo, que abriu as portas, na noite de ontem, para homenagear um importante nome da história do município.

O advogado e ex-prefeito de São Gonçalo, Geremias de Mattos Fontes, de 79 anos, foi velado durante toda a noite, no saguão da sede do Executivo, atraindo uma multidão de familiares, amigos e gonçalenses orgulhosos.

A prefeita Aparecida Panisset sugeriu o local do velório público aos familiares de Geremias e fez questão de estar ao lado da viúva Nilda Fontes durante toda a cerimônia oficial.

“É com grande honra que o recebemos aqui, onde toda sua trajetória política iniciou”, destacou Aparecida Panisset. “Geremias deixou seu legado, como político e amigo e tenho certeza que o céu recebeu, hoje, um grande homem”.

Após o velório, o corpo do ex-prefeito foi conduzido no carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Parque da Paz, no Pacheco, onde recebeu as últimas homenagens.

Geremias Fontes esteve a frente da Prefeitura de São Gonçalo entre 1958 e 1962, e algumas de suas realizações podem ser facilmente identificadas em diversos pontos do município como a fonte luminosa da Praça Zé Garoto, o Cemitério São Miguel e o Viaduto de Alcântara.

Após seu mandato como prefeito, Geremias foi deputado estadual entre 1962 e 1966 e governador do Estado do Rio de Janeiro de 1967 a 1971. Formado em direito, Geremias desistiu da carreira política para se dedicar a projetos sociais, fundando a ONG Comunidade S8, que auxilia na recuperação de dependentes químicos.

Ainda estiveram presentes o ex-prefeito de São Gonçalo, João Bravo, o deputado Estadual, José Nader, o ex-prefeito de Niterói, Waldenir Bragança, membros da Câmara Municipal e todo o corpo de secretários do governo Aparecida Panisset.

Fotos: Sandro Nascimento


Fonte: Comunicação Social - PMSG.

Campanha de vacinação contra gripe suína no Brasil começa na segunda-feira

A vacinação contra a gripe suína começa na próxima segunda-feira, 8 de março, em todo o país. O cronograma da campanha de imunização será dividido em quatro etapas, entre março e maio, para os grupos prioritários.

Serão vacinados os trabalhadores da área da saúde, indígenas, gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças de seis meses a 2 anos de idade, pessoas de 20 a 29 anos e idosos que tenham doenças crônicas.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foram comprados 83 milhões de doses da vacina, ao custo de R$ 1 bilhão.

Ele destacou que a estratégia brasileira tem como objetivo reduzir a incidência da gripe e de óbitos por grupos de risco.

Veja, abaixo, o calendário de vacinação:

Primeira etapa:
Entre os dias 8 e 19 de março: trabalhadores da área da saúde e profissionais envolvidos no tratamento da pandemia e indígenas;

Segunda Etapa:
Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes
Entre os dias 22 de março e 2 de abril: crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos;

Terceira etapa:
Entre os dias 5 e 23 de abril: pessoas com idade entre 20 e 29 anos

Quarta etapa:
Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos e com doenças crônicas.

Fonte: Agência Brasil

Adolpho Konder entrega notebooks a representantes de Conselhos

Terça-feira, 03 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, doou esta semana notebooks aos Conselhos Tutelares I e II, Conselho Municipal de Assistência e ao Conselho do Idoso.

“O objetivo é facilitar o trabalho desses importantes órgãos, que tanto colaboram com a promoção da cidadania e a justiça social no município de São Gonçalo”, afirma Adolpho Konder.

O Conselho do Idoso significa um grande avanço nos direitos das pessoas da terceira idade, a nível municipal, por ser órgão de interlocução junto à comunidade e os Poderes Púbicos.

Já os Conselhos Tutelares são um órgão autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

E o Conselho Municipal de Assistência Social, embasado pela Lei 8.742 de 07/12/93, é a instância local de formulação de estratégias e de controle da execução da política de assistência social, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.


Compreender o desenvolvimento sustentável

Ao longo das últimas décadas, vários têm sido os acontecimentos que marcam a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, de acordo com os progressos tecnológicos, assim como do aumento da consciencialização das populações para o mesmo.

A definição mais aceite para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objectivos: o desenvolvimento económico e a conservação ambiental.

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planeamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento económico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento económico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Actividades económicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento económico.O desenvolvimento sustentável sugere, de facto, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O desenvolvimento económico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adoptado pelos países industrializados. Até porque, conforme é fácil de notar, não seria possível.

Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida actualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.

Em vez de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados, até para fazer jus à sustentação que se pretende para esse desenvolvimento.

Os crescimentos - económico e populacional - das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.

Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70 por cento da energia, 75 por cento dos metais e 85 por cento da produção de madeira mundial.

A maior parte dos teóricos convergem na ideia de que existem três componentes do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade económica e a sustentabilidade sócio-politica.

A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio, procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, através de quatro objectivos principais: integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais, reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade, reduzir para metade a proporção de população sem acesso à água potável e saneamento básico e alcançar, até 2020, uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.

A sustentabilidade económica, enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável, é um conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. Aos conceitos tradicionais de mais valias económicas são adicionados como factores a ter em conta os parâmetros ambientais e socio-económicos, criando assim uma interligação entre os vários sectores. Assim, o lucro não é somente medido na sua vertente financeira, mas igualmente na vertente ambiental e social, o que potencia um uso mais correcto quer das matérias-primas, como dos recursos humanos.

Há ainda a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matéria prima como madeira ou ainda energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível óptimo de poluição ou a externalidade ambiental, acrescentando aos elementos naturais um valor económico.

A sustentabilidade sociopolítica centra-se no equilíbrio social, quer na sua vertente de desenvolvimento social, como socioeconómica. É um veículo de humanização da economia, ao mesmo tempo que pretende desenvolver o tecido social, nas suas componentes humana e cultural.