ONU elege 2010 como Ano Internacional da Juventude

“Diálogo e entendimento mútuo” é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ano Internacional da Juventude, que terá início oficialmente no dia 12 de agosto.

A Assembléia Geral da ONU, com o olhar voltado para a juventude, pediu apoio local e internacional para encorajar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade. O objetivo é estimular os jovens à promoção do progresso, com ênfase nas Metas do Milênio, que incluem a redução de uma série de males sociais até 2015, como a extrema pobreza, a fome, a mortalidade materna e infantil, a falta de acesso à educação e aos cuidados com a saúde.

De acordo com o artigo do Bispo Referencial do Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, que é Bispo Auxiliar de Campo Grande – MS, sem uma maior atenção à vida dos jovens e sem a valorização dos próprios jovens por eles mesmos não há sociedade e nem Igreja que cresça. Portanto, a ocasião é oportuna para incrementar a opção pela juventude, provocar mais diálogo no meio dos jovens e melhorar as relações afetivas com eles.

Em entrevista à Canção Nova, Dom Eduardo deixou um conselho aos que querem trabalhar com a juventude:

— O Evangelho tem um projeto do Reino que nos fala de amor ao próximo, de fidelidade ao Pai e de co-responsabilidade com relação aos irmãos. Provoque nos jovens este olhar atento, bonito, saudável com relação a Deus e ao próximo, para que crescendo nessa sensibilidade do amor a Deus e ao próximo estejamos cumprindo o Evangelho, pediu o Bispo.

Dia Mundial da Juventude no Rio

Atento a esta orientação, o Setor Juventude da Arquidiocese do Rio está se articulando para envolver os jovens de todos os movimentos e pastorais, para que as diferentes espiritualidades tenham, cada vez mais, presença e participação nos eventos organizados.

O Dia Mundial da Juventude, a ser comemorado no dia 27 de março, sábado, será o pontapé inicial. A celebração da data marcará a primeira grande atividade do Setor Juventude da Arquidiocese e dará impulso à candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2014.

Os jovens sairão em procissão da Catedral Metropolitana, às 15h, em direção ao Largo da Carioca, no Centro do Rio, onde haverá a Missa de Ramos. O Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidirá a celebração. Logo em seguida, música eletrônica com a equipe do Curtisom com Cristo e a Banda Bom Pastor animarão o show de encerramento do evento.

— O jovem é a fonte de renovação da sociedade. Desejamos que esse Dia Mundial da Juventude seja apresentado aos jovens como um encontro amoroso com Deus, que vai tomando feições humanas na pessoa de Jesus Cristo, destacou o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro, Thiago França.

Um momento importante da celebração será a entrega da Cruz dos Jovens — símbolo do Ano Jubilar que o Papa João Paulo II confiou à juventude, em 1984, por ocasião do término do Ano Santo, que, desde então, percorre o mundo. Na ocasião, João Paulo II entregou a cruz aos jovens para que fosse levada a todos como sinal do amor de Jesus à humanidade. Cada líder jovem da Arquidiocese receberá uma réplica dessa cruz, e será, assim, enviado como discípulo missionário, para anunciar que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção. As réplicas passarão por todos os vicariatos até o dia 15 de agosto — data do próximo evento —, quando será escolhido o Cristo Redentor como ícone da juventude carioca.

Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário