Programa Selo de Responsabilidade Empresarial

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009

www.projetoigs.org.br/selo

Inscrições até dia 18/11/2009

Decreto vai regulamentar abertura de conta bancária para benefíciários do Bolsa Família

Ao lançar nesta quarta-feira o projeto de ampliação de abertura de contas para beneficiários do Bolsa Família (1,9 milhão já têm essas contas), o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um decreto regulamentando a abertura de contas para os pequenos correntistas. No decreto, deverão ser proibidas a venda casada de serviços e a concessão automática de crédito consignado. Mas os beneficiários poderão adquirir pequenos empréstimos e ter acesso a poupança.

A meta do governo é dar contas bancárias a 4 milhões de beneficiários do programa social Bolsa Família, o que equivale a um terço do total. O objetivo é fazer com que eles recebam o pagamento pelo banco.

O projeto de inclusão bancária dos beneficiários do Bolsa Família foi anunciado nesta quarta-feira pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, ao lado de Meirelles e da presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho.

Hoje, quem recebe o Bolsa Família saca os benefícios (R$ 1,17 bilhão em outubro) de uma só vez, usando cartão eletrônico. Gestora dos benefícios, a presidente da Caixa disse que vai mandar cerca de 2 milhões de cartas aos usuários até o fim de 2009, e mais 2 milhões em 2010 informando sobre a abertura automática de conta simplificada (com cadastro reduzido).

Autor do projeto, o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, disse que, por ora, apenas um terço dos 12,4 milhões cadastrados tem o CPF regular para a nova inclusão. Atualmente, 1,95 milhão de cadastrados no Bolsa Família já possuem contas simplificadas.

Maria Fernanda disse que o projeto é parte "da missão de promoção da cidadania e redução das desigualdades sociais e regionais" da Caixa. Ao abrir uma conta simplificada, a Caixa deverá abrir linhas de microcrédito, ofertar seguro, entre outros serviços, admitiu ela.

Gilson Bittencourt avalia que a bancarização é "uma medida a mais de cidadania". Segundo ele, desde a criação em 2004, já existem cerca de 5 milhões de contas bancárias simplificadas em todo o país.

Programa começou como projeto-piloto em março de 2008

Instituído como projeto-piloto em março do ano passado, em Belo Horizonte, na época o projeto atendeu 4 mil famílias. Depois disso, até agora, já há 1,9 milhão de famílias do Bolsa Família que já possuem conta simplificada na Caixa, a chamada "conta-fácil", criada em 2003 pelo governo Lula e que tem 9,5 milhões de correntistas. O objetivo do governo é atender 4 milhões de pessoas até o fim do ano que vem.

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, disse que o programa aumenta a autoestima dos beneficiários do Bolsa Família.

- O que muda, em primeiro lugar, é a autoestima - as pessoas deixam de ser beneficiárias de um programa e passam também a ser clientes de bancos. As pessoas passam, também, a ter uma relação mais profissional com o dinheiro porque, ao invés de receber o benefício todo de uma vez, podem fazer saques de até três vezes. E,sobretudo, é a antessala do objetivo maior que buscamos, que é o microcrédito, ou seja, capacitar os beneficiários do Bolsa Família para aprender técnicas financeiras básicas, elas possam, depois, entrar em programas mais emancipatórios - disse Patrus.

Fonte: O Globo.

SMDS promove 2º Baile do Idoso dia 13 de novembro em São Gonçalo

Após o sucesso na primeira edição, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo vai realizar o 2º Baile do Idoso no dia 13 de novembro. O secretário Adolpho Konder convida os maiores de 60 anos para participar desta festa, que acontecerá no anexo da prefeitura, em Alcântara, a partir das 18h. A orquestra municipal vai animar os convidados e a SMDS vai oferecer um bufê aos idosos.

Adolpho Konder ressalta que este evento é mais um momento de integração entre as pessoas da "melhor idade" de todo o município. Segundo ele, a expectativa é reunir mais idosos do que no primeiro baile, que aconteceu em junho.

– Estamos nos dedicando para a realização desse evento, que é fundamental para a saúde mental e física dos idosos, já que eles terão um momento de alegria em companhia de amigos – destacou o secretário.

Para facilitar o acesso dos idosos e portadores de deficiência, a SMDS trouxe um posto de atendimento do Passe Livre Municipal para São Gonçalo. Até o ano passado, os beneficiados precisavam ir até o Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir o cartão de gratuidade.

Aberta VII Conferência Estadual de Assistência Social

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo participaram nesta terça-feira, dia 27, da abertura da VII Conferência Estadual de Assistência Social, no Rio de Janeiro. O congresso – que acontece até quinta-feira (29/10), no Clube Monte Líbano, no Leblon – tem como tema a “Participação e Controle Social no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O relatório estadual será apresentado na conferência nacional, que acontecerá em Brasília, de 30 de novembro a 3 de dezembro.

A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva deu início ao congresso que vai avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), espalhados pelo Estado e integrantes do SUAS.

O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, foi representando pela diretora nacional do SUAS, Simone Albuquerque. Ananias, que gravou uma mensagem em vídeo, destacou o sucesso dos programas Bolsa Família e Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que beneficiam famílias mais carentes.

– O Governo Federal também aumentou os recursos para garantir um melhor atendimento à população em situação de rua – frisou o ministro, acrescentando que a conquista dos direitos depende da participação de todos.

Durante o congresso, os delegados dos 92 municípios vão levar suas propostas locais ao debate estadual. Aumentar o número de Cras e técnicos, qualificar os trabalhadores da assistência social, realizar concurso público para contratação imediata e elaborar o plano de cargos e salários foram algumas das ideias aprovadas na conferência de São Gonçalo, que aconteceu em agosto.

Lixo transformado em arte

A arte dos usuários dos Cras Salgueiro, Centro e Santa Izabel estão expostos no estande de São Gonçalo. Antes da abertura do evento, Benedita da Silva esteve no estande da SMDS para conhecer os produtos feitos com papelão, fibra de bananeira, palmeira de açaí e jornais, como porta-retratos, estojos, luminária, além dos cordões feitos com tecidos. Materiais informativos da SMDS são distribuídos no estande. A instrutora do Cras Salgueiro, Izabel Cristina Bastos, de 48 anos, ensina a transformar lixo em arte.

– Todo material reciclado vira arte. Os alunos dos cursos de iniciação profissional dos Cras utilizam os ensinamentos para gerar renda – destacou Bastos.

Adolpho Konder apresentará programas sociais realizados em São Gonçalo

Terça-feira, 27 de Outubro de 2009

Palestra acontece hoje, na abertura da Conferência Estadual de Assistência Social, no Leblon

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, apresenta nesta terça-feira, dia 27, os programas sociais realizados em São Gonçalo, na VII Conferência Estadual da Assistência Social, no Rio de Janeiro. No evento – que acontece de hoje a quinta-feira (29/10), na Avenida Borges de Medeiros, 701, no Leblon –, também será apresentado o relatório da 8ª Conferência de Assistência Social de São Gonçalo, realizado em agosto.

Aumentar o número de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e técnicos, qualificar os trabalhadores da assistência social, realizar concurso público para contratação imediata e elaborar o plano de cargos e salários foram algumas das ideias aprovadas no município gonçalense, que serão discutidas no evento estadual.

No estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), os usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos pólos Salgueiro, Centro e Santa Izabel vão vender seus artigos, confeccionados nos cursos de qualificação oferecidos nos Cras. Equipes da SMDS ainda vão distribuir informativos sobre os projetos desenvolvidos na cidade.

A delegação de São Gonçalo terá 18 representantes na estadual, sendo nove do governo e a outra parte formada pela sociedade civil organizada. O relatório do congresso estadual será analisado na conferência nacional, previsto para acontecer em dezembro.

Amanhã, dia 24, acontece o projeto Sábado Cidadão no Colégio Castelo Branco

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009

Amanhã, dia 24, o projeto Sábado Cidadão-Prefeitura Itinerante será realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu, em São Gonçalo. Das 9h às 15h, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) estarão orientando os moradores sobre os projetos da SMDS, como Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Defesa do Consumidor, Passe Livre Municipal, entre outros.

Outro serviço disponível para os moradores é o Odonto Móvel, uma parceria entre a SMDS e o Sesc. As famílias apreendem a escovar os dentes de forma correta e recebem o kit higiene (escova e pasta de dente e fio dental).

Ainda serão oferecidos serviços de corte de cabelo, estética corporal, recreação infantil, aferição de pressão e glicose, inscrições para casa própria, bem como, parcelamento de débitos do IPTU e palestras de educação no trânsito e ambiental. Já as crianças aproveitam o dia nos brinquedos infláveis como pula-pula e cama elástica.

O Sábado Cidadão existe há três anos e já atendeu mais de 100 mil pessoas em diversas localidades do município. O Colégio Municipal Presidente Castelo Branco fica na Rua Carlos Gianelli, s/nº.

Destaque na imprensa

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou mais doações aos moradores do bairro Novo México que tiveram suas casas alagadas pelo temporal da última segunda-feira, dia 19.

Confira no link abaixo a reportagem do RJTV, da Rede Globo.

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1350906-9097,00-MORADORES+PERDEM+TODOS+OS+BENS+COM+A+CHUVA+EM+BAIRRO+DE+SAO+GONCALO.html

Adolpho Konder entrega alimentos, roupas e materiais escolares às famílias do Novo México

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

Pelo terceiro dia seguido, o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, esteve no bairro Novo México para entregar doações às famílias da localidade, prejudicadas pelo temporal da última segunda-feira (19/10). Nesta quinta-feira, dia 22, foram doados alimentos, roupas, mochilas, guarda-chuvas, materiais escolares e brinquedos. Para quem quiser fazer doações, o secretário disponibilizou o telefone 3262-3601.

Enquanto esteve na comunidade, Konder conseguiu, junto aos demais órgãos do governo municipal, tratores para aterrar as ruas e retirar o lixo do Rio das Pedras, além de ambulâncias para atender os moradores.

–- Coloquei equipes a disposição destes moradores para ajudá-los no que for preciso. Estamos empenhados em amenizar o sofrimento destas famílias. Muitas perderam tudo que tinham – frisa o secretário.

Na quarta-feira, as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) entregam 100 quentinhas feitas nas Cozinhas Comunitárias, programa da SMDS, e sopas. Já a Defesa Civil entregou 59 colchões, travesseiros e cobertores. O major Cláudio Lucena, da Defesa Civil, solicitou ao governo estadual mais 100 colchões. Na terça-feira, dia 20, Konder também entregou 20 cestas básicas às famílias.

De acordo com as equipes do Centro de Referência da Assstência Social (Cras), programa da Secretaria, 175 pessoas de 60 famílias foram prejudicadas pelo temporal. A maior parte ficou em casas de parentes e amigos e muitas já voltaram para suas residências. Segundo a Defesa Civil, as casas foram interditadas por causa da umidade, mas ainda é cedo para saber se serão demolidas. Equipes da SMDS vão fazer um relatório com as necessidades dos moradores para buscar mais doações.

Fotos: Reynaldo Félix.

CONVITE VII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Adolpho Konder fala sobre os direitos das crianças na Rede Vida

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, é o entrevistado de hoje do programa Tribuna Independente, da Rede Vida de Televisão. O tema da entrevista é sobre os direitos das crianças. Também participam o coordenador de Proteção Social Especial, Francisco Gilberg, e a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Izabel Grassini.

O programa vai ao ar hoje, às 22h.

Desabrigados do bairro Novo México recebem assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social

Adolpho Konder entrega cestas básicas às famílias atingidas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), cadastrou 57 famílias do bairro Novo México, que estão desabrigadas por causa do temporal da última segunda-feira (19/10). Duas mulheres e uma criança estão alojadas na Escola Municipal José Carlos Brandão Monteiro, localizada na comunidade. As demais famílias estão dormindo nas casas de parentes e vizinhos.

As casas foram interditadas por causa da umidade, mas ainda é cedo para saber se serão demolidas. Nesta quarta-feira, a Defesa Civil está no local para analisar a situação destas residências. Equipes da SMDS vão fazer um relatório com as necessidades dos moradores para buscar doações.

Na terça-feira, dia 20, o secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, que foi o primeiro a chegar ao bairro pela manhã, entregou 20 cestas básicas aos desabrigados. Ele também conseguiu tratores, junto à Secretaria Municipal de Obras, para a retirada de lama e entulhos. E só foi embora à noite, depois que as famílias foram levadas para o abrigo provisório na escola do bairro e para casas de parentes e vizinhos.

São Gonçalo promove evento sobre a família

São Gonçalo lançou, às 19h desta segunda-feira, a I Caminhada pela Família na cidade, no Salão Nobre da OAB-SG. Participaram lideranças de todos os setores da sociedade, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, associações de classe e representantes religosos.

O tema é "Família: base para uma sociedade melhor" e foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu em São Gonçalo. A origem da celebração é inter-religiosa e será no dia 28 de novembro, com concentração a partir das 15 horas, na Praça do Zé Garoto. Os participantes saem do local às 16h, com destino ao Clube Mauá.

"Esta será uma forma de buscarmos juntos mecanismos que impeçam os ataques de grupos que pregam a obsolescência dos valores da família", afirma o desembargador Fábio Dutra.

Já secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, considera que a caminhada será um exemplo a ser seguido por outras localidades do Brasil.

"Convidamos a todos os moradores da cidade e até de cidades vizinhas, independentemente de crença, ideologia ou partido político, a participar de caminhada.", disse Adolpho Konder.

Fonte: Sidney Rezende - Estado do Rio.

SMDS garante gratuidade no transporte público para 3337 deficientes de São Gonçalo

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo promoveram mais um evento de entrega do Passe Livre a portadores de necessidades especiais do município, na última quinta-feira (15/10). A SMDS beneficiou, desde janeiro, 3337 cidadãos com os cartões de gratuidade.

Para facilitar o acesso dos idosos e portadores de deficiência, o secretário Adolpho Konder trouxe um posto de atendimento do Programa Passe Livre para São Gonçalo. Até o ano passado, eles precisavam ir até o Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir o benefício.

Por orientação de Konder, o encontro no anexo da Prefeitura em Alcântara serviu, ainda, para que os beneficiários conhecessem todos os programas oferecidos pela SMDS. Os coordenadores dos projetos apresentaram todos os detalhes dos programas.

Conheça quem tem direito ao benefício

O Programa Passe Livre Municipal é destinado aos maiores de 65 anos e às pessoas portadoras de necessidades especiais. Para adquirir o benefício, os idosos devem comparecer no posto, em Alcântara, com identidade, CPF e comprovante de residência.

Já os cartões especiais são destinados aos deficientes físicos (cegos, mudos e surdos), aqueles que usam muletas e aos que estão em tratamento de hanseníase, tuberculose, HIV/AIDS, síndrome de Down, câncer e hemodiálise (renais crônicos). Os mesmos documentos são necessários para os portadores de necessidades especiais.

O posto do Programa Passe Livre Municipal funciona no anexo da prefeitura, na Rua Uriscina Vargas, 36, em Alcântara. Mais informações pelos telefones 3262-3711 ou 3262-3714.

Sancionada lei federal que barateia produtos para pessoas com deficiência

Segunda-feira, 19 de Outubro de 2009

Acaba de entrar em vigor a lei 12058/09 que traz boas notícias para as pessoas com deficiência.

Incluso nesta lei uma emenda reduzindo a zero a alíquota do PIS/PASEP e da Cofins cobrada na importação ou na venda no Brasil de cadeiras de rodas, próteses, almofadas para prevenir escaras (usadas em hospitais) e plataformas elevatórias (para facilitar o acesso de cadeiras de rodas).

O objetivo é reduzir de imediato o preço dos artigos para o consumidor nas lojas brasileiras, que normalmente já gasta muito com outras despesas médicas.

Veja abaixo o artigo da Lei 12.058/09, que garantiu a isenção:

Art. 42. Os arts. 8o e 28 da Lei no 10.865, de 30 de abril de 2004, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 8º ........................................................
§ 12. ............................................................
XVIII - produtos classificados na posição 87.13 da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM;
XIX - artigos e aparelhos ortopédicos ou para fraturas classificados no código 90.21.10 da NCM;
XX - artigos e aparelhos de próteses classificados no código 90.21.3 da NCM;
XXI - almofadas antiescaras classificadas nos Capítulos 39, 40, 63 e 94 da NCM.
§ 13. O Poder Executivo poderá regulamentar: ...................................................................
II - a utilização do benefício da alíquota 0 (zero) de que tratam os incisos I a VII e XVIII a XXI do § 12 deste artigo. ...................................................................” (NR)
“Art. 28. ........................................................
XV - artigos e aparelhos ortopédicos ou para fraturas classificados no código 90.21.10 da NCM;
XVI - artigos e aparelhos de próteses classificados no código 90.21.3 da NCM;
XVII - almofadas antiescaras classificadas nos Capítulos 39, 40, 63 e 94 da NCM.
Parágrafo único. O Poder Executivo poderá regulamentar o disposto nos incisos IV, X, XIII e XIV a XVII do caput deste artigo.”

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12058.htm

São Gonçalo promove I Caminhada pela Família

Será lançada oficialmente, nesta segunda-feira, dia 19 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB-SG, a I CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO. A cerimônia de assinatura do Manifesto pela Família Tradicional contará com a participação de lideranças de todos os setores da sociedade, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, associações de classe, igrejas de todas as denominações e da população em geral, que se comprometerão com o êxito da caminhada.

A I CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO, cujo tema é “Família: Base para uma sociedade melhor”, acontece pela primeira vez na história em São Gonçalo. A mobilização é inter-religiosa e não político-partidária em defesa da família. O movimento será promovido no dia 28 de novembro de 2009, com concentração a partir das 15 horas, na Praça do Zé Garoto. A saída será às 16 horas, com destino ao Clube Mauá.

De acordo com o desembargador Fábio Dutra, a mobilização deve ficar na história como o momento em que São Gonçalo parou para refletir sobre as ameaças aos valores familiares na modernidade e sobre os meios de protegê-los.

“Esta será uma forma de buscarmos juntos mecanismos que impeçam os ataques de grupos que pregam a obsolescência dos valores da família”, afirma o desembargador.

Para o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, do Comitê Executivo da Caminhada, São Gonçalo dará exemplo para o Brasil e o mundo com esta mobilização.

“Convidamos a todos os moradores de São Gonçalo e até de cidades vizinhas, independentemente de crença, ideologia ou partido político, a participar de caminhada. Este pode ser o primeiro passo para transformarmos a realidade que ameaça a família, dando a ela a verdadeira prioridade que esta instituição formada por Deus, base de qualquer sociedade, deve ter”, salienta Adolpho Konder.

Os organizadores da I CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO convidam a população a participar com roupas brancas, faixas, cartazes, bandeiras e demais acessórios que estimulem e reforcem o tema.

SERVIÇO:

MANIFESTO DE LANÇAMENTO E COMPROMISSO
DATA: 19 de outubro de 2009
HORA: 19 horas
LOCAL: Auditório da OAB-SG
ENDEREÇO: Travessa Euzelina, 100, Zé Garoto (rua em frente ao antigo Fórum)

I CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO
DATA: 28 de novembro de 2009
CONCENTRAÇÃO às 15 horas, na Praça do Zé Garoto
SAÍDA às 16 horas, com destino ao Clube Mauá

MAIS INFORMAÇÕES:
Valéria Aguiar – Assessora de Imprensa
9448-1006

Bolsa Família: 500 mil novas famílias vão receber benefício

O Ministério do Desenvolvimento Social confirmou, que a partir desta segunda-feira, 500 mil novas famílias carentes passam a receber benefícios financeiros do programa Bolsa Família. A ampliação do universo de beneficiários ocorre às vésperas do projeto completar seis anos de existência e a poucos meses do início do período eleitoral de 2010.

As 500 mil novas famílias completam, de acordo com o governo, a terceira etapa da ampliação de beneficiários calculada com base no Mapa da Pobreza e Desigualdade, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2009, 1,3 milhão de famílias já foram inseridas na rede de pessoas que podem receber os benefícios. Até o final de 2010, outros 500 mil núcleos familiares deverão passar a receber o Bolsa Família, totalizando 12,4 milhões de contemplados.

Os benefícios do Bolsa Família são atualmente concedidos às famílias consideradas extremamente pobres, que recebem até R$ 68 mensais por pessoa, e as classificadas como pobres, cuja renda varia de R$ 60,01 a R$ 140 mensais per capita.

Atualmente os repasses do benefício variável são de R$ 22 pagos às famílias que tenham crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Cada família pode receber até três benefícios dessa categoria, totalizando R$ 66. Para as famílias carentes com adolescentes de 16 e 17 anos freqüentando a escola, o governo autoriza o pagamento de R$ 33 por adolescente, com benefício máximo de duas dessas cotas, ou seja, R$ 66.

Possível candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já havia informado que o governo trabalhava para criar uma espécie de "política permanente" para a concessão desse tipo de ajuda financeira, com definição, por exemplo, de critérios e periodicidade para a ampliação de seus valores. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, existe base jurídica para ampliar o número de contemplados em pleno ano eleitoral, sem o risco de o reajuste ser barrado pelo Poder Judiciário.

Adolpho Konder na Rede Vida de Televisão

Domingo, 18 de Outubro de 2009

Na próxima quarta-feira, 21 de outubro, a partir das 22 horas, entrevista com o secretário Adolpho Konder, na Rede Vida de Televisão, com participação de Francisco Gilberg e Isabel Gracini, sobre direitos das crianças.

Abertas inscrições para concurso do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Começaram na quinta-feira, dia 15, as inscrições para o concurso do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que visa preencher 70 vagas de agente administrativo, que exige nível médio de escolaridade. As vagas serão para Brasília.

Segundo o edital, quatro vagas são reservadas para portadores de deficiência. O salário é de R$ 2.067,30.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do Cespe/UnB , entidade responsável pelo processo seletivo, até as 23h59m do dia 29 de outubro. A taxa é de R$ 38.

As provas terão duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no Distrito Federal, na data provável de 29 de novembro, no turno da manhã.

Fonte: O Globo.

Micareta Católica com Jake, Glaucio e Marcia - Domingo 18/10/09

Sábado, 17 de Outubro de 2009

1ª Micareta Católica com Jake, Glaucio Luiz e Marcia Valéria.

Dia 18 de out. no Colégio Santa Teresinha - Centro - SG

À partir das 14:00 com o DJ Ronald Carvalho.

Adquira logo o seu convite e leve sua família e seus amigos.

Assista estes vídeos e aqueça o seu coração para o evento.

http://www.youtube.com/watch?v=0nomIujRPRM

Programação da Feira de Tradições Nordestinas em São Gonçalo

Datas - Locais

17 e 18 de outubro - Praça de Nova Cidade

24 e 25 de outubro - Praça Leonor Correia (Praça da Trindade)

31 de outubro e 01 de nov. - Praça do Barro Vermelho (Em frente ao DPO)

07 e 08 de novembro - Praça do Rocha

14 e 15 de novembro - Praça do Bandeirante

21 e 22 de novembro - Rua Alfredo Backer, 536 – Alcântara( Em frente a Caixa Econômica Federal).

28 e 29 de novembro - Praça de Nova Cidade(Rua Vicente Lima Cleto–N. Cidade).

04, 05 e 06 de dezembro - Fazenda Engenho Novo – Monjolos.

12 e 13 de dezembro - Praça dos Ex Combatentes – Paraíso.

19 e 20 de dezembro - Praça Leonor Correia (Praça da Trindade).

26 e 27 de dezembro - Praça do Gradim.

I Caminhada pela Família em SG é transferida para dia 28 de novembro

Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

A I CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO foi antecipada para o dia 28 de novembro, em virtude da realização das provas do ENEM no dia 5 de dezembro. Pela primeira vez na história, o município de São Gonçalo promove uma grande mobilização inter-religiosa e não político-partidária em defesa da família. O movimento inédito será lançado oficialmente no dia 18 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB-SG. Na oportunidade, lideranças de todos os setores da sociedade, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, associações de classe, igrejas de todas as denominações e da população em geral assinarão um manifesto de compromisso com o êxito da caminhada.

De acordo com o desembargador Fábio Dutra, um dos seus idealizadores, a mobilização deve ficar na história como o momento em que São Gonçalo parou para refletir sobre as ameaças aos valores familiares tradicionais na modernidade e sobre os meios de protegê-los. “Esta será uma forma de buscarmos juntos mecanismos que impeçam os ataques de grupos que pregam a obsolescência dos valores da família”, afirma.
Para o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, do Comitê Executivo da Caminhada, São Gonçalo dará exemplo para o Brasil e o mundo com esta mobilização.

“Convidamos a todos os moradores de São Gonçalo e até de cidades vizinhas, independentemente de crença, ideologia ou partido político, a participar de caminhada. Este pode ser o primeiro passo para transformarmos a realidade que ameaça a família, dando a ela a verdadeira prioridade que esta instituição formada por Deus, base de qualquer sociedade, deve ter”, salienta Adolpho Konder.

Os organizadores da 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO convidam a população a participar com roupas brancas, faixas, cartazes, bandeiras e demais acessórios que estimulem e reforcem o tema.

SERVIÇO:

MANIFESTO DE LANÇAMENTO E COMPROMISSO

DATA: 19 de outubro de 2009
HORA: 19 horas
LOCAL: Auditório da OAB-SG
ENDEREÇO: Travessa Euzelina, 100, Zé Garoto (rua em frente ao antigo Fórum)

1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO

DATA: 28 de novembro de 2009
CONCENTRAÇÃO às 15 horas, na Praça do Zé Garoto
SAÍDA às 16 horas, com destino ao Clube Mauá

São Gonçalo promove 1ª Caminhada pela Família

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

Pela primeira vez na história, o município de São Gonçalo promove uma grande mobilização inter-religiosa e não político-partidária em defesa da família. O movimento inédito, a 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO, será lançada oficialmente no dia 19 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB-SG. Na oportunidade, lideranças de vários setores da sociedade, associações de classe, igrejas de todas as denominações e da população em geral assinarão um manifesto de compromisso com o êxito da caminhada.

A 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO, cujo tema é “Família: Base para uma sociedade melhor”, acontece no dia 28 de novembro de 2009, com concentração a partir das 15 horas, na Praça do Zé Garoto. A saída será às 16 horas, com destino ao Clube Mauá.

De acordo com o desembargador Fábio Dutra, um dos seus idealizadores, a mobilização deve ficar na história como o momento em que São Gonçalo parou para refletir sobre as ameaças aos valores familiares tradicionais na modernidade e sobre os meios de protegê-los. “Esta será uma forma de buscarmos juntos mecanismos que impeçam os ataques de grupos que pregam a obsolescência dos valores da família”, afirma.

Para o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, do Comitê Executivo da Caminhada, São Gonçalo dará exemplo para o Brasil e o mundo com esta mobilização.

“Convidamos a todos os moradores de São Gonçalo e até de cidades vizinhas, independentemente de crença, ideologia ou partido político, a participar de caminhada. Este pode ser o primeiro passo para transformarmos a realidade que ameaça a família, dando a ela a verdadeira prioridade que esta instituição formada por Deus, base de qualquer sociedade, deve ter”, salienta Adolpho Konder.

Os organizadores da 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO convidam a população a participar com roupas brancas, faixas, cartazes, bandeiras e demais acessórios que estimulem e reforcem o tema.

SERVIÇO:

Manifesto de lançamento e compromisso
DATA: 19 de outubro de 2009
HORA: 19 horas
LOCAL: Auditório da OAB-SG
ENDEREÇO: Travessa Euzelina, 100, Zé Garoto (rua em frente ao antigo Fórum)

1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO

DATA: 28 de novembro de 2009
CONCENTRAÇÃO às 15 horas, na Praça do Zé Garoto
SAÍDA às 16 horas, com destino ao Clube Mauá

MAIS INFORMAÇÕES:
Valéria Aguiar – Assessora de Imprensa
9448-1006

Cerimônia de Concessão do Selo de Responsabilidade Empresarial 2009




Oficina Tecnologia da Informação no Município


Adolpho Konder entrega presentes no Dia das Crianças

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

O Dia das Crianças em São Gonçalo foi especial para milhares de famílias dos bairros Guaxindiba e Salgueiro. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, ao lado da prefeita Aparecida Panisset e do secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, distribuiu brinquedos na festa das crianças, realizada nesta segunda-feira (12/10) nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O evento teve todos os ingredientes para alegrar a criançada com barraquinhas de algodão doce e cachorro-quente, além dos brinquedos infláveis como pula-pula e tobogã. Todas as crianças receberam presentes e Adolpho Konder ainda sorteou bicicletas e rádios.

– Hoje é um dia de confraternização com as famílias gonçalenses e de diversão e alegria para as crianças – ressaltou o secretário.

Antes da entrega dos presentes, o público assistiu a uma apresentação do grupo de street dance do pólo Jardim Catarina, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).



Prominp para mais 10 mil no Rio

Sábado, 10 de Outubro de 2009

Inscrições abrem em novembro e provas devem acontecer em janeiro. Até 2013, estado vai ganhar outras 43.764 oportunidades. Parceria da Petrobras com poder público amplia participação de beneficiários de programas sociais.

POR LUCIENE BRAGA, RIO DE JANEIRO

Rio - A próxima edição do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás Natural), que seleciona e qualifica trabalhadores para atuarem no setor vai abrir inscrições em novembro. A aplicação da prova de seleção está prevista para janeiro de 2010. O 5º ciclo dará, no Rio, oportunidades de qualificação para pelo menos 10.235 participantes. De 2009 a 2013, serão 207 mil chances para a formação que emprega 100% dos alunos. No período, o Rio abrirá, ao todo, 43.764 vagas. O anúncio foi feito ontem pelo diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, na agenda de comemorações dos 56 anos da estatal. “A experiência mostra que o aproveitamento do pessoal selecionado pelo Prominp é de 100%”, comentou o diretor.

O programa é dividido em ciclos. Desde 2006, nos quatro primeiros, já foram qualificados 17.250 no estado, entre os 40 mil já formados e 38 mil a caminho. Para ampliar o acesso de potenciais candidatos nas áreas de atuação da indústria do petróleo e fornecedores, a parceria entre a Petrobras, Ministério de Desenvolvimento Social, Governo do Estado e municípios ministrará aulas de reforço para as provas. “A Petrobras vai gerar 1,044 milhão de empregos, segundo o Plano Estratégico 2009-2013”, reafirmou o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.

“A Petrobras tem uma lacuna em seu quadro funcional. Pelo menos 40% dos funcionários da empresa têm menos de oito anos de casa. O restante tem mais de 19 anos. Vamos crescer, construir cinco refinarias, ampliar atuação na área de biocombustíveis e produção. Treinaremos 243 mil pessoas em cinco anos”, acrescentou.

Entre as oportunidades imediatas, o setor naval é o que mais oferece chances. Na semana que vem, a Petrobras vai lançar a licitação de 28 sondas para as atividades do pré-sal. Empresas estrangeiras poderão participar, mas elas serão construídas no Brasil. “Serão três pacotes. O primeiro será de sete unidades e permitirá a instalação de um novo estaleiro”, explica Renato Duque. O projeto vai abrir 40 mil empregos diretos e indiretos no País.

Reforço dá direito a apostila e lanche

As aulas de reforço para o Prominp serão de Português, Matemática e Raciocínio Lógico. Izabel Godinho, superintendente da Proteção Social Básica do Governo do Estado, explica que o Ministério do Desenvolvimento Social fornecerá apostila e lanche, enquanto os municípios cedem professores e a área física para as aulas. “Beneficiários do Bolsa Família e jovens em situação de risco social serão convidados. É para quem quer agarrar a oportunidade. Esse pessoal vai virar o ano estudando”, disse.

Segundo o assessor da Qualificação Profissional da Petrobras, Guilber Tumans, a Seção de Reforço Escolar é uma parceria do Prominp com o poder público. “A Petrobras orienta onde estão as oportunidades de emprego e do Prominp”, diz.

Cidade da Solda amplia os convênios

Paulo Henrique Casaes, 23 anos, é um soldador. Recebeu o certificado no dia 27 de setembro. “Fiz um curso de 240 horas na Cidade da Solda. Estou muito otimista para conseguir um emprego”, diz ele, orgulhoso. Como Paulo, mais 80 jovens jovens vão dar o primeiro passo este ano nas turmas do projeto Cidade da Solda Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, por meio do Prominp. Em agosto, White Martins e Esab assinaram convênios de adesão ao projeto, com o objetivo de contratar recém-formados. “O Prominp é um programa de sucesso que já contempla 78 mil pessoas qualificadas. Onde houver uma obra da Petrobras no Brasil estará o currículo dos formados”, afirma o gerente geral da Refinaria de Duque de Caxias, João Ricardo Lafraia.


Fonte: O Dia On-line

Ministérios lançam concursos com 431 vagas

RIO - Os ministérios das Comunicações, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior anunciaram o lançamento de três concursos públicos com 170, 70 e 191 vagas, respectivamente, totalizando 431 vagas.

No Ministério das Comunicações , as chances são para cargos de nível médio (agente administrativo e técnico em contabilidade) e superior (analista técnico, economista, contador, administrador, arquivista, técnico em comunicação social, psicólogo e bibliotecário). Os salários variam de R$ 2.067,30 a R$ 2.643,28. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Cetro .

Já no Ministério do Desenvolvimento Social, as vagas são para o cargo de agente Administrativo, com salário de R$ 2.067,30. As inscrições poderão ser realizadas apenas pela internet, no site do Cespe/UnB , entre os dias 15 e 29 de outubro. É exigido diploma de conclusão do nível médio e as vagas são para o Distrito Federal. A prova objetiva será realizada no dia 29 de novembro, com taxa de inscrição de R$ 38.

Para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as inscrições para 191 vagas foram abertas nesta quarta-feira . De acordo com o edital ( veja aqui ), serão oferecidas oportunidades para os cargos de analista técnico-administrativo, técnico em comunicação social (ambos de nível superior, com salário de R$ 2.643,28) e agente administrativo (nível médio, com salário de R$ 2.067,30).

Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no site da Funrio, desta quarta-feira até as 23h59 do dia 4 de novembro. Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, a Funrio disponibilizará postos de inscrição, no horário das 9h às 17h, no período de 7 de outubro a 21 de outubro de 2009, considerando-se o horário de Brasília, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para orientação quanto à realização de inscrições.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 37,00 para cargo de nível médio e de R$ 52,00 para cargos de nível superior. As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 29 de novembro.

Fonte: O Globo.

Curso de fiscalização de contratos e convênios


O Centro de Capacitação da Política de Assistência Social, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está com inscrições abertas para o curso “Fiscalização de Contratos e Convênios”, voltado para servidores municipais que atuam nas etapas de fiscalização de convênios nos diferentes setores da SMAS e outros órgãos do município.

Os interessados têm até às 18h de amanhã, dia 9, para se inscrever pelo e-mail centrodecapacitacaosmas@pcrj.rj.gov.br. É preciso informar o nome completo, o órgão de lotação, telefone e endereço eletrônico para contato.

A iniciativa tem como objetivo instrumentalizar 50 trabalhadores para o aperfeiçoamento dos procedimentos que envolvem a fiscalização de convênios e sua correta prestação de contas. A capacitação será ministrada pelo professor Marcus Vinícius Azevedo, formado em Administração de Empresas. O curso será realizado nos dias 15, 22 e 29 de outubro, pela manhã.

4ª Conferencia da Cidade de São Gonçalo

PROGRAMAÇÃO

DIA 22/10 – 18:00 às 20:00 horas - Abertura

DIA 23/10 – De 09:00 às 10:00 horas – Credenciamento de Delegados

De 10:00 às 12:00 horas - Paineis

De 12:00 às 13:00 horas – Almoço e Credenciamento de Suplentes

De 13:00 às 17:00 horas - Grupos de trabalho

DIA 24/10 – De 09:00 às 12:00 horas - Grupos de trabalho

De 12:00 às 13:00 horas - Almoço

De 13:00 às 17:00 horas – Plenária e Aprovaçao das propostas

De 17:00 às 18:00 horas – Eleiçao do COMPUR.

Curso: Perspectivas de Reforma do Estado Brasileiro

Desenvolvido pela Fundação Konrad Adenauer(KAS) em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista(ILP),órgão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o curso acontecerá no auditório Teotônio Vilela, no Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista, das 18:30 às 21:45 dos dias 3, 4 e 5 de novembro.

Este curso é destinado ao público em geral e os interessados em ocupar uma das 90 vagas deverão se inscrever – até o dia 27 de outubro – na página do ILP na internet, que pode ser acessada através do Portal da Assembléia (http://www.al.sp.gov.br/).

Depois de entrar na página, basta clicar no tópico “Instituto do Legislativo”, que se encontra do lado direito da página.

O próximo passo é entrar em “Agenda de Cursos e Atividades Anteriores”. A inscrição não garante a matrícula do interessado, dado o limite de vagas e que a lista dos efetivamente matriculados para participar da jornada será publicada na mesma página no dia 29 de outubro, a partir das 17:00.

Mais informações: www.kas.de/brasil ou (011) 3886-6289

FORUM POPULAR PERMANENTE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CONVITE

Reiteramos o convite para participação dos usuários delegados da Conferência Estadual realizado a partir da parceria firmada entre o CEAS e o Fórum Estadual, a realizar-se no dia 15 de outubro de 2009 das 08:30 às 16:30 no auditório do Abrigo Cristo Redentor, situado na Av. dos Democráticos, nº 1090, Bonsucesso.

PROGRAMAÇÃO

08:00 – Café da manhã
09:30 – Dinâmica Interativa – A Assistência Social, o cidadão e seus direitos
11:00 – Exposição Temática – SUAS – Seu desenho para garantir direitos
11:30 – Trabalho em Grupo
13:00 – Almoço
14:00 – Plenária com Autoridades

• Benedita da Silva
Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

• Márcia Maria Pinheiro Biondi
Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social

• Marco Castilho
Conselheiro Municipal e membro do Fórum Estadual

• Deise Gravina
Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social

16:00 – Encerramento

Atenção: Considerando que o Encontro também oportuniza um momento de capacitação, caso seu município tenha outros usuários que não saíram delegados a Conferência estadual, mas tenha interesse em participar, fica disponibilizada mais uma vaga para participação no Encontro Estadual de Usuários no dia 15 de outubro, conforme programação.

SMDS faz ação para conscientizar pais a educarem seus filhos sem violência

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009

Mostrar aos pais que podem educar seus filhos sem o uso da violência. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), promove nesta quarta-feira (07/10), um evento em comemoração ao Dia das Crianças, para 120 crianças e adolescentes atendidas pelo serviço de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual.

Das 11h às 15h, no sede do Creas (Rua Salvatori, 102, Centro), serão realizadas atividades recreativas como pintura artística. Além disso, os integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) vão fazer apresentações de street dance e do Peti na Lata. Já os pais e responsáveis vão assistir a uma palestra sobre educação dos filhos, ministrada por psicólogos e assistentes sociais da SMDS.

– Vamos mostrar a essas famílias que existem outras formas de educar sem bater. Queremos proporcionar momentos não traumáticos para estas crianças e adolescentes, vítimas de violência, abuso e exploração sexual – frisa Joane Brito, coordenadora do Creas.

São Gonçalo promove I Caminhada pela Família

Terça-feira, 06 de outubro de 2009

Pela primeira vez na história, o município de São Gonçalo promove uma grande mobilização inter-religiosa e não político-partidária em defesa da família. O movimento inédito, a 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO, será lançada oficialmente no dia 19 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB-SG. Na oportunidade, lideranças de vários setores da sociedade, associações de classe, igrejas de todas as denominações e da população em geral assinarão um manifesto de compromisso com o êxito da caminhada.

A 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO, cujo tema é “Família: Base para uma sociedade melhor”, acontece no dia 5 de dezembro de 2009, com concentração a partir das 15 horas, na Praça do Zé Garoto. A saída será às 16 horas, com destino ao Clube Mauá.

De acordo com o desembargador Fábio Dutra, um dos seus idealizadores, a mobilização deve ficar na história como o momento em que São Gonçalo parou para refletir sobre as ameaças aos valores familiares tradicionais na modernidade e sobre os meios de protegê-los. “Esta será uma forma de buscarmos juntos mecanismos que impeçam os ataques de grupos que pregam a obsolescência dos valores da família”, afirma.

Para o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, do Comitê Executivo da Caminhada, São Gonçalo dará exemplo para o Brasil e o mundo com esta mobilização.“Convidamos a todos os moradores de São Gonçalo e até de cidades vizinhas, independentemente de crença, ideologia ou partido político, a participar de caminhada. Este pode ser o primeiro passo para transformarmos a realidade que ameaça a família, dando a ela a verdadeira prioridade que esta instituição formada por Deus, base de qualquer sociedade, deve ter”, salienta Adolpho Konder.

Os organizadores da 1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO convidam a população a participar com roupas brancas, faixas, cartazes, bandeiras e demais acessórios que estimulem e reforcem o tema.

SERVIÇO: Manifesto de lançamento e compromisso
DATA: 19 de outubro de 2009
HORA: 19 horas
LOCAL: Auditório da OAB-SG
ENDEREÇO: Travessa Euzelina, 100, Zé Garoto (rua em frente ao antigo Fórum)

1ª CAMINHADA PELA FAMÍLIA EM SÃO GONÇALO
DATA: 05 de dezembro de 2009
CONCENTRAÇÃO às 15 horas, na Praça do Zé Garoto
SAÍDA às 16 horas, com destino ao Clube Mauá

MAIS INFORMAÇÕES:
Valéria Aguiar – Assessora de Imprensa
9448-1006

Prefeita agradece empenho de Adolpho Konder e equipes da SMDS na comemoração do aniversário do município

O sucesso do desfile cívico pelos 119 anos de emancipação político-administrativa do município de São Gonçalo foi comemorador durante café-da-manhã com a prefeita, no dia 19 de setembro, no anexo da Prefeitura, em Alcântara. A iniciativa do encontro foi da própria prefeita Aparecida Panisset, com objetivo de agradecer ao secretário de Desenvolvimento Social (SMDS), Adolpho Konder, e às equipes da SMDS pelo empenho em prol do êxito do desfile.

Muito emocionada e feliz, a prefeita reconheceu o trabalho árduo e sério do secretário Adolpho Konder que desfilou ao lado das equipes e usuários dos programas sociais, como a banda Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) na Lata e o ritmo nordestino do projeto Flor do Nordeste. Alunos da Padaria Escola, participantes e equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos programas Bolsa Família, Cozinhas Comunitárias, Amigo na Linha, Passe Livre, Próximo Passo (ex-Planseq), Defesa do Consumidor, além dos projetos Oleiro, Capacitar para Crescer, Capacitação e Inclusão Produtiva e Convivência Familiar e Comunitária também deram um show de cidadania durante o desfile.

Ainda se apresentaram pela SMDS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com o Peti e os serviços de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes; Orientação e Apoio Especializado a Pessoa e Família Vítimas de Violência; Atendimento as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade); Abordagem, Triagem e Acompanhamento à População em Situação de Rua; e serviço continuado de Habilitação e Reabilitação na Comunidade das Pessoas com Deficiência.

Integrantes da Agenda 21 Municipal, que criaram um plano de desenvolvimento sustentável para São Gonçalo com a chegada do Complexo Petroquimico da Petrobras, também desfilaram pela SMDS. Os catadores de material reciclado, que encerraram o desfile da Secretaria, se apresentaram com os triciclos que foram doados pelo secretário Adolpho Konder.
Segundo o secretário, a dedicação e a participação vibrante das equipes da SMDS fizeram a diferença no êxito do desfile.

“É gratificante ver a dedicação da equipe. Formamos um grupo coeso e que ama São Gonçalo. A prefeita percebeu isso e ficou grata. Só fizemos a nossa parte. Pretendemos ainda fazer muito mais por são Gonçalo”, conclui Adolpho Konder.


Confira as fotos da participação do secretário Adolpho Konder no Círio de Nazaré

O secretário Adolpho Konder foi o responsável pela infra-estrutura que permitiu a visita do Círio de Nazaré a São Gonçalo em setembro. Nas fotos, a imagem o secretário aparece ao lado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, acompanhado pelo filho Gabriel. Nas fotos, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, dom Roberto Ferreria Paz, o pároco da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Laranjal, Padre Leandro Freire, e o vigário episcopal e pároco da Matriz de São Gonçalo de Amarante, padre Ademar Ermilindo.


Jornal O São Gonçalo destaca atuação de Adolpho Konder na SMDS

Segunda-feira, 05 de outubro de 2009

Confira a reportagem de página inteiro feita pelo jornal O São Gonçalo sobre os nove meses da gestão do secretário Adolpho Konder à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social:

Há nove meses na Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder se mostra um entusiasta quando o assunto é mudar a vida das pessoas. Em entrevista a O SÃO GONÇALO, ele abordou as ações realizadas desde que assumiu a secretaria e fez mistério sobre a provável candidatura em 2010, pelo DEM.


OSG - Nesses primeiros nove meses à frente secretaria, quais os foram os principais avanços?

Konder – A gente conseguiu potencializar os projetos. No caso dos Centro de Referência da Assistência Social (Cras), conseguimos agregar mais qualidade no atendimento. Hoje realizamos visitas domiciliares, utilizando kombis. Conseguimos estruturar as unidades com telefones e computadores. Isso está permitindo integrar mais as famílias. No caso dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Crea), conseguimos unir as ações em um galpão na Rua Salvatori, onde atendemos população de rua e vítimas de violências domésticas. Somado a isso, tem os cursos de qualificação que estamos oferecendo nos Cras. Fechamos uma parceria com o Senac, que irá ministrar cursos, assegurando a qualidade necessária para os alunos conseguirem uma colocação no mercado. Além disso, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é um dos que mais cresceu. Antes atendíamos 350 crianças e hoje, mil. No Salgueiro, 50 mães se formaram num curso de camareira e algumas estão até empregadas. Para os beneficiários do Bolsa Família estamos com o programa “Próximo Passo”, onde vamos qualificar para a construção civil e de auxiliar administrativo. Estamos fazendo parcerias com empresas que trabalham no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de forma a encaminhar esse pessoal para vagas de trabalho. É como o presidente Lula diz, além de dar o peixe, a gente ensina a pescar”.

OSG - O senhor sempre se refere ao Comperj como a grande causa do desenvolvimento do município nos próximos anos...

Konder – O Complexo Petroquímico vai ter impacto no Brasil. Todos os estados queriam abrigá-lo. Na época eu era chefe de gabinete. Fomos muitas vezes à Brasília apoiar o Estado do Rio, porque em um primeiro momento o município de Itaguaí iria receber o projeto, mas problemas ambientais impossibilitaram a escolha. A partir daí identificamos o interesse do Governo Federal em instalar a refinaria na região. Pelo posicionamento de São Gonçalo e por seu potencial de mão-de-obra, percebemos que deveríamos ter um espaço grande no processo. E foi o que aconteceu. Não tenho a menor dúvida de que haverá uma grande transformação, por isso temos que pensar em ordenar o crescimento de forma positiva. A gente sabe que junto com o desenvolvimento também vêm problemas, como desigualdade, e a prefeita está trabalhando para evitar isso.

OSG - O programa Amigo na Linha nasceu voltado para o tratamento de dependentes químicos. Como funciona o projeto atualmente?

Konder – É um programa que deu certo. O Amigo na Linha tem papel de integrar todos os projetos. As pessoas continuam ligando para tratar da dependência química, mas também para resolver outras situações e buscar orientações sobre os programas. Serve para marcarem visitas, atendimentos, enfim, é um dos braços fortes da secretaria.

OSG - Ainda sobre a dependência química. O senhor disse que buscaria parcerias com universidades para discutir sobre o tema.

Konder – Sim, já estamos preparando uma ação junto à Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A ideia é fazer o mesmo que fizemos sobre a questão da população de rua, onde registramos sucesso. Agregando pessoas e entidades para discutir o problema e capacitar nossos profissionais, assim como pessoas da sociedade civil. Com isso vamos traçar políticas públicas para abordar da melhor forma possível este tema. É importante destacar que, nesse caso, nós fazemos a abordagem com psicólogos e assistentes sociais, mas não realizamos o tratamento. Esse procedimento é feito no SUS.

OSG - E sobre a qassistência aos idosos, o que tem sido feito?

Konder – Até fevereiro desse ano, idosos e portadores de deficiências físicas eram obrigados a se deslocar até o Terminal João Goulart, no centro de Niterói. Pensei: ‘peraí, tem alguma coisa errada, não faz sentido. São Gonçalo tem mais de um milhão de habitantes, por que o passe tem que ser retirado em Niterói?’ Desde então, tiramos 1.702 passes para idosos e mais 2.168 para deficientes. Conseguimos facilitar o acesso e dar dignidade a essas pessoas, que dependiam de agendamento prévio, o que muitas vezes demorava. Agora eles chegam e são atendidos rápido, além de aproveitarmos esse momento para prestar informações pertinentes aos seus direitos.

OSG - Como caminham as relações com os governos estadual e federal?

Konder – A relação que a gente tem é muito saudável, traz muitos benefícios para cidade. Boa parte desses projetos que vocês estão vendo só foram viabilizados devido a construção de uma boa relação com o Estado e a União, feita pela prefeita.

OSG - O senhor é cotado para vir como candidato a deputado estadual pelo DEM em 2010. Como está a questão?

Konder – Ainda temos um ano até as eleições. Sou filiado ao Democrata e confio na decisão do partido. Estou focado no desenvolvimento social. Ajudar a secretaria a crescer e continuar realizando com excelência os projetos. Pretendo permanecer na secretaria. Gosto muito do que estou fazendo. Digo à prefeita que se ela mandar eu escolher outro setor, ficarei aqui. É muito gratificante ver o crescimento das pessoas, ajudar pessoas no dia a dia, ver os resultados dos projetos, reverter o quadro de uma família. Isso não tem preço.

Fonte: O São Gonçalo on-line.

Foto: Luiz Nicolella.

Curso de Direito da Criança e do Adolescente

EXPO CATADORES 2009

ALUNOS JOVENS E ADULTOS TÊM OPORTUNIDADE NO ENSINO TÉCNICO

Alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de São Gonçalo podem candidatar-se a vagas de ensino profissionalizante. Este é o Proeja Fic, projeto que levará a formação técnica aos alunos da EJA da rede municipal. São ao todo 90 vagas distribuídas nos cursos de Maquiagem Técnica, Esteticista e Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática, tudo em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, antigo Cefet).

Para participar do processo seletivo, o aluno precisa ter concluído o Grupo IV da EJA, o que equivale a 6ª Série, ou concluir até o dia da matrícula (22 e 23 de outubro). As inscrições vão do dia 06 ao dia 09 de outubro e devem ser realizadas no Colégio Municipal Ernani Faria, na Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves.

Ocurso em como objetivo atender aos interesses daqueles que não concluíram os estudos em idade regular, considerando e valorizando as suas experiências de vida. As aulas terão início no primeiro semestre de 2010. Além de ter concluído a 6ª Série, o candidato precisa ter pelo menos 15 anos e apresentar carteira de identidade e CPF no ato da inscrição.

Hotéis, motéis e pensões flagrados com crianças ou adolescentes desacompanhados ou sem autorização dos pais para estar no local poderão ser fechados

Lei 12.038, de 1o de outubro de 2009

Altera o art. 250 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, para determinar o fechamento definitivo de hotel, pensão, motel ou congênere que reiteradamente hospede crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis, ou sem autorização.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O art. 250 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 250. Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere:

Pena - multa.

§ 1º Em caso de reincidência, sem prejuízo da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 (quinze) dias.

§ 2º Se comprovada a reincidência em período inferior a 30 (trinta) dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada." (NR)

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 1o de outubro de 2009.


JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto

Patrus Ananias

Airton Nogueira Pereira Júnior

Feira Nordestina de São Gonçalo aporta na Praça do Bandeirante dias 3 e 4

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009

Após o sucesso na primeira edição, quando mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento, o Projeto Flor do Nordeste, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), volta neste fim para a Praça do Bandeirante, que fica na Rua Joaquim Laranjeiras. A feira nordestina de São Gonçalo começa ás 12h de sábado, dia 3, e só encerra a meia noite de domingo (04/10). Serão 36 horas de muito show de forró, concursos de dança, vendas de pratos típicos, como sarapatel, carne de sol e muito mais, além de artesanato e produtos da região.

O secretário Adolpho Konder, presente em todas as edições do projeto, frisa que, além de oferecer lazer e confraternização para essa comunidade que ajuda a construir o desenvolvimento e a história de São Gonçalo, os nordestinos podem encontrar na feira uma oportunidade de trabalho.

– Hoje já são quase 100 famílias que trabalham nas barracas da feira, retirando seu sustento de forma digna e merecida – destaca Konder.

Equipes da SMDS de São Gonçalo serão qualificadas para atender deficientes auditivos

Melhorar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, beneficiadas pelos programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo. Com este objetivo, as equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vão fazer um curso de Libras, no SESI-SG. As aulas de linguagem dos sinais serão realizadas aos sábados, das 9h às 12h. O curso, que começa neste sábado, dia 3, e vai até o dia 12 de dezembro, é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com a SMDS.

O SESI fica na Rua Doutor Nilo Peçanha, 134, no Centro.

Adolpho Konder festeja Dia Nacional do Idoso com beneficiários dos programas sociais

Os idosos de São Gonçalo tiveram um dia especial nesta quinta-feira (01/10). Todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizaram diversas atividades para festejar o Dia Nacional do Idoso. No anexo da prefeitura, em Alcântara, o secretario Adolpho Konder participou da comemoração e entregou os passes livres e o Estatuto do Idoso aos maiores de 60 anos.

Além de receber os cartões de gratuidade para o transporte público, os beneficiados tiraram dúvidas sobre a utilização do passe livre e conheceram os serviços oferecidos pela Secretaria como o Amigo na Linha, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Próximo Passo (ex-Planseq), Programa Bolsa Família, CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Projeto Flor do Nordeste, Defesa do Consumidor, entre outros.

– A gente busca nesses eventos da Secretaria passar informações sobre os nossos serviços. Estamos sempre qualificando a nossa equipe para atendê-los cada vez melhor – frisou Adolpho Konder, que convidou os presentes para o 2º Baile do Idoso, que será realizado no dia 23 deste mês, às 18h, no anexo.

Com muita energia, os alunos da Terceira Idade do CRAS Guaxindiba fizeram uma apresentação de ginástica. Logo em seguida, a assistente social do CREAS, Natália Palmar, falou sobre o serviço de Orientação e Apoio Especializado a Pessoa e Famílias Vítimas de Violência. No final, aconteceu uma confraternização entre os presentes.

Flores para os idosos

Nos 11 CRAS espalhados pela cidade, os maiores de 60 anos assistiram a palestras sobre diversos temas como “Atividade física como qualidade de vida”, “Bem-estar na Terceira Idade”, entre outras, e se confraternizaram com as equipes. No núcleo Santa Isabel, nutricionistas e professores de Educação Física falaram sobre alimentação saudável e realizaram aulas de ginástica. Ainda foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial. Em Vista Alegre, os maiores de 60 anos também receberam flores

E os eventos para os idosos não param por aí. Além do 2º Baile da Terceira Idade, no dia 23, o CRAS Jardim Catarina realizará, dia 8, uma palestra com a psicóloga Tânia Vieira sobre “Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na Terceira Idade”.