Moradores de São Gonçalo continuam a questionar resultado do Censo 2010

Por: Guilherme Santos 01/12/2010

Gonçalenses que não foram recenseados usam a internet para protestar. Se dados registrassem mais de um milhão de habitantes, cidade teria maior repasse de verbas federais

Orkut, Facebook, Blog e Twitter. Todas as principais redes sociais da internet estão sendo utilizadas como ferramenta para tentar corrigir os números do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em São Gonçalo. Por apenas 99 pessoas, a cidade ficará com uma participação bem menor no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), distribuído pelo Governo Federal, e políticos locais estão mobilizando todo o tipo de recurso para tentar reverter a situação.

A população total de São Gonçalo, de acordo com o novo Censo é de 999.901 habitantes. Para que São Gonçalo engrossasse sua participação no fundo, teria que alcançar mais de um milhão. A deputada estadual Graça Mattos, no intuito de ajudar a localizar os gonçalenses que ainda não responderam ao Censo 2010, está usando suas contas nas principais redes sociais para pedir aos amigos e as principais lideranças comunitárias e evangélicas da cidade para que abracem esta campanha.

“Estes números estão abaixo da realidade. Sabemos que São Gonçalo tem mais de um milhão de habitantes. O aumento no repasse do FPM significaria mais dinheiro para a educação, saúde e segurança pública”, destaca a primeira secretaria da Assembleia Legislativa (Alerj).

Os moradores também não acreditam na precisão da pesquisa.

“Nem eu, nem as três pessoas que convivem comigo, por exemplo, fomos recenseados. Um município grande e populoso como São Gonçalo precisa urgentemente de verbas para reformar a educação, saúde e saneamento básico”, opina o funcionário público e morador do Alcântara Jean Rodrigues, de 44 anos.

A secretária Cristina Marins Tavares, de 52 anos, mora em um terreno no bairro Laranjal, com oito pessoas. Porém, deste total apenas duas teriam sido ouvidas pelo IBGE e as outras seis que sobraram não foram recenseadas.

“Acredito na má vontade do instituto, até porque fui procurar saber como fazia para ser entrevistada e estou sem resposta até hoje”, conta.

O IBGE informou que, em São Gonçalo, os recenseadores encontraram 4.875 domicílios fechados e que, apesar deste transtorno estas casas foram estimadas, e, portanto, não houve falhas ou erro.

Fonte : O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário