Vagas na Representação da UNESCO no Brasil

Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Representação da UNESCO no Brasil periodicamente publica no link abaixo anúncios de vagas abertas no país, tanto de vagas para trabalhar no Escritório em Brasília, nos Projetos. As vagas disponíveis também são divulgadas entre as agências do Sistema das Nações Unidas no país, e/ou oportunamente em jornais de grande circulação.

Clique aqui para visualizar o conteúdo completo.

ABUSOS SEXUAIS

Domingo, 14 de Fevereiro de 2010

O Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome está mobilizado no sentido de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de uma campanha de âmbito nacional.

Durante as festas do carnaval, serão distribuídas camisetas, abanadores, cartazes, adesivos, bandanas e tatuagens temporárias para os foliões. A Polícia Federal fará a distribuição das peças, com inscrições em inglês e espanhol, para os turistas estrangeiros. A campanha cobrirá 14 capitais, além de Corumbá, na fronteira do Mato Grosso do Sul com a Bolívia.

A campanha é uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, coordenada pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. (Envolverde)

Fonte: Abril.com

Jornal Família Cristã entrevista Adolpho Konder

Oficina Municipal: Curso de Gestão de Organizações Públicas

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2010.

1º Baile de Máscaras dos Idosos reúne centenas de foliões no Clube Tamoio

O Clube Tamoio voltou a receber nesta sexta-feira (05/02) o tradicional baile de Carnaval. Centenas de famílias curtiram o 1º Baile de Máscaras do Idoso, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). As marchinhas carnavalescas ditaram o ritmo da festa e Rosemarie dos Santos ganhou o concurso de máscaras, que contou com a participação de 71 candidatos. O secretário Adolpho Konder entregou o troféu a vencedora.

Muitos foliões voltaram no tempo e se divertiram com marchinhas que são sucesso até hoje. A decoração do salão e o concurso de máscaras também criaram um clima de nostalgia. A SMDS também ofecereu um buffet aos convidados.

– Este baile é o resgate cultural dos áureos tempos do Carnaval e foi organizado para toda a família. Aproveitem a festa – frisou Adolpho Konder. Representando a prefeita Aparecida Panisset, o secretário de Saúde, Márcio Panisset, também prestigiou o evento.

Este foi o primeiro evento de 2010 para os idosos, que são beneficiados com os passes livres. Ano passado, a SMDS realizou três bailes para os participantes do programa, que reuniu milhares de pessoas. Desde fevereiro de 2009 quando o posto do programa foi instalado em São Gonçalo, 4.856 cidadãos maiores de 65 anos receberam os cartões de gratuidade. Antes os idosos precisavam ir ao Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir o riocard.

Fotos: Reynaldo Félix.

Adolpho Konder entrega certificados aos alunos dos cursos da Carreta Senac

O secretário municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, entregou 70 certificados aos alunos dos cursos gratuitos de informática, auxiliar de escritório e telemarketing, no último dia 29. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. Eles foram os primeiros beneficiados com a parceria entre a Secretaria e o Sistema Fecomercio. A carreta do Senac ficou três meses no estacionamento do supermercado Extra, em Alcântara. Segundo Adolpho Konder, outros bairros vão receber a carreta este ano.

Fotos: Reynaldo Félix.

Gestores de São Gonçalo são qualificados para atuarem com políticas de direitos humanos

São Gonçalo sediou nesta sexta-feira (05/02), no Colégio Municipal Ernani Farias, em Neves, um programa do Governo do Estado que qualificou os gestores de assistência social em direitos humanos. Os 12 municípios que participaram do evento assinaram um termo de cooperação técnica se responsabilizando a enviar projetos de leis às Câmaras de Vereadores com o objetivo de incluir as políticas de direitos humanos nas secretarias de assistências sociais. O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, e a prefeita Aparecida Panisset foram os anfitriões do fórum.

Konder agradeceu a participação dos municípios – São Gonçalo, Niterói, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Maricá, Cachoeira de Macabu e Araruama – e disse que busca consolidar em São Gonçalo as políticas assistenciais para garantir os direitos humanos na cidade.

– Direito humano é dignidade, é falar de vidas. Vamos avançar com a assinatura do protocolo e fazer de São Gonçalo uma cidade mais humana – ressaltou o secretário.

Em seu discurso, a prefeita Aparecida Panisset também agradeceu a participação dos 12 municípios e frisou que as parcerias com os governos estadual e federal são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Já a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva disse que até o fim de fevereiro será completado o ciclo de capacitação nos 92 municípios.

– O objetivo é fortalecer a assistência social e incluir os direitos humanos. Também vamos lançar em abril o Plano Estadual de Direitos Humanos e buscaremos recursos com o Governo Federal para colocar estas políticas em prática nas prefeituras – adiantou Benedita da Silva.

Os gestores, conselheiros, vereadores e a sociedade civil organizada de 12 cidades participaram de oficinas temáticas e trocaram experiências. Foram abordados os seguintes temas: Direitos da Mulher, Direitos da Pessoa com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Juventude, Conselhos de Direitos: estratégia de Participação e Controle Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos no Poder Legislativo Municipal, Mídia e Direitos Humanos, Direitos Individuais Coletivos e Difusos e Segurança Alimentar.

Fotos: Reynaldo Félix.

Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo promove 1º Baile de Máscaras dos Idosos

Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2010

Em clima de Carnaval, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo promove nesta sexta-feira (05/02) o primeiro Baile de Máscaras dos Idosos. A festa, com as tradicionais marchinhas carnavalescas, acontece no salão nobre do Clube Tamoio a partir das 18h. Além de oferecer um buffet aos convidados, a SMDS vai realizar um concurso para eleger as 10 melhores máscaras. O secretário Adolpho Konder vai entregar os prêmios.

Este é o primeiro evento de 2010 para os idosos, que são beneficiados com os passes livres. Ano passado, a SMDS realizou três bailes para os participantes do programa, que reuniu milhares de pessoas. Desde fevereiro de 2009 quando o posto do programa foi instalado em São Gonçalo, 4.856 cidadãos maiores de 65 anos receberam os cartões de gratuidade. Antes os idosos precisavam ir ao Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir o riocard.

– Quando entregamos os cartões, orientamos sobre o modo de utilizar os riocards. Seguindo uma determinação da prefeita Aparecida Panisset, a gente informa a população sobre os serviços oferecidos na SMDS. A nossa meta é fazer de São Gonçalo um município mais humano este ano – frisou Konder.

O Clube Tamoio fica na Rua Presidente Kennedy, s/nº, no bairro Brasilândia. Mais informações pelos telefones 3262-3643 ou 3262-3648.

São Gonçalo sedia Fórum Estadual de Direitos Humanos no dia 5

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, será o anfitrião do Fórum Estadual de Direitos Humanos que acontece sexta-feira, dia 5, em São Gonçalo. Das 9h às 17h, gestores, conselheiros, vereadores e a sociedade civil organizada de 11 cidades vão participar de uma capacitação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. A cerimônia, que será aberta pela secretaria estadual Benedita da Silva, acontece no Colégio Municipal Ernani Farias, em Neves.

Serão realizadas 11 oficinas temáticas simultâneas com os participantes de São Gonçalo, Niterói, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Maricá, Cachoeira de Macabu. Os temas são: Direitos da Mulher, Direitos da Pessoa com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Juventude, Conselhos de Direitos: estratégia de Participação e Controle Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos no Poder Legislativo Municipal, Mídia e Direitos Humanos, Direitos Individuais Coletivos e Difusos e Segurança Alimentar.

– Vamos trocar experiências e pensar ações para a execução das políticas públicas para os direitos humanos – destacou Adolpho Konder.

No encerramento do evento, acontece a assinatura do pacto de institucionalização da Política de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos entre a secretária estadual Benedita da Silva e os gestores participantes.

O Colégio Municipal Ernani Farias fica na Rua Oliveira Botelho, s/nº, em Neves.

São Gonçalo disponibiliza microônibus para o transporte de PMs portadores de deficiência

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

O secretário municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, ao lado da prefeita Aparecida Panisset, viabilizou nesta terça-feira (03/02) um microônibus para o 7º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Alcântara. O veículo será utilizado para o transporte de 12 famílias de policiais militares portadores de deficiência que realizam tratamento no Centro de Saúde Físico e Mental da PM, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. A solenidade aconteceu no quartel da instituição, no município gonçalense.

Segundo a diretora de Assistência Social da PM, major Viviane Duarte, o veiculo vai viabilizar que os policiais reformados e seus familiares continuem o tratamento. A major disse ainda que os policiais vão participar do projeto Renascer, Servir e Proteger, que tem o objetivo de estimular a prática de esportes e formar atletas paraolímpicos.

– Obrigado a prefeita e ao secretário Adolpho Konder por disponibilizar este microônibus. Queremos incluir novamente os policiais cadeirantes na instituição. Precisamos deles fazendo parte da PM – ressaltou a diretora, acrescentando que muitos pararam o tratamento por causa da dificuldade em se deslocar para o Rio de Janeiro.

Em seu discurso, a prefeita destacou o serviço da corporação “que vai às ruas estabelecer a segurança da população”. Muito emocionada, Panisset disse ainda estar feliz por “poder ser útil e ajudar no tratamento dos policiais que lutaram pelas vidas dos gonçalenses”.

– Desejo que este microônibus mude muitas vidas para melhor. Hoje é um dia de muita felicidade porque estamos ajudando aqueles que um dia estavam nas ruas nos defendendo – completou o secretário Adolpho Konder.

Um dos mais contentes com a entrega do veículo é Marcelo Oliveira Monteiro, de 32 anos. O soldado era lotado no 7º BPM e ficou paraplégico após sofrer um acidente de carro a serviço da PM. Após o trauma, ele começou a praticar esporte e hoje é um dos destaques da Seleção Brasileira de Rugby.

– Agora vou fazer o tratamento regularmente. Antes só ia quando o meu pai podia me levar de carro – contou Monteiro.

Também participaram da solenidade o comandante geral da PM, coronel Mário Sergio Duarte; o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Roberto Gil da Conceição Silva; e o secretário municipal de Transportes, major Marcello Guimarães.


Fotos: Reynaldo Félix.

Adolpho Konder destaca parceria com sociedade na posse do Conselho de Assistência Social

Segunda feira, 01 de Fevereiro de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, tomou posse, junto a outros 17 representantes, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) na sexta-feira (29/01), na Faculdade Universo, no bairro Trindade, para o biênio 2010/2011. Ele agradeceu o apoio do CMAS no primeiro ano de sua gestão – assumiu a Secretaria em janeiro de 2009 – e disse a parceria será mantida para criar ações em prol da melhoria de vida dos cidadãos carentes da cidade.

Segundo Konder, são grandes os desafios sociais na cidade por conta da pequena receita da prefeitura. Para ele, o diálogo permanente com os conselheiros será fundamental para fazer de São Gonçalo um município mais humano.

– O apoio da sociedade civil é importante para o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Estamos fazendo um levantamento na cidade para garantir a acessibilidade dos deficientes. Também instalamos o posto do Programa Passe Livre no anexo da prefeitura, em Alcântara, e já entregamos 4.856 riocards aos idosos e 2.313 aos portadores de deficiência – destacou o secretário, que também ressaltou as realizações dos fóruns municipais para os moradores em situação de rua e deficientes físicos.

O vice-prefeito Jorge Aranha afirmou que São Gonçalo é referência para o Estado por conta do trabalho social realizado na cidade. O vereador José Antônio Machado, que representou a Câmara Municipal; e o presidente da CMAS, Hélio Camilo, também participaram da mesa.

Conselheiros para o biênio 2010/2011

O Conselho Municipal de Assistência Social é formado por 18 representantes, metade do governo e a outra parte da sociedade civil organizada. Eles foram eleitos durante a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizado em agosto do ano passado, no Sesc/SG. Confira a lista:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Adolpho Konder (titular) e Sérgio Reimol (suplente); Pedro Veiga (titular) e Silvana Santana (suplente); Olivia Ribeiro (titular) e Maria Betania Gomes (suplente); Francisco Gilberg (titular) e Neide Lúcia Guimarães (suplente).

Secretaria Municipal de Fazenda – Elisangela Ferreira (titular) e Katia Lima (suplente).

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo – Vagner Mota Chaves (titular) e Mauri Cunha (suplente).

Secretaria Municipal de Saúde – Osmar Bria (titular) e Carlos Arthur (suplente).

Gabinete da prefeita – Monica Melo (titular) e Willian Pereira (suplente).
Câmara de Vereadores – Rita de Cássia Barcelos (titular).

Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (Abrae) – Angélica Maria Machado (titular) e Maria Neves (suplente).

Assistência e Apoio a Criança – Ocimar Ribeiro (titular) e Antônio Carlos da Silva (suplente).

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) – Maria Aparecida Boechat (titular) e Conceição Fernandes (suplente).

Associação de Moradores do Lixão e adjacências – Hélio Camilo (titular) e Marilza Dias da Costa (suplente).

Centro Ativo de Programas Sociais – Elisabeth dos Santos (titular) e Sueli de Matos (suplente).

Centro de Atenção a Atendimento a Aids – Flávia Fabiana da Silva (titular) e Francine de Souza Dias (suplente).

Centro de Assistência Social Integral (Cenasin) – Alcir Duque Estrada (titular) e Heloisa Helena Duque Estrada (suplente).

Movimento de Mulheres de São Gonçalo – Oscarina Souza Siqueira (titular) e Camila de Souza (suplente).

Liga Gonçalense de Desportos – Capitulino Gomes (titular) e Joselir de Souza Conceição (suplente).


Fotos: Reynaldo Félix.