MEC publica o descredenciamento da Gama Filho e UniverCidade

O Ministério da Educação (MEC) publicou na terça-feira passada (14), no Diário Oficial da União, a portaria que oficializa o descredenciamento da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), mantidas pela Galileo Educacional. As universidades terão dez dias para formar uma comissão que vai organizar os documentos e entregá-los aos alunos de graduação e pós-graduação, para que seja feita a "transferência assistida" (processo que busca facilitar a mudança de universidade) deles para outras instituições.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial, as universidades Gama Filho e UniverCidade deverão indicar um local para funcionamento das atividades de secretaria acadêmica, com respectiva documentação que comprove posse ou propriedade de imóveis por parte da Galileo, no prazo de dez dias contados a partir do recebimento da notificação.

As duas instituições ficam responsáveis por guardar e organizar o acervo acadêmico e entregar a documentação necessária – como históricos escolares, certificados de conclusão de curso e diplomas – para transferência dos alunos de graduação e pós-graduação a outras faculdades. A Gama Filho e a UniverCidade também devem manter os dados dos estudantes que estavam com a matrícula trancada ou que já se formaram.

Além de criar uma comissão para tratar da entrega dos documentos aos alunos, a Galileo deverá garantir a presença de uma equipe em número suficiente para todas as atividades necessárias à transferência assistida. A mantenedora deverá, ainda, enviar ao MEC o projeto pedagógico, as grades curriculares e os planos de ensino dos cursos oferecidos.

A Secretaria de Ensino Superior do MEC vai publicar portarias de reconhecimento dos cursos ministrados pela Gama Filho e pela UniverCidade para fins exclusivos de expedição e registro de diplomas. Segundo o ministério, a responsabilidade pela emissão do diploma de quem se formou é das próprias instituições.



                                     Doutores da Alegria

                          

Para que tem o desejo de participar do projeto Doutores da Alegria e vivenciar experiências únicas, tem que se inscrever até 28 de fevereiro, através do site http://www.doutoresdaalegria.org.br/.
A missão dos Doutores da Alegria é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde. Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.
A visão dos Doutores da Alegria é tornar-se um centro cultural referência na arte do palhaço e nas artes cômicas em geral oferecendo acervo, publicações, cursos e produções artísticas que estimulem a reflexão e o diálogo crítico com diversos setores da sociedade.
O Projeto ainda visa na formação em palhaço para jovens. A cada dois anos, é aberto um processo seletivo para jovens de 17 a 23 anos, cuja renda familiar não ultrapasse os três salários mínimos. Os selecionados recebem uma bolsa-auxílio para o transporte e lanche no local.
Em 2013, o Programa de Formação de Palhaço para Jovens foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.


                  Pelc: Ciência e Tecnologia do Esporte

 


O PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, tem como objetivo ampliar uma proposta pública e social que atenda ás necessidade de esporte recreativo e de lazer da população local.

Além de proporcionar a pratica de atividades físicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e as pessoas com deficiência, estimula a convivência social, formação de gestores e lideranças comunitárias, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como politicas públicas e direito de todos.

Desde sua criação, diversas ações foram ampliadas e para assegurar sua estrutura nacional, parcerias com outros programas da politica social do Governo Federal tem sido multiplicadas buscando aprimorar o controle social. 

 A Politica Nacional do Esporte tem como princípios:  
 

·         Universalização do acesso e promoção da inclusão social

·         Desenvolvimento humano

·         Ciência e tecnologia do esporte

·         Promoção da saúde

·         Paz e desenvolvimento social

·         Desenvolvimento econômico

·         Gestão democrática: participação e controle social

·         Descentralização da politica esportiva e de lazer.

 
                 Prouni, a chance para quem deseja cursar uma faculdade.
 
O futuro dos nossos jovens é de extrema importância e para que eles não percam a oportunidade de ingressar em uma faculdade e terem um avanço na sua carreira profissional, no próximo dia 13 de janeiro estarão abertas as inscrições do Prouni.

O Prouni é um programa do governo que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior do Brasil, a partir do desempenho do candidato no Enem.

Existem algumas condições para pode se inscrever no Prouni: 

 I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

 II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; 

 III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; 

 IV - seja pessoa com deficiência; 

 V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo