Idosos já podem viajar em ônibus de uma porta em São Gonçalo

Histórias como a do senhor Almir Pereira, de 72 anos, que, diariamente sai do bairro Santa Luzia, carregando suas sacolas de balas e pipocas e percorre as ruas de São Gonçalo para garantir o sustento da família, sensibilizou a prefeita Aparecida Panisset. Tudo porque, os idosos encontram dificuldades em fazer valer o seu direito de ir e vir - como consta no Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003 -, simplesmente porque é proibido de entrar nos ônibus de apenas uma porta, assim como acontece com crianças e portadores de necessidades especiais.
Por conta disso, a Prefeitura enviou a mensagem 006/2011 à Câmara, obrigando as empresas a permitirem o acesso também nos ônibus municipais de uma porta. Mas, enquanto o Projeto de Lei, não entra em pauta, a secretaria de Transportes, com parecer favorável da Procuradoria Geral do Município, que recorreu ao Ministério Público e ganhou uma liminar, está fazendo valer este direito, até porque, estas empresas foram notificadas.
“A maneira como somos tratados é revoltante. Sempre que preciso pegar uma condução é um martírio, porque sei que vou enfrentar muita dificuldade e descaso. Mas, graças a essa iniciativa da prefeita de fazer com que a lei seja respeitada, tenho certeza que tudo será diferente”, comemora seu Almir Pereira, que, muitas vezes fica horas num determinado ponto porque também os ônibus passam direto, justamente porque o motorista percebe que é um idoso que está fazendo sinal.
Na mensagem enviada à Câmara Municipal, é explicado que a fiscalização ficará por conta da Secretaria de Transportes e em caso de descumprimento da Lei (caso seja aprovada), as empresas de ônibus municipais serão devidamente multadas. “Não posso permitir que o direito de ir e vir do gonçalense seja manipulado. Essas pessoas precisam ser respeitadas como cidadãos”, determinou a prefeita Aparecida Panisset.
Neste caso, uma logística minuciada para que a fiscalização seja intensa nos pontos de ônibus foi montada pela Secretaria de Transportes. “Os usuários que forem impedidos de embarcar no ônibus, podem se dirigir a secretaria e abrir um protocolo de reclamação, informando o horário, local do ponto, a linha, a empresa e o número do coletivo, para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, informou o secretário Mauro Assad.
A Secretaria de Transportes fica localizada na Rua Uriscina Vargas, 36, Alcântara (em frente ao 7º BPM). Telefone: 3262-3656 ou 3262-363.
Fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário