São Gonçalo discute políticas públicas para assistência social

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove de 4 a 6 de agosto, das 9h às 17h, no Sesc, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo é estabelecer as novas políticas públicas da assistência social que serão implementadas na cidade. A prefeita Aparecida Panisset e o secretário Adolpho Konder vão abrir amanhã, dia 4, o evento que tem como tema a “participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Serão três dias de debates entre representantes dos governos municipal, estadual e federal, além da sociedade civil organizada, através de instituições não-governamentais. O relatório será apresentado na conferência estadual, ainda sem data definida. A previsão é que seja realizada em setembro. Também serão eleitos os delegados da sociedade civil que vão participar do evento estadual.

A programação inclui palestras sobre a “Trajetória e Significado do Controle Social na Política da Assistência Social: a diretriz constitucional em debate”, que será apresentada pela presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Nelma Azeredo. Logo em seguida, a subsecretária de Cultura e Turismo de São Gonçalo, Mariângela Valviesse, vai falar sobre os “Conselhos de Assistência Social e o Suas: composição, dinâmica, caráter da representação e processo de escolha”.

Ainda será apresentado o tema “Trabalhador do Suas e o Protagonismo dos Usuários: bases para uma atuação democrática e participativa” pelo representante Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Renato Francisco dos Santos Paula. A coordenadora regional do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Hilda Corrêa de Oliveira, vai debater com os participantes o tema “Protagonismo do usuário, o seu lugar político no Suas: uma construção inadiável”.

Além da prefeita e do secretário Adolpho Konder, ainda vão participar da cerimônia de abertura representantes da Secretaria Estadual da Assistência Social; do Conselho Estadual da Assistência Social; secretários de Assistência Social de Niterói, Itaboraí e Maricá; e o presidente do Conselho da Assistência Social de São Gonçalo, Hélio Henrique Camilo.

O Sesc fica na Avenida Presidente Kennedy, 755, no bairro Estrela do Norte.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário