O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, cumpriu o anúncio que fez durante a última entrega de uniformes e carteirinhas aos estudantes do ProJovem Urbano, programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura. No dia 26, ele havia prometido que os estudantes teriam direito ao RioCard e no dia 2, em mais uma visita às salas de aula, entregou a declaração para solicitarem o benefício no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói.
O benefício do RioCard foi uma conquista da Secretaria de Desenvolvimento Social do município para evitar a evasão escolar, já que pelo convênio com o governo federal, a Prefeitura é responsável por oferecer somente a bolsa auxílio de R$100 por mês, carteirinha e uniformes. A visita aconteceu nas escolas municipais Estephânia de Carvalho, no Laranjal; Jornalista Alberto Torres, no Rocha, e na Escola Municipalizada de Guaxindiba.
“O município tem hoje um grande potencial na geração de emprego e renda, já que com a chegada da refinaria serão abertas 220 mil vagas diretas e indiretas. Vocês precisam estar preparados para ocuparem essas oportunidades de emprego que irão surgir em São Gonçalo e Itaboraí”, disse o secretário aos alunos, para depois concluir:
“Sei que é difícil para muitos estarem aqui estudando nesse horário, já que alguns deixam seus filhos em casa, mas esse esforço é em favor do seu futuro”.
O principal objetivo do programa é trazer de volta para a sala de aula, jovens que por algum motivo, foram obrigados a interromperem seu processo de aprendizagem. Por isso, o secretário fez questão de distribuir as camisas, carteirinhas e também a declaração para adquirirem o RioCard, para lembrar aos jovens a importância da qualificação profissional, como principal meta para alcançar objetivos.
“Com essa oportunidade eu posso voltar a sonhar. Agora tenho uma perspectiva de vida”, disse a aluna Lidiane da Silva, de 24 anos, que cursa a 5ª série e recebeu das mãos do secretário o material para frequentar as aulas.
O ProJovem Urbano atende a 3 mil alunos de 18 a 29 anos, em 16 núcleos da cidade. No curso, que tem duração de 18 meses, os estudantes concluem o Ensino Fundamental, aprendem Inglês e Informática, além de conhecimentos de Telemática, Vestuário, Alimentação ou Construção e Reparo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário