IDOSOS RECEBEM PASSE-LIVRE EM SÃO GONÇALO

Na manhã desta sexta-feira (27-03), pela primeira vez em São Gonçalo, os idosos do município tiveram a oportunidade de receber o Passe-Livre – RioCard na própria Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS). Isso porque, através de uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (SETRERJ), tanto o cadastro quanto a entrega do benefício são feitos diretamente no Setor de Passe Livre Municipal da SMDS.
Atender os idosos e melhor receber portadores de necessidades especiais foi uma das primeiras metas do secretário Adolpho Konder, que foi cumprida logo no início do ano. Com a reforma e ampliação do Setor de Passe-Livre, a SMDS continuou beneficiando os portadores de necessidades especiais e agora oferece o passe-livre aos idosos gonçalenses, que antes precisavam ir até Niterói para se cadastrar no serviço.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Jorge Aranha, representando a prefeita Aparecida Panisset; da secretária de Desenvolvimento Regional Marilena Panisset; da coordenadora de gratuidade do SETRERJ Flávia Paixão. Os subsecretários de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga e Suely Amaral representaram o secretário Adolpho Konder, que não pôde comparecer ao evento.
O coordenador do Passe-Livre Municipal, Carlos Chagas explicou como melhor aproveitar o benefício, alertando os idosos contra o uso indevido. Os participantes puderam ainda desfrutar de um lanche e de momentos de descontração, embalados pelo cantor Natinho Batera.
Segundo o coordenador Carlos Chagas, quase 500 idosos já procuraram o setor de passe-livre, desde a inauguração, no dia 12 do último mês. O vice-prefeito Jorge Aranha deixou uma mensagem de incentivo àqueles idosos que já passaram por dificuldades e conseguiram, mesmo assim, criar filhos e netos: “Sejam fortes, não desistam nunca. Precisamos dar uma demonstração aos fracos que a vida é boa e que devemos lutar por ela. Nossas vitórias são contadas a cada dia”, declarou.
A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os usuários que já fizeram cadastro no serviço e que ainda não receberam o aviso da entrega, por telefone, devem aguardar o contato. Uma nova entrega será feita com a próxima remessa de cartões.

Como adquirir a gratuidade

Para adquirir o Passe-livre – RioCard, o idoso, a partir de 65 anos, ou o portador de necessidades especiais deve comparecer ao Setor de Passe-livre Livre Municipal, no prédio Anexo da Prefeitura, na Rua Uriscina Vargas, 36, Alcântara. O atendimento é feito de Segunda à Sexta-Feira, de 9h às 16h.
O idoso deve apresentar documento de identidade original, CPF original e comprovante de residência em seu nome (apenas contas de água, luz, gás ou telefone). No caso de pessoas que não possuam comprovante de residência no próprio nome, é necessário apresentar a certidão de casamento ou uma declaração, reconhecida em cartório, do proprietário do documento.
Para os portadores de necessidades especiais é feita uma triagem para identificar se a pessoa ainda não possui o benefício em outro município e se pode ser enquadrada no perfil das doenças crônicas, tratamentos ou deficiências necessárias para o recebimento da gratuidade. As necessidades especiais para o recebimento do RioCard são: Hanseníase, Tuberculose, HIV, Neoplasias, Insuficiência Renal (em tratamento), deficiência visual, auditiva e motora (com dificuldade de locomoção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário