Panisset vistoria obras em São Gonçalo

A prefeita Aparecida Panisset (PDT) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, percorreram, ontem, ruas do Galo Branco que estão passando por obras de urbanização. A chefe do executivo caminhou pela Rua Leci dos Reis e pela Travessa Francisco Figueiredo. Nestas localidades, a pavimentação faz parte do Programa de Obras Participativas (POP).
De acordo com Panisset, as obras com a participação da população servem para dar dignidade à região onde vivem. “O povo precisa de gente que faça obra e acompanhe de perto. Encontrei o município destruído e estamos refazendo a história desse lugar. Eu sei que não conseguiremos aprontar todas as ruas da cidade até o final do meu governo, mas certamente irei alavancar o maior numero de obras que São Gonçalo já viu”, ressaltou Panisset.
Além das ruas do Galo Branco, a prefeita e Adolpho Konder inauguraram na última quarta-feira, a rua João Coelho Antônio da Rocha, no bairro do Coelho e vistoriaram obras que estão ocorrendo na região.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico é importante estar junto da população no andamento das obras e acompanhar o crescimento da cidade, conseguindo um lugar de destaque no Estado do Rio de Janeiro.
“A população desses lugares começam a ter uma nova visão do que é morar num lugar digno. Estamos pondo em prática nosso compromisso com o bem-estar do povo e ainda faremos muito mais. Enfrentamos muitos desafios e estamos vencendo todos, por causa de uma prefeita que se preocupa com o bem estar do gonçalense”, enfatizou Konder.
Programa - O modelo de obras adotado nestes bairros, o POP, consiste numa parceria do poder Executivo, que fornece o material necessário às intervenções, com a população, que entra com a mão de obra. Várias ruas já foram beneficiadas pelo programa.

fonte: jornal O São Gonçalo

Jardim Bom Retiro e Marambaia ganharão novos postos de saúde

                                                                                                        
Continuando a semana de lançamentos, o secretário municipal de Saúde de São Gonçalo, Márcio Panisset, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, anunciou a reconstrução de mais um posto de saúde, dessa vez, no bairro Jardim Bom Retiro. As obras começarão esta semana.
"Além da escola que está sendo construída e de diversas ruas que já estão sendo pavimentadas, o bairro vai ganhar o posto. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores", declarou Márcio Panisset.
A unidade, onde atuarão agentes do Programa Saúde da Família (PSF), prestará atendimento pediátrico, diabético, vacinação, curativos, identificação de casos de tuberculose e hanseníase e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, além de atender adultos, idosos e adolescentes.
Além disso, uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) composta por fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, entre outros profissionais, estará presente uma vez por semana, auxiliando casos específicos e delicados.
"O município nunca mais será o mesmo. Depois do grande número de investimentos que recebeu nos últimos anos, São Gonçalo só vai reforçar a sua posição de destaque no Estado", disse Adolpho Konder.
Marambaia também ganhará novo posto
Os moradores de Marambaia também podem comemorar. No início da noite desta quinta-feira, o secretário de Saúde, Márcio Panisset, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, anunciaram as obras de reconstrução do Posto de Saúde de Marambaia. A unidade vai atender a população da área e localidades próximas, que antes precisavam se deslocar ao Pronto
O Posto de Saúde será construído onde antes funcionava um posto de reciclagem, da própria Prefeitura. Como todos os outros postos, esse vai receber toda estrutura necessária para atender a população, oferecendo serviços de qualidade.
fonte: página oficial PMSG

CONVITE

São Gonçalo promove 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social

Com o objetivo de promover a transparência e estimular a participação democrática da Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Controle Interno, promove a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social.

O evento será realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, no Teatro Carequinha. Todos que fazem parte da Sociedade Civil, Conselhos e Governos podem se inscrever pelo site da Prefeitura de São Gonçalo, pelo email: saladeconselhos.sg@gmail.com ou na sede da Sala de Conselhos, que fica na Rua Uricina Vargas, número 36, Alcântara (Anexo da Prefeitura).

Serviço:

1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social.

Público Alvo: Sociedade Civil, Governo e Conselhos.

Local: Teatro Carequinha

Endereço: Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves (Anexo ao Colégio Municipal Ernani Faria)

Data: 26 e 27/01/2012

Início: 19horas (26/01)

Término: 17horas (27/01)

Inscrições e informações:
saladeconselhos.sg@gmail.com

SALA DE CONSELHOS (Prédio Anexo da Prefeitura):

Rua Uriscina Vargas, 36, Alcântara - SG

Telefone: (21) 3262-3675 begin_of_the_skype_highlighting (21) 3262-3675 end_of_the_skype_highlighting

Prefeitura inaugura a nova Praça do Colubandê

                                                                                                        
A Prefeitura de São Gonçalo está revolucionando o município com obras. No sábado (14/10), foi inaugurada a nova Praça Leonel de Moura Brizola, no Colubandê, completamente reformada em uma área total de 10.921 m2 e que segue os moldes de outras áreas de lazer da cidade.
Além do já tradicional espaço dedicado às crianças com os brinquedos, o local abrigará um chafariz, mesas para jogos de tabuleiros e aparelhos de musculação, similares aos da Praça do Rocha.
"Ver a Praça do Colubandê totalmente revitalizada é um sonho realizado", contou animada a prefeita Aparecida Panisset, que até mesmo antes da inauguração, esteve junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, fiscalizando os últimos retoques do local.
Adolpho Konder lembrou, que, ao longo dos dois mandatos da prefeita Aparecida Panisset, 14 praças foram construídas, 38 reformadas e nove tiveram seus canteiros e paisagismos revitalizados.
"Estamos ainda fazendo uma grande reforma na Praça Chico Mendes, no Alcântara, e que será outro local de concentração e diversão para os gonçalenses", afirmou o secretário.
Justamente por também contar com aparelhos de musculação, a Secretaria de Esporte e Lazer lançou o segundo núcleo do projeto Academia na Praça.
"Além de uma ótima opção de lazer, as pessoas poderão também cuidar da saúde praticando esportes", ressaltou a prefeita Aparecida Panisset.
O projeto Academia na Praça irá oferecer aulas gratuitas de musculação. O espaço inclui 13 aparelhos de ginástica como supino, remador, simulador de caminhada, transport, elípitico mecânico, entre outros, e ainda dois aparelhos adaptados para portadores de necessidades especiais.
"Um dos principais objetivos na implantação das academias de bairro é o bem-estar da população de São Gonçalo. A nossa intenção é ampliar o projeto para outras praças do município ao longo de 2012", explicou o subsecretário de Esporte e Lazer, Decio Campos. "Os aparelhos de musculação trabalham com o peso da pessoa. As atividades são de acordo com o que o corpo da pessoa suporta. Todas as atividades serão orientadas por professores", esclareceu o coordenador do projeto, professor Valdir de Oliveira.
Para se inscrever no projeto basta se dirigir até a Praça do Colubandê portando RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico.
As aulas irão acontecer de segunda a sexta-feira das 6h30min às 11 horas e das 16 horas às 20h30min, e aos sábados das 7 às 10 horas.

fonte: página oficial PMSG

São Gonçalo participa do lançamento do plano de prevenção em áreas de risco

                                                                                                        
A Prefeita Aparecida Panisset participou na sede do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, da reunião do lançamento do plano de prevenção em áreas de risco. Trinta e um municípios, entre eles São Gonçalo, apresentaram áreas de risco de deslizamento de encostas com a ocorrência de chuvas nesta época do ano, que foram mapeadas pelo Serviço Geológico do Estado, durante todo o ano de 2011.
De acordo com esse estudo, 32 mil pessoas vivem em áreas onde podem ocorrer deslizamentos de encostas e enchentes. No total, quase oito mil casas estão em situação perigosa. Segundo o presidente do Departamento de Recursos Minerais, Flávio Erthal, o estudo é o primeiro passo para que tragédias sejam evitadas.
O levantamento será repassado aos municípios, com os pontos de risco definidos, o que vai permitir que essas áreas sejam monitoradas e os moradores avisados com antecedência, sobre os riscos. A população passará por treinamento de como agir nesses casos. Além disso, placas serão instaladas indicando rotas de fuga e os pontos de abrigo seguro, como escolas e igrejas.
Como não será possível instalar alarmes em todas as áreas, os líderes comunitários receberão telefones celulares do Governo do Estado. Todos serão informados através de SMS sobre condições meteorológicas e vão colaborar monitorando suas comunidades.
O Estado solicitou às prefeituras que disponibilizem funcionários que serão capacitados para atuar nas emergências. Em São Gonçalo, o treinamento começa no dia 4 de janeiro e todos receberão um kit contendo capa de chuva, lanterna e apito (para alerta).
Para a prefeita Aparecida Panisset a participação de todos em São Gonçalo é muito importante para que o processo dê certo. "Estamos lidando com vidas e isso não tem preço", afirmou.

Aluguel social é renovado e 164 famílias vítimas das chuvas ganharão apartamentos no Bela Vida 1

Os gonçalenses que perderam suas casas nas chuvas de abril de 2010 continuarão a receber o aluguel social por mais um ano. Na manhã desta quinta-feira (05/01), a prefeita Aparecida Panisset e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Rodrigo Neves, assinaram o Termo de Cooperação Técnica prorrogando o pagamento do benefício em São Gonçalo.
Durante o encontro, o secretário e a prefeita também anunciaram a entrega, ainda este mês, de 164 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, que serão completamente financiadas pelo Estado, após um pedido da chefe do executivo gonçalense ao governador Sérgio Cabral, por intermédio de Rodrigo Neves. Os imóveis ainda serão mobiliados com kit linha branca, que reúne fogão, geladeira, cama de casal, cama de solteiro e colchões.
Outras 200 residências ficarão prontas até março. Entre outros critérios, a liberação das moradias definitivas reduz o número de auxílios pagos, passando de 1.200 para 750 famílias.
"Além de muito comprometimento, as ações integradas entre Estado e Município têm sido sensíveis a ponto de alcançar a população vítima de desastres naturais, devolvendo a dignidade e gerando possibilidade de recomeço. Se não pudéssemos contar com o aluguel social a situação seria mais complicada", ressaltou Aparecida Panisset ao agradecer a atenção de Rodrigo Neves com São Gonçalo.
As informações referentes às famílias do aluguel social foram integradas ao CadÚnico, do Governo Federal, por meio de programa desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), Caixa Econômica Federal e equipe de Tecnologia da Informação da SEASDH. Os dados funcionaram como um pré-cadastro para o Programa Minha Casa, Minha Vida, o que possibilitou a migração das famílias para os programas de moradias definitivas.
"São Gonçalo, em parceria com o Estado, tem realizado um trabalho muito consistente em diversas frentes sociais. A cidade segue se destacando nos desafios na luta pela superação da pobreza e na consolidação da rede de Assistência Social. Por isso, foi escolhido como município piloto do Renda Melhor e registra a imersão de mais de 100 mil pessoas, integrantes de cerca de 26 mil famílias gonçalenses, do estado de pobreza extrema", enfatizou Rodrigo Neves.
O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Pedro Veiga, destacou que o dia de hoje é resultado da seriedade com que o Governo do Estado e a Prefeitura enfrentaram e conduziram os acontecimentos e soluções provenientes da tragédia de 2010. "Recebemos a renovação do benefício com alegria, mas também com a certeza de que é um auxílio transitório no caminho para a solução definitiva da questão habitacional dessas famílias", disse Pedro Veiga.

fonte: jornal O Fluminense

Secretaria de Saúde de São Gonçalo "convoca" população a doar sangue

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, comemorado dia 25 de novembro, o Núcleo de Hemoterapia de São Gonçalo, coordenado pela Secretaria de Saúde, reforça o pedido aos voluntários para aumentar o número de doações na cidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter estoques regulares, é necessário que de 3% a 5% da população doe sangue regularmente, por isso, a importância da colaboração de todos.
Aqueles que quiserem doar, serão avaliados clinicamente por um médico e passarão por um questionário prévio com perguntas visando a proteção do doador e do paciente que, posteriormente, receberá a transfusão.
Os voluntários precisam seguir algumas condições básicas para realizar a doação: estar bem de saúde, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas anteriores à doação e levar documento de identidade original com foto.
O Núcleo de Hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 12h. Quem preferir pode agendar a doação pelo telefone 2199 6105. O núcleo fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, no bairro Zé Garoto, e a entrada é pelo estacionamento do polo Sanitário Washington Luiz Lopes.

fonte: página oficial : PMSG

Prefeitura inaugura Centro de Hidratação no Rio do Ouro e no Pronto Socorro

                                                                                                    
A prefeitura de São Gonçalo inaugurou, nesta quarta-feira (28/12), o Centro de Referência em classificação de risco da dengue, no Polo Sanitário de Rio do Ouro. O local, que tem capacidade para atender aproximadamente 100 pacientes por dia, inicialmente funcionará das 8 às 20 horas, e a partir de janeiro atenderá 24h. O Centro de Referência conta com uma sala com dez cadeiras de hidratação, dois consultórios médicos e um laboratório, onde serão realizados os testes, que acusam o resultado em cinco minutos.
"Esse Centro de Hidratação é um grande passo, mas de nada vai adiantar se a população não for responsável. Devemos nos conscientizar e ficar atentos, ver se na nossa casa tem foco, na do vizinho, nas ruas, nas igrejas e nas escolas", afirmou a prefeita Aparecida Panisset.
Este foi o primeiro Centro de Hidratação inaugurado pela prefeitura. Já nesta quinta-feira (dia 29/12), outro centro, instalado dentro do Pronto-Socorro Municipal - localizado na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, no bairro Zé Garoto -, foi também inaugurado pela prefeita Aparecida Panisset e o secretário de Saúde Márcio Panisset. Neste mês de janeiro, o Pam de Neves e o Pólo Sanitário Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa, receberão seus pólos de hidratação.
"Este local é um lugar de conscientização para salvar vidas e isso não tem preço. Perder entes queridos por uma picada de mosquito é inadmissível no século 21. Estamos aqui avisando que a epidemia de dengue vem forte, para matar. Estamos fazendo a nossa parte para que a população não sofra com essa doença", disse o secretário de Saúde, Márcio Panisset.
A subsecretária de Combate à Dengue, Eulália Cristina Dantas, lembrou que a participação da pouplação é de extrema importância, tanto nas caminhadas contra à dengue, que são realizadas semanalmente, quanto na procura de focos do mosquito em suas residências.
"Os atendimentos realizados nos Centros de Referência serão direcionados, assim fica mais fácil e rápido realizar o diagnóstico da dengue. É fundamental que a população também participe para que tenhamos êxito nessas ações", explicou Eulália Cristina.

fonte: página oficial PMSG